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Blogs e landing pages combinados podem ser melhores que anúncios patrocinados

Uma grande empresa, ou uma startup com investidores pode empregar um bom dinheiro promovendo seu negócio na internet, pagando por destaque no Google, ou nas redes sociais. São empresas que podem testar ideias e abordagens, refinando-as se preciso, algo que na maioria das vezes é inviável para um profissional liberal, ou pequeno empreendedor.

O que isso tem a ver com blogs e landing pages?

Blogs e landing pages permitem às pequenas empresas e profissionais liberais “manter suas despesas baixas e otimizadas” no que se refere a marketing. São os recursos mais adequados para empresas enxutas promover seus negócios na internet, utilizando conteúdo e marketing digital a seu favor em um mesmo esforço de promoção.

Pagar para anunciar e obter resultados, pode não ser tão fácil

Geralmente quando se fala em promoção paga na internet, logo vem à mente o nome do Google. No entanto, as configurações do Google AdWords que realmente podem colaborar para resultados, não são algo fácil e rápido de compreender para quem tem que gerir seu negócio sozinho, ou com poucas pessoas auxiliando. Nem todas as empresas podem pagar por profissionais que possam obter os melhores resultados do Google Adwords, e tampouco possuem em seu staff pessoas que entendem completamente como o Google AdWords funciona. Então, estes pequenos empreendedores e profissionais liberais não vão muito além de apontar anúncios simples para suas páginas iniciais e nem sempre rastreiam cliques de campanhas para ver se isso funciona em conjunto com as metas de seus negócios (se é que elas estão claramente definidas).

Então, em termos de Google Adwords, ou a pequena empresa tem orçamento para atendimento especializado(sem garantias reais de resultado), ou precisa vencer a curva de aprendizado, que pode gerar um custo em horas bastante relevante.

O mesmo acaba acontecendo com as demais redes sociais, nem sempre a pequena empresa ou profissional liberal pode pagar pelo apoio de um especialista, e nem sempre domina totalmente o que está fazendo nos painéis de controle de seus anúncios… então como esperar um resultado consistente neste contexto?

Blogs combinados com landing pages, o marketing do faça você mesmo

Quando você faz uma oferta relevante com um post no seu blog, suas chances de conversão são muito maiores do que em um anúncio com alguns caracteres e uma página que apenas tem a esperança de corresponder à expectativa de quem visualizou a mensagem do anúncio.

Pense nisso: você busca “aulas de inglês” no Google.

Aparece um anúncio, você clica e cai numa página de escola de inglês com várias informações e ofertas baseadas no preço, que em princípio parecem com todas as outras escolas de inglês.

Na mesma busca, você vê um resultado com um título como “Técnicas para aprender inglês rapidamente e melhorar sua vida profissional”.

Ao clicar no post, você percebe que as dicas são muito interessantes e têm a ver com sua vida profissional real. Há um vídeo explicativo, você assiste e se entusiasma.

Para completar, ninguém está forçando a venda, há apenas um link direto para o whatsapp da escola, onde você pode tirar suas dúvidas e tirar mais informações. Também há o link para uma landing page, onde aí sim, você tem um formulário, onde pode entrar em contato, ou comprar diretamente através de um botão.

Evidentemente, o post do blog combinado com a landing page é uma forma mais envolvente e tende a criar uma relação mais orgânica com você, que tem pelo menos duas possibilidades na mão: conversar com alguém, ou comprar diretamente, e se sente acolhido pelas informações oferecidas, que aparentemente deixam a venda em segundo plano, mas também estão quase criando uma “amizade” entre você e a empresa ou profissional que ofereceram o conteúdo.

Essa não é a única coisa a favor de blogs e landing pages combinados. Posts são informativos. Eles fornecem contexto para seus leitores.

Explicar o funcionamento de um produto ou serviço, é uma técnica de vendas que realmente funciona.

Os vendedores usam isso o tempo todo, aprofundar os detalhes que se referem a um produto. Se você é um profissional liberal ou proprietário de uma pequena empresa, você também deve estar atento a isso.

Mas quando anúncios têm limites de caracteres, o quanto você pode informar e convencer? E se o cliente em potencial quiser saber mais? Seu anúncio pode não explicar muito a um cliente em potencial. Se um possível cliente tiver que clicar em um anúncio, acessar uma landing page, descobrir mais detalhes sobre seus serviços ou produtos e voltar a se inscrever, gerando finalmente um lead, o gasto com sua publicidade paga está realmente valendo à pena?

Enquanto isso, um post no blog já pode ter uma explicação resumida no seu início. Uma landing page com uma oferta diretamente relacionada à este post no blog pode impulsionar suas conversões consideravelmente.

Conhecimento + Confiança = melhores conversões

Quando você escreve em seu blog, você está deixando a verdade de seu negócio falar. Seus clientes passam a conhecer o que difere você dos concorrentes, seja sua experiência, sejam histórias e dicas ligadas ao seu produto. Isso tende a criar envolvimento pessoal, aquilo que pertence à vida de sua empresa, ou à sua vida profissional e só você pode contar: uma dica revelada por um cliente, a história de um paciente, algo que você experimentou por acaso no seu negócio. Os clientes percebem que existem pessoas reais por trás da empresa, e isto cria um vínculo inconsciente, um laço humano.

Do ponto de vista da publicidade, isso supera qualquer anúncio veiculado pela tecnologia. Ele bate em qualquer coisa automatizada. Ele também supera qualquer tática de venda agressiva.

As landing pages, é claro, são uma ótima combinação com estes posts autênticos, levando seus clientes em potencial do modo “lendo, conhecendo e confiando” para algo mais ativo e mais próximo do “quero comprar agora”.

É por isso que uma combinação de landing pages com ofertas altamente relacionadas com o assunto de um post no blog faz um tremendo sentido, e se você estiver atento, vai observar que mesmo as grandes empresas, que anunciam muito, estão trilhando este caminho. 

Concluindo

Nenhum método ou fórmula é definitiva. O melhor tipo de marketing digital é uma mistura de estratégias, táticas e canais de marketing, com ajustes contantes. melhoria contínua, experiências, testes e escolha do que realmente funciona.

Se você está usando posts de seu blog para direcionar o tráfego para suas landing pages, com ofertas que encantam seus leitores, e tendem a transformá-los em clientes, você provavelmente está utilizando uma das melhores estratégias possíveis de longo prazo, pois ao contrário de um anúncio que tem validade definida, o conteúdo envolvente continuará eventualmente captando clientes por meses e até mesmo anos, simplesmente por continuar indefinidamente sendo oferecido como resultado de busca pelo Google.