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Sete dicas fundamentais para criar e manter um blog eficiente

Os blogs desempenham um papel cada vez mais importante na divulgação de seus produtos e serviços, por isso é fundamental criar um blog eficaz para você ou sua empresa. Se usados corretamente, os blogs podem ser ferramentas de marketing decisivas para promover uma empresa, organização ou marca pessoal.

Alguns fatores principais aumentam a chance de sucesso de seu blog, como conteúdo, distribuição e freqüência de postagem, mas você precisa de mais do que isso para que as pessoas se interessem por ele. Os blogs populares têm uma coisa em comum: personalidade. Isto não só ganha leitores, mas também os mantém. Saiba como imprimir personalidade ao seu blog e aumentar os leitores do seu blog usando estas cinco dicas para criar um blog eficaz.

Criar uma personalidade para o blog

Dê ao seu blog uma personalidade. Descolado, sério, técnico… Se o seu blog fosse uma pessoa, como você o classificaria? Ele tem “alma”, preocupa-se de verdade em trazer algo relevante e interessante como conteúdo? Há uma infinidade de blogs online, então a questão é como fazer o seu se destacar. O fundamental é ter um conteúdo único e útil para seu público, e a seguir, pensar numa identidade própria de vídeos, imagens, etc. Se o seu blog não possui o fator de personalidade, ele não conseguirá atrair leitores, e ainda terá dificuldade em sustentá-los.

Faça postagens regularmente

Publique regularmente novos posts no blog. A consistência é a chave – não basta apenas postar sempre que você sentir vontade. Após criar seu blog, é importante manter uma programação a que seus leitores possam se acostumar. Pense nisso, se os jornais da TV só fossem transmitidos quando a emissora desejasse, a audiência cairia rapidamente. Quando os leitores se acostumam com um cronograma, esperam ler seu conteúdo. Mas se eles nunca sabem quando você vai postar, eles rapidamente esquecerão de você. Mantenha uma regularidade, não só para você, mas também para seus leitores.

Tamanho não é documento

Não se apegue demais ao tamanho de seus posts. Eles não precisam ser longos. Eles podem ser pensamentos aleatórios ou dicas de notícias sobre seu segmento de negócio. O importante é ter posts realmente interessantes. Textos mais longos não são necessariamente melhores  – ser interessante é melhor. Se você tem algo para falar sobre um assunto, dedique-se. Se você tem um vídeo rápido de que as pessoas vão gostar, foque nele. Não se importe tanto com o tamanho do post, mas sim em focar em assuntos relevantes ao seu público, de forma bem desenvolvida.

Permita comentários

Permitir comentários criar envolvimento com o usuário. Os comentários podem criar um efeito viral ao permitir que seus leitores interajam com você. Mas é preciso pesar algo: os comentários são difíceis – eles tomam tempo para moderação e resposta, e nem sempre são positivos. No entanto, apesar de qualquer negatividade, obter comentários significa que as pessoas estão interagindo e se envolvendo com seu conteúdo. Sem comentários, é difícil conhecer quem são seus leitores e o que os interessa.

Cuide bem dos títulos dos seus posts

Ao criar seu blog, a preocupação imediata é ter uma boa audiência. Os títulos atraem tráfego. Seja criativo. Além de chamarem a atenção dos potenciais leitores, o Google adora títulos bem elaborados. Uma regra de ouro é manter seu título com menos de 10 palavras. Tenha em mente que o título geralmente irá fazer o sucesso ou fracasso do post. Isso atrairá leitores ou os fará clicar em outro lugar. Um título é uma importante primeira impressão para um leitor potencial. Um título de blog adequado é curto, interessante, claro sobre o assunto e contém palavras-chave específicas.

Capture clientes

Calls to action e opt ins são fundamentais. Você precisa criar relacionamento com os leitores e quer que eles se tornem clientes. Então você precisa sugerir uma ação, como ao final deste post, onde sugiro que o leitor que ainda não tem blog faça contato. Pode ser uma sugestão de quele envie um email, assine sua newsletter ou ligue para você. O importante é estabelecer uma relação de troca com o cliente, sugerindo que você quer estender o contato se ele ficou interessado pelo conteúdo, se ele reconheceu o valor de seu trabalho em produzi-lo.

Aprenda mais sobre SEO

Quando falo aprenda mais sobre SEO, pode parecer um pouco assustador. Na verdade, o SEO é um conjunto de políticas, do qual, ao aplicar o básico ao seu blog, você já obterá ganhos consideráveis. Para tanto, não há mistério, jogue no Google SEO, melhores práticas de SEO, criar posts SEO, e você encontrará uma boa base de sites, que te passaram as orientações básicas de como construir seus títulos e postagens. Além disso, hoje, existem várias ferramentas que podem ser plugadas ao criar seu blog, permitindo que você mesmo possa editar títulos, descrições, palavras chave, enfim, criar prévias de como o Google tenderá a enxergar seu post.

Seguindo estas dicas simples, seu blog estará um passo à frente da maioria dos blogs da internet. Não esqueça que o mais importante é se colocar no lugar do leitor que deseja atingir, e criar conteúdo que de fato cative a atenção e o interesse dele, de forma que haja envolvimento, compartilhamentos, e quem sabe a conversão deste visitante deste blog em cliente.