ConselhosRapidos

Soluções simples para problemas complexos

Qual o principal agente etiológico da pneumonia adquirida na comunidade PAC em crianças e adultos?

Nos maiores de três meses de idade, o Streptococcus pneumoniae, ou pneumococo, é o principal agente etiológico bacteriano, seguido do Haemophilus influenzae (tipo B e cepa não tipável).

Quais exames laboratoriais contribuem para o diagnóstico da pneumonia na criança?

Nestes casos, é importante solicitar exames laboratoriais (como hemograma e culturais) e de imagem, para melhor avaliação do quadro clínico e sua extensão. As culturas podem auxiliar no isolamento do agente etiológico E guiar o tratamento antimicrobiano para garantir adequada cobertura do germe isolado.

O que é pneumonia Adquirida na Comunidade?

A Pneumonia Adquirida na Comunidade (PAC) é definida como a infecção que se desenvolveu fora do ambiente hospitalar ou que se manifestou em até 48 horas após a internação. É uma condição mais frequente nos primeiros anos de vida e nos idosos com mais de 65 anos de idade.

Quais os principais agentes etiológicos de pneumonia em criança?

Pneumonia afebril do lactente: pode ter como agente etiológico C. trachomatis, U. urealyticum e vírus respiratório sincicial, atinge lactentes entre um e três meses de idade. O estado geral costuma estar preservado; a criança apresenta tosse seca e, ao exame radiológico, observa-se infiltrado intersticial.

Quais os agentes etiológicos mais comuns de pneumonias comunitárias?

O agente mais comum das pneumonias adquiridas na comunidade é o Streptococcus pneumoniae (pneumococo), estando envolvido em 30 a 70% dos casos; as bactérias atípicas (Mycoplasma, Chlamydia e Legionella) têm sido consideradas como o agente etiológico em 8 a 48 % dos casos; infecções mistas, envolvendo uma bactéria e um …

Qual o agente etiológico mais frequente da PAC?

Os vírus permanecem como agentes etiológicos frequentemente associados às PAC e são pouco identificados. O vírus influenza é a causa mais comum em epidemias de infecção respiratória viral, com maior impacto na morbidade e mortalidade de populações de risco, como idosos e portadores de doenças crônicas.

O que é pneumonia infantil?

A pneumonia é uma infecção que afeta os sacos de ar dos pulmões. Essa infecção pode ser causada por um vírus, por bactérias, ou por outras causas infecciosas. Quando isso ocorre em uma criança com menos de 10 anos, a condição é conhecida como pneumonia pediátrica (ou da infância).

O que é uma pneumonia atípica?

A pneumonia bacteriana atípica é causada por organismos atípicos que não são detectáveis à coloração de Gram e não podem ser cultivados por meio dos métodos padrão. Os organismos mais comuns são o Mycoplasma pneumoniae, a Chlamydophila pneumoniae e a Legionella pneumophila.

O que causa pneumonia comunitária?

A pneumonia adquirida na comunidade é uma infecção pulmonar que se desenvolve em pessoas que não estão em um hospital. Muitas bactérias, vírus e fungos podem causar pneumonia. O sintoma mais comum de pneumonia é tosse que produz escarro, mas dor torácica, calafrios, febre e falta de ar também são comuns.

Qual é o tratamento para pneumonia comunitária?

Como deve ser o tratamento O tratamento da pneumonia comunitária é feito de acordo com a orientação do médico e envolve, na maioria dos casos, o uso de antibióticos como Azitromicina, Ceftriaxona ou Levofloxacino.

O que causa a pneumonia infantil?

Principais causas A pneumonia na criança é causada na maioria dos casos por vírus e surge como uma complicação da gripe, podendo estar associada com adenovírus, vírus sincicial humano, parainfluenza e influenza do tipo A, B ou C, sendo nesses casos denominada pneumonia viral.

Quais são os tipos de pneumonia?

Quais são os tipos de pneumonia?

  1. Pneumonia viral. É uma infecção causada por vírus e que se instala nos pulmões, podendo afetar a região dos alvéolos pulmonares.
  2. Pneumonia bacteriana. É o tipo mais comum da doença.
  3. Pneumonia química.
  4. Pneumonia fúngica.

O principal agente causador é o streptococcus pneumoniae, embora sua frequência tenha diminuído após a introdução da vacina antipneumocócica e pneumocócica conjugada. Embora diversos patógenos estejam associados à PAC, o principal é o Streptococcus Pneumoniae.

O que é Pneumonia Adquirida na Comunidade?

A Pneumonia Adquirida na Comunidade (PAC) é definida como a infecção que se desenvolveu fora do ambiente hospitalar ou que se manifestou em até 48 horas após a internação.

Qual o principal sinal ou sintoma para diagnóstico de pneumonia grave?

Sintomas na pneumonia Expetoração; Febre; Falta de ar ou dificuldade em respirar; Desconforto no peito ou dor do tipo “pontada”, “dor nas costas”.

Qual o agente etiológico mais frequente como causa de pneumonia comunitária grave?

O Streptococcus pneumoniae é o agente etiológico mais frequente, mas pacientes com comorbidades estruturais e/ou episódios recentes estão sob maior risco de Gram negativos. Vírus e germes atípicos, como Legionela e Clamidia, também são frequentes causadores de PAC.

Qual o tratamento para pneumonia adquirida na comunidade?

O diagnóstico baseia-se na apresentação clínica e em radiografia de tórax. O tratamento é com antibióticos escolhidos empiricamente. O prognóstico é excelente para os pacientes relativamente jovens e/ou para os indivíduos sadios, mas muitas pneumonias, em especial quando causadas por S.

Quais são os sintomas da pneumonia silenciosa?

Ainda de acordo com ele. o indivíduo pode manifestar apenas sintomas secundários – como febre, dor de garganta, moleza e tosse -, mas já haver um grau de comprometimento pequeno dos pulmões.

Quais sintomas da pneumonia silenciosa?

Pneumonia é a doença que pode ser causada por vírus, bactérias ou fungos e se instala em um ou nos dois pulmões….Sintomas de pneumonia

  • Febre alta;
  • Dor no tórax;
  • Tosse;
  • Mal-estar;
  • Falta de ar ou dificuldade respiratória;
  • Confusão mental;
  • Fraqueza;
  • Secreção de muco purulento de cor amarelada ou esverdeada.