Índice
- 1 Quem é idoso pelo Estatuto do Idoso?
- 2 O que diz a Lei que protege o idoso?
- 3 O que diz o artigo 3 do Estatuto do Idoso?
- 4 Quais são os crimes contra os idosos?
- 5 Quais os direitos do idosos?
- 6 Quais são os direitos fundamentais da pessoa idosa?
- 7 Quais são os principais pontos do Estatuto do Idoso?
- 8 Porque o Estatuto do Idoso é importante?
- 9 Qual o texto legal do Estatuto do idoso?
- 10 Qual a lei que sancionou o estatuto do idoso?
- 11 Qual o estado do idoso?
Quem é idoso pelo Estatuto do Idoso?
Art. 1o É instituído o Estatuto do Idoso, destinado a regular os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos.
O que diz a Lei que protege o idoso?
O Estatuto do Idoso (Lei 10.741/2003) tem o objetivo de garantir os direitos à pessoa idosa, com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos.
O que diz o Estatuto do Idoso?
Instituído pela Lei 10.741 em outubro de 2003, o Estatuto do Idoso visa a garantia dos direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 60 anos (art. 1.º). Para tanto, aborda questões familiares, de saúde, discriminação e violência contra o idoso. E resguarda-as, desse modo.
O que diz o artigo 3 do Estatuto do Idoso?
3o É obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e …
Quais são os crimes contra os idosos?
Discriminar a pessoa idosa; abandonar o idoso em hospitais, casas de saúde…, ou não prover suas necessidades básicas, e praticar maus-tratos, ao deixar de proteger a vida ou a saúde, tanto física quanto psíquica do idoso, são crimes contra idosos.
O que falta no Estatuto do Idoso?
Preconceito e falta de conscientização estão entre as principais barreiras para efetivação das políticas. “O estatuto é ignorado muitas vezes pelas próprias autoridades que deveriam monitorar e implementar. O acesso a serviços ainda é lamentável e em algumas áreas há retrocessos.
Quais os direitos do idosos?
Os principais direitos dos idosos
- Atendimento preferencial.
- Medicamentos gratuitos.
- Transporte público.
- Isenção de pagamento de IPTU.
- Pensão alimentícia.
- Tramitação de processos na justiça.
Quais são os direitos fundamentais da pessoa idosa?
Diretos Fundamentais
- Vida.
- Liberdade, Respeito e Dignidade.
- Alimentos:
- Educação, Cultura, Esporte e Lazer:
- Profissionalização e Trabalho:
- Previdência Social:
- Assistência Social:
- Habitação:
Quais são os direitos dos idosos?
Quais são os principais pontos do Estatuto do Idoso?
Principais pontos do Estatuto do Idoso para CBMMG Oficial
- Principais pontos do Estatuto do Idoso (EI) para CBMMG.
- Definições Gerais pelo Estatuto do Idoso.
- Direito à vida.
- Direito à Liberdade, ao Respeito e à Dignidade.
- Direito à Alimentação.
- Direito à Saúde.
- Educação, Cultura, Esporte e Lazer.
- Profissionalização e do Trabalho.
Porque o Estatuto do Idoso é importante?
A função principal do Estatuto do Idoso é funcionar como carta de direitos, fornecendo meios de controle do Poder Público em relação ao melhor tratamento do idoso e verdadeira educação cidadã, no tocante ao respeito e à luta pela dignidade das pessoas com idade mais avançada em nosso país.
Porque as leis para proteger os idosos são necessárias?
10.741, de 1º de outubro de 2003), em cumprimento ao que dita a Constituição Federal, pela qual a família, a sociedade e o Estado têm o dever de amparar as pessoas idosas, assegurando sua participação na comunidade, defendendo sua dignidade e seu bem-estar e garantindo-lhes o direito à vida (art. …
Qual o texto legal do Estatuto do idoso?
O conhecimento do texto legal do Estatuto do Idoso é de extrema importância para dar concretude aos direitos nele previstos. Neste sentido, é com prazer que o Ministério dos Direitos Humanos reedita e distribui o texto do Estatuto do Idoso, devidamente atualizado.
Qual a lei que sancionou o estatuto do idoso?
LEI N.º 10.741, DE 1.º DE OUTUBRO DE 2003 Dispõe sobre o Estatuto do Idoso e dá outras providências. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: Título I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
Qual o limite máximo de idade do idoso?
Na admissão do idoso em qualquer trabalho ou emprego, é vedada a discriminação e a fixação de limite máximo de idade, inclusive para concursos, ressalvados os casos em que a natureza do cargo o exigir. Parágrafo único. O primeiro critério de desempate em concurso público será a idade, dando-se preferência ao de idade mais elevada.
Qual o estado do idoso?
ESTATUTO DO IDOSO 2.ª edição 1.ª reimpressão Série E. Legislação de Saúde MINISTÉRIO DA SAÚDE Brasília – DF 2007 © 2003 Ministério da Saúde. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução parcial ou total desta obra, desde que citada a fonte e que não seja para venda ou qualquer fim comercial.