ConselhosRapidos

Soluções simples para problemas complexos

Qual o papel da Escolástica no desenvolvimento científico?

A Filosofia Escolástica foi um período de intensa produção filosófica e de valorização do conhecimento científico e da junção entre fé e razão.

Quais foram os desenvolvimentos na Escolástica?

Juntamente com a filosofia e a teologia, os escolásticos obtiveram grande sucesso no desenvolvimento das áreas de gramática, retórica, direito civil e canônico, navegação e medicina (GRICE-HUTCHINSON, 1952; SCHUMPETER, 1954).

Qual foi a real preocupação dos escolásticos na Idade Média?

Já para os escolásticos realistas, a existência efetiva dos universais era incontestável. A “palavra” Deus indicaria um ser perfeito; entretanto, se Deus não existisse de fato, seria preciso admitir a existência de algo ainda maior que representasse o início da perfeição, e assim sucessivamente.

O que é o problema dos universais?

Problema dos universais (ou “querela dos universais”) é a designação dada ao debate, sustentado pelos historiadores da filosofia, sobre questão de saber se os universais são coisas ou meramente palavras. Diz-se que os objetos circulares instanciam esse universal.

Quando começa a decadência da Escolástica?

A decadência Chegam os séculos 14 e 15 e o movimento escolástico começa a conhecer sua derrocada, eivando-se de formalismos dialéticos e discussões cada vez mais estéreis.

O que tornou santo Tomás de Aquino o nome mais importante da Escolástica?

Tomás de Aquino, o mais importante nome da Escolástica, operou uma junção de sua interpretação de Aristóteles com ideias autorais, o que resultou no chamado tomismo aristotélico.

O que foi a Escolástica e quem era seu principal representante?

A filosofia escolástica é uma vertente do pensamento filosófico produzido pelos intelectuais da chamada filosofia cristã. Essa vertente tem como principal representante Tomás de Aquino, que utiliza do pensamento aristotélico para pensar sobre questões inerentes à fé.

Qual foi a filosofia que predominou na Idade Média?

filosofia escolástica
A filosofia escolástica, desenvolvida a partir do século XII, é a mais completa e complexa das correntes filosóficas medievais. Seu principal expoente foi São Tomás de Aquino, que combinou a tradição teológica cristã com a filosofia de Aristóteles.

O que defendiam os nominalistas?

Nominalismo é uma doutrina segundo a qual as ideias gerais, como gêneros ou espécies não passam de simples nomes, sem realidade fora do espírito ou da mente. Para os nominalistas, a única realidade são os indivíduos e os objetos individualmente considerados.

O que são os universais?

Esta corrente foi iniciada por Abelardo, no século XII, que defendeu que os universais seriam as palavras como portadoras de significado. A posição foi fortemente combatida por Tomás de Aquino, que formulou formas sofisticadas de realismo.

Qual a consequência da concepção nominalista sobre os universais *?

Segundo Leibniz, “são nominalistas todos os que acreditam que, além das substâncias singulares, só existem os nomes puros e, portanto, eliminam a realidade das coisas abstratas e universais”. …

Quais são as principais causas da decadência da Escolástica?

As causas externas são principalmente as condições sociais, políticas e religiosas da época. Os séculos XIV e XV são o período de gestação dos tempos modernos. Um sopro de rebelião e independência percorre a Europa, levantando príncipes e soberanos, contra o domínio dos Papas.