ConselhosRapidos

Soluções simples para problemas complexos

Qual o processo para soldar alumínio?

processo TIG
O processo TIG é o mais aplicado na soldagem das ligas de alumínio e foi o primeiro a ser desenvolvido com proteção de gás inerte adequado para soldar o alumínio. Na soldagem TIG, o arco elétrico é estabelecido entre um eletrodo de tungstênio não consumível e a peça, numa atmosfera de gás inerte.

Quais problemas são observados na soldagem de ligas de alumínio ao arco elétrico?

Porosidade no cordão de solda Porosidade no metal de solda de ligas de alumínio é um dos defeitos de maior ocorrência na soldagem deste material. Essa porosidade tem como origem o aprisionamento de hidrogênio (gases) durante o processo de solidificação.

O que é um arco elétrico no processo de solda?

O arco elétrico é a fonte de calor mais utilizada na soldagem por fusão de materiais metálicos, pois apresenta uma combinação ótima de características, incluindo uma concentração adequada de energia para a fusão localizada do metal base, facilidade de controle, baixo custo relativo do equipamento e um nível aceitável …

Qual é a soldabilidade do alumínio?

O alumínio tem uma fina camada de óxido que é refratária, com ponto de fusão de 2.038°C e com dureza elevada. Essa camada dá ao alumínio resistência à corrosão e à abrasão. Ela também dificulta a soldagem do alumínio com o processo TIG.

Qual material é usado para soldar alumínio?

A solda TIG (Gás Inerte de Tungstênio) é talvez o principal método utilizado para a soldagem de alumínio. Isso porque, a peça de alumínio exige uma grande quantidade de calor para atingir a temperatura correta e depois acaba mantendo o calor por mais tempo.

É possível soldar alumínio?

A soldagem de alumínio consiste em ligar dois componentes metálicos (o alumínio e o tungstênio) através da fusão de ambos pelo derretimento dos metais. Sendo assim, o ato de soldar alumínio exige que se tenha as ferramentas certas, cautela, paciência e um pouco de experiência.

Por que as ligas de alumínio são complicadas de soldar?

A principal dificuldade associada à soldagem do alumínio e suas ligas está relacionada à presença de uma fina camada de óxido refratário que se forma na superfície do metal e que lhe confere resistência à corrosão.

Qual a vantagem de soldar alumínio com corrente alternada no processo Gtaw?

Melhor controle da poça de fusão; Baixo aporte térmico; Menor distorção; Soldagem de chapas finas.

Quais as características do arco elétrico?

Um arco elétrico é basicamente um feixe de descargas elétricas que acontece entre dois polos, um negativo e um positivo, que é mantido pela formação de gases que se tornam um meio condutor para a corrente elétrica, gerando assim calor suficiente para ser usado na soldagem, derretendo metais em altíssimas temperaturas.

O que pode causar um arco elétrico?

Um arco elétrico (AO 1945: arco eléctrico) é resultante de uma ruptura dielétrica de um gás a qual produz uma descarga de plasma, similar a uma fagulha instantânea, resultante de um fluxo de corrente em meio normalmente isolante tal como o ar.

Quando soldamos o alumínio devemos trabalhar com corrente alternada e?

E finalmente no processo TIG, quando soldamos o alumínio, precisamos usar corrente alternada, porque precisamos quebrar a camada ou óxido característico do alumínio. Obviamente, o processo TIG é o que tem a melhor conclusão e o mais procurado para realizar um trabalho delicado ou onde precisamos ter zero falhas.

O que se pode soldar?

A Soldagem com eletrodo revestido é utilizada na fabricação e montagem de diversos equipamentos e estruturas, pois pode ser usada para soldar uma grande variedade de materiais, como por exemplo: aço inoxidável, ferro fundido, alumínio, cobre, níquel, entre outros.