ConselhosRapidos

Soluções simples para problemas complexos

Qual é o papel de um fiador?

Qual o papel do fiador para a garantia locatícia? Ter um fiador é uma forma de garantir ao proprietário do imóvel que ele não terá prejuízos, caso o inquilino tenha problemas para o pagamento do aluguel, do condomínio ou de demais despesas, como energia, gás e água.

O que é o fiador no contrato de aluguel?

O fiador é o agente da fiança. A fiança é uma modalidade de garantia, na qual uma ou mais pessoas físicas ou jurídicas asseguram o cumprimento de obrigações, compromissos e promessas diretamente relacionadas ao contrato de locação.

Quem pode ser o fiador?

Pode ser um fiador de aluguel qualquer pessoa física ou jurídica, desde que possua renda líquida superior a 3 vezes o aluguel mais os encargos da locação, como condomínio e IPTU. Além disso, ao menos um dos fiadores deve possuir patrimônio que deve ser, de preferência, um imóvel quitado.

Sou obrigado a ter fiador?

Sim. Segundo o Código Civil, o credor não é obrigado a aceitar fiador não domiciliado no município onde tenha de prestar a fiança. Essa é uma forma de tornar o processo menos oneroso para o credor caso a fiança precise ser executada.

Qual a função de um fiador de aluguel?

A figura do fiador está na Lei do Inquilinato (Lei n° 8.245, de 1991) e sua assinatura tem que estar no acordo de locação. Do término do prazo de aluguel até a desocupação da residência, ele será o responsável por arcar com as despesas e encargos no caso de falta por parte do inquilino.

Como faço para conseguir um fiador?

Uma das formas de conseguir um fiador é através do apelo a um familiar, parente ou amigo. Nesse caso, o compromisso de ser fiador é algo que a longo prazo e a depender das circunstancias pode ser penoso. Outra forma de conseguir um fiador é através do pagamento de um serviço ou contrato de fiador profissional.

Como funciona um fiador de aluguel?

O fiador de aluguel é a garantia dada pelo inquilino de que suas futuras dívidas relacionadas à locação serão pagas e que, assim, a imobiliária ou dono de imóvel não vão sair no prejuízo. Essa é uma das modalidades de garantia locatícias mais usadas, mas, às vezes, representa um obstáculo para futuros locatários.

Pode ser Locatario e fiador ao mesmo tempo?

LOCATÁRIO PESSOA FÍSICA OU O PROPRIETÁRIO DE FIRMA INDIVIDUAL NÃO PODE SER FIADOR DE SI MESMO MAS PODERÁ SÊ-LO QUANDO HOUVER MAIS DE UM LOCATÁRIO (FIANÇA RECÍPROCA) OU SE FOR SÓCIO DE PESSOA JURÍDICA LOCATÁRIA.

Pode o Locatario ser seu próprio fiador?

Resposta: Veja as seguintes matérias: O LOCATÁRIO PESSOA FÍSICA OU O PROPRIETÁRIO DE FIRMA INDIVIDUAL NÃO PODE SER FIADOR DE SI MESMO MAS PODERÁ SÊ-LO QUANDO HOUVER MAIS DE UM LOCATÁRIO (FIANÇA RECÍPROCA) OU SE FOR SÓCIO DE PESSOA JURÍDICA LOCATÁRIA.

Quem pode ser o fiador do Fies?

Cônjuge ou companheiro(a) do estudante. Estudantes que têm financiamento aberto no Programa de Crédito Educativo (PEC/Creduc) Estrangeiros (exceto cidadãos portugueses que atendam a determinados critérios legais) Estudante que já tenha ou teve financiamento do FIES.

Quando não tem fiador?

Se o fiador não é uma opção, eis as alternativas. O seguro fiança é a segunda garantia mais utilizada nos contratos de aluguel de imóvel. O depósito caução nada mais é que um depósito, no valor de três aluguéis do imóvel, feito em uma conta indicada pelo proprietário do imóvel ou pela imobiliária.

Sou fiador posso perder meu imóvel?

