ConselhosRapidos

Soluções simples para problemas complexos

Quem foi Homero e qual sua importância?

Homero teria sido um poeta grego a quem é atribuída a autoria de duas grandes obras clássicas da Antiguidade: os poemas épicos A Ilíada e A Odisséia. Foi nessa época que o famoso historiador grego Heródoto passou a considerar Homero como um dos principais formuladores de toda a mitologia grega.

Porque a iliada é tão importante para a filosofia?

Era em Ilíada que os gregos se baseavam sobre como conduzir um exército ou sobre como fazer uma pescaria, por exemplo. Mais do que isso, o poema reúne tudo o que era importante para os gregos refletirem a respeito de suas próprias vidas.

Quem veio primeiro a iliada ou a Odisseia?

século VIII a.C. Odisseia (em grego clássico: Οδύσσεια; romaniz.: Odýsseia) é um dos dois principais poemas épicos da Grécia Antiga, atribuídos a Homero. É uma sequência da Ilíada, outra obra creditada ao autor, e é um poema fundamental no cânone ocidental.

Quem foi Homero e qual sua importância no processo educativo?

A importância dos poemas de Homero na educação grega foi fundamental, haja vista que as obras desse poeta forneciam exemplos de virtude e heroísmo a serem seguidos. Esse período recebeu esse nome por causa da figura do poeta Homero, considerado o autor das epopeias Ilíada e Odisseia.

Quem foram Hesíodo e Homero quais suas obras e qual sua importância na mitologia grega?

As obras de Homero e Hesíodo são clássicos da mitologia grega, narram a história de deuses, heróis e da criação do mundo. Apesar das diferenças, os dois autores apresentam seus personagens como modelos de virtude para a civilização grega, por isso suas obras têm um objetivo educacional.

O que conta a odisséia?

A Odisseia narra a história de Ulisses, que depois de passar 10 anos na Guerra de Troia, leva mais 17 anos para voltar para casa, passando por muitas aventuras no caminho. Este é, depois da Ilíada, o principal texto que foi reunido sob o nome de Homero na cultura grega.

Como começa a Ilíada?

No nono ano da guerra, Agamenon, o chefe dos exércitos gregos, tira a jovem Briseida de Aquiles, por quem ele estava apaixonado. Em protesto, Aquiles e seus soldados retiram-se dos combates. É nesse momento que começa a Ilíada.

Qual a importância de Ilíada e Odisseia para a filosofia?

Na Grécia Antiga, todas as produções literárias – os gêneros épico, lírico e dramático – eram consideradas poemas. Os poemas de Homero presente nas obras Ilíada e Odisseia são considerados os primeiros grandes textos épicos ocidentais.

Qual é a importância da Ilíada?

Importância da Ilíada A Ilíada é uma obra de grande importância porque contém informações históricas, geográficas, filosóficas e mitológicas. Além disso, descreve o modo de vida, a conduta, os valores morais e os sentimentos das pessoas que viviam naquela época.

Qual a ordem para ler Homero?

Por onde começar? Bom, começo essa conversa dizendo que não existe uma “ordem necessária” para você iniciar a sua leitura: pode pegar tanto a Ilíada, quanto a Odisseia para ler; são clássicos que, mesmo comunicantes entre si, não se prendem um ao outro.

Como começa a Odisseia?

A narrativa do poema Odisseia começa após os dez anos da guerra, quando Odisseu/Ulisses tenta voltar para sua pátria. O poema conta as aventuras em terra e mar desse regresso, que durou dez anos.

Qual a origem da Odisseia?

A Odisseia, assim como a Ilíada, é um poema elaborado ao longo de séculos de tradição oral, tendo tido sua forma fixada por escrito, provavelmente no fim do século VIII a.C.

Qual o enredo de “Odisseia”?

O enredo de “Odisseia” tem a ver com o relato da viagem de regresso do herói de Troia para Ítaca. É uma descrição iniciática, na qual Ulisses viaja pelo mundo dos vivos e dos mortos.

Quais são as narrativas da Ilíada?

Ilíada narra a fúria do herói Aquiles e suas consequências trágicas durante a Guerra de Troia; Odisseia narra o retorno de Ulisses, o Odisseu, rei de Ítaca, após essa guerra. Essas narrativas são consideradas um simbolismo da aventura humana.