ConselhosRapidos

Soluções simples para problemas complexos

Qual a defesa de Capitu?

Capitu não traiu Bentinho. 0 – Bentinho poderia muito bem estar deturpando ou alterando os fatos para se fazer passar por um individuo injustiçado. 1 – Capitu sempre foi devota ao eterno amado, pelo qual ela tanto lutou.

Como defende Capitu no livro Dom Casmurro?

No livro, Capitu diz que teme a separação de seu marido. Se ela disse isto, quer dizer que ela não o trairia. Se ela tivesse traído, provavelmente ela não faria tanto drama em resposta do pedido de separação do marido.

O que comprova que Capitu traiu Bentinho?

O biógrafo nota uma homossexualidade latente em Bentinho. “Ele [Bentinho] admira e inveja o rapaz ‘de olhos claros’, a tal ponto que suas memórias são pontuadas de gestos de afeição mútua. (…)

Qual é a sua opinião sobre a traição de Capitu?

Ela responde que ainda não terminou de ler para saber, e ele emenda: “Eu acho que ela traiu sim. O Escobar era muito mais interessante do que aquele marido dela. Bentinho era um mala, ciumento, possessivo. “Achei que Capitu era uma santa, uma pobrezinha; e ele, Bentinho, um neurótico, um doido varrido, histérico.

O que aconteceu a Capitu e ao seu filho Ezequiel?

Momento houve em que os olhos de Capitu fitaram o defunto, quais os da viúva, sem o pranto nem palavras desta, mas grandes e abertos, como a vaga do mar lá fora, como se quisesse tragar também o nadador da manhã”. Bentinho separou-se de Capitu. Ezequiel, seu filho, faleceu de tifoide em Jerusalém.

Que acontecimentos na narrativa sugerem a possível traição de Capitu a Bentinho?

Quanto Capitu finalmente engravida e gera o filho, Ezequiel (nome em homenagem ao amigo), Bentinho se sente traído, pois não consegue tirar da sua cabeça que ele é, na verdade, fruto da traição entre ela e seu amigo Escobar.

Quem foi Capitu no livro Dom Casmurro?

Maria Capitolina Santiago (Capitu, como é conhecida) é uma personagem do livro Dom Casmurro de Machado de Assis (1839-1908), publicado em 1899. Capitu é a personagem mais discutida, a mais famosa de Machado. O ciumento Bento Santiago, o Bentinho e mais tarde Casmurro, seu esposo, conjecturava o caráter dela.

Qual a grande polêmica que envolve Capitu?

Capitu e Bentinho são dois personagens do romance de Machado de Assis, Dom Casmurro, publicado em 1899. Essa obra é um marco do realismo no Brasil e levanta a polêmica da traição de Capitu com o melhor amigo de Bentinho: Escobar.

Quem traiu Capitu?

Quando Bentinho começa a desconfiar de Capitu?

Ele começa a desconfiar do comportamento da mulher no velório do amigo e passa a acreditar que os 2 tiveram um caso. A semelhança de Ezequiel com Escobar reforça a tese de adultério, sempre negada por Capitu, que se separa e acaba se mudando com o filho para a Europa, onde morre.

É possível confiar no narrador sobre o que ele fala de Capitu?

Talvez. É a tal história do “narrador pouco confiável”. “Não é possível afirmar, por meio da investigação das marcas textuais no romance, que Capitu tenha ou não tenha traído Bentinho”, diz Andrea de Barros, doutora em Teoria e História Literária pela Unicamp.

Será que Capitu traiu Bentinho?

Afinal, Capitu traiu Bentinho em Dom Casmurro? Como o livro é narrado pelo próprio Bentinho, ele só apresenta o seu ponto de vista, sua perspectiva da história. Assim, não existem provas evidentes na história que comprovem a traição de Capitu com Escobar.