Único imóvel de fiador de locação comercial não pode ser penhorado. Assim decidiu a 27ª câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo. No entendimento do colegiado, neste caso deve prevalecer o direito à moradia.

Será que o proprietário do imóvel exigirá um fiador?

Em um contrato de aluguel, portanto, o proprietário do imóvel exigirá um fiador, não um avalista e, até a entrega das chaves, será ele a segurança financeira da locação do imóvel. Essa entrega das chaves, no entanto, tem gerado muita discussão nos tribunais, sobretudo nas execuções contra fiadores em contratos prorrogados, sem a anuência destes.

Qual a figura do fiador?

A figura do fiador está na Lei do Inquilinato (Lei n° 8.245, de 1991) e sua assinatura tem que estar no acordo de locação. Do término do prazo de aluguel até a desocupação da residência, ele será o responsável por arcar com as despesas e encargos no caso de falta por parte do inquilino. Pode também ter seus bens penhorados pelo não pagamento de

Qual a garantia do fiador?

Já para o proprietário, é uma garantia a mais em caso de inadimplência. A figura do fiador está na Lei do Inquilinato (Lei n° 8.245, de 1991) e sua assinatura tem que estar no acordo de locação.

Quem pode ser fiador?

Esse direito é conhecido como benefício de ordem, que na prática garante que o proprietário só seja responsabilizado após os bens do inquilino serem utilizados para quitar a dívida. Quem pode ser fiador? Para garantir a segurança do acordo, é exigida uma série de requisitos do abonador, a começar pela necessidade de ter um imóvel em seu nome.

O fiador em um contrato de aluguel é responsável por assumir as despesas caso o inquilino não cumpra com o pagamento do aluguel, condomínio, IPTU, ou até mesmo um possível dano ao imóvel.

Qual o problema em ser fiador?

Ser fiador de aluguel, no entanto, envolve riscos financeiros e judiciais. O principal risco financeiro é o de arcar com o pagamento do aluguel em caso de inadimplência do inquilino. Outro risco é ter até mesmo seu imóvel penhorado em caso de processo judicial.

O que eu preciso ter para ser um fiador?

Para ser fiador, é necessário que a pessoa tenha algum imóvel próprio. Essa é uma garantia de pagamento para as locadoras. O fiador deve apresentar um comprovante de residência em seu nome e/ou nome do cônjuge e também a cópia da matrícula atualizada do imóvel, além do comprovante de estado civil.

O que devo fazer para deixar de ser fiador?

Sugere-se que a comunicação do fiador ao locador seja feita por escrito, preferencialmente formalizando-a por meio de envio de Notificação Extrajudicial, que pode ser entregue pessoalmente ou via correio, com Aviso de Recebimento, para que fique comprovada a data de entrega do documento.

Para saber quem pode ser fiador, é preciso passar por uma análise cadastral. Depois de ser aprovado, é necessário assinar um contrato e se responsabilizar pelo pagamento da dívida e também por cumprir todas as cláusulas. Além disso, deve ter um imóvel quitado em seu nome — ao contrário do que ocorre com o avalista, o fiador pode morar nele.

Quem é o fiador do imóvel?

De acordo com o artigo 634.º do Código Civil, num contrato de arrendamento, o fiador do imóvel é aquele que garante a satisfação do direito de crédito, e estará pessoalmente obrigado perante o credor, neste caso o senhorio.

Quais são as obrigações do fiador?

Quais são as obrigações do fiador? Um dos requisitos mais comuns em contratos de aluguel, de empréstimo ou financiamento, é a indicação de fiador. Em alguns casos, pede-se até mais de uma pessoa como garantidora da dívida ou do contrato. Afinal, o que é ser um fiador?

Será que o fiador é o principal pagador?

Se o fiador figurar no contrato como “principal pagador” deixa de poder invocar o beneficio de exclusão prévia. O benefício do prazo permite a quem contrai uma dívida pagá-la até ao fim do prazo estabelecido, impedindo o credor de exigir antecipadamente o pagamento.