ConselhosRapidos

Soluções simples para problemas complexos

Qual o correto faz dois meses ou fazem dois meses?

Se você quer usar o verbo “fazer” na terceira pessoa do singular do presente do indicativo, o correto é dizer ou escrever “ele faz” ou “ela faz”. Mas se você pretende se referir à terceira pessoa do plural, o certo é utilizar “elas fazem” ou “eles fazem”.

Faz ou fazia?

Quando o verbo FAZER se refere a tempo transcorrido, ele é impessoal. Ou seja, ele não tem sujeito com quem concordar e então deve ser empregado sempre no singular. Por isso, devemos dizer: faz 20 anos que o conheço/ Fazia três anos que ele não tirava férias.

Faz mais de dez anos ou fazem mais de dez anos?

A construção correta é faz dez anos. Quando o verbo fazer indica «tempo decorrido» é impessoal e, por isso, só se usa na terceira pessoa do singular: Faz dez anos que não viajo.

Quantos graus faz ou fazem?

Só aceita o singular. Ontem fez 34 graus em Brasília. Hoje faz 33 graus. Só no singular.

Faz dois dias ou fazem dois dias?

Faz dois dias é a forma correta de escrita desta expressão. A expressão fazem dois dias está errada.

Faz ou fazem alguns meses?

“Faz” / “Fazem” Errado: Fazem dois meses que trabalho nesta empresa. Certo: Faz dois meses que trabalho nesta empresa. Por quê? No sentido de tempo decorrido, o verbo “fazer” é impessoal, ou seja, só é usado no singular.

Faz três dias ou fazem três dias?

Quando o verbo fazer se refere a tempo decorrido ou indica fenômeno atmosférico, apresenta-se como verbo impessoal, sem sujeito, devendo ser conjugado apenas na 3. ª pessoa do singular. Assim, é correto dizer: faz quinze minutos, fazia dias, fez vinte anos,…

Faz tempo que não a vejo está correto?

Sim, podemos dizer: «Há anos não a vejo.» Ou: «Não a vejo há anos.» Como verbo, há (v. haver) é aqui impessoal; e também pela significação de há anos, parece-me preferível não considerar há anos como uma oração, mas apenas como uma expressão de tempo.

Quando o verbo fazer vai para o plural?

O verbo fazer torna-se impessoal quando indica o sentido de tempo transcorrido e, por isso, não deve ser flexionado no plural em sua concordância.

Faz ou fazem 100 anos?

Fazer, quando exprime tempo, é impessoal, ou seja, não tem sujeito. Portanto, deve-se manter na terceira pessoa do singular: Faz dois anos que nos conhecemos, Ontem fez quinze dias que aconteceu o acidente.

Faz dias ou há dias?

Portanto, se ainda restar alguma dúvida, tente substituir a palavra por faz. Se a frase ainda fizer sentido, emprega-se “há”. Se não fizer sentido, o certo é usar a preposição a. – Não o vejo faz dias. >>>