ConselhosRapidos

Soluções simples para problemas complexos

Quais são os tipos de comportas?

COMPORTA BASCULANTE.

  • COMPORTA BASCULANTE VISTA DE. JUSANTE.
  • COMPORTA SEGMENTO COM. BASCULANTE.
  • COMPORTA CILINDRICA.
  • COMPORTA ENSECADEIRA.
  • TABULEIRO INFERIOR DE COMPORTA. LAGARTA.
  • O que é extravasor de barragem?

    O sistema extravasor de uma barragem corresponde basicamente a construção de duas estruturas objetivando: a)permitir o escoamento da vazão máxima de enchente e b) proteção do local de restituição das águas vertidas ao curso d’água. É a estrutura para captação da água represada.

    Como funcionam as comportas?

    Comporta Setor: É um tipo de comporta de rotação com paramento curvo correspondente a um segmento de cilindro com diretriz circular, apresentando uma estrutura radial que transmite a pressão hidráulica por compressão para os mancais fixos a jusante (Figura 11).

    Para que serve a comporta?

    São comportas que permitem acumular água nos reservatórios, permitindo uma descarga pelo vertedouro, quando as chuvas intensas elevam o nível das águas. Estas comportas são do tipo setor, e são acionadas por um guincho, permitindo a passagem da água, sobre o vertedor, conforme a ilustração.

    O que é comporta de setor?

    Comporta de setor com movimento giratório que pode ser colocada nos canais e vertedouros da barragem como elemento de controle de nível de água ou como elemento de regulagem e descarga de drenagens profundas de barragens.

    O que é pressão jusante?

    O que é Jusante e Montante: Jusante é o fluxo normal da água, de um ponto mais alto para um ponto mais baixo. O termo jusante vem do latim “jusum” que significa vazante, para o lado da foz, ou seja, toda água que desce para a foz do rio é a jusante e a montante é a parte acima, de onde vêm as águas.

    Qual a função do vertedouro na barragem?

    O vertedouro tem a função descarregar toda a água não utilizada para geração.

    O que é o maciço da barragem?

    Maciço: o próprio corpo da barragem erguido sobre o curso d’água feito principalmente de terra ou concreto.

    Qual é a função das comportas nas usinas hidrelétricas?

    Levando em conta que a função técnica das comportas de um vertedouro é extravasar o volume de água não aproveitado para geração em uma usina hidrelétrica e também regular o nível do reservatório, estas serão abertas e fechadas tanto de noite como de dia.

    O que acontece se romper a usina de Itaipu?

    Mas, e se ocorresse um rompimento da Itaipu, o que aconteceria? As águas represadas no lago de Itaipu despencariam 115 metros e formariam uma onda com dezenas de metros de altura no rio Paraná. Esta onda gigante atingiria as cidades de Foz do Iguaçu, no Brasil, e Ciudad del Este, no Paraguai.

    Qual a função das comportas das usinas hidrelétricas?

    Qual a função do vertedouro?

    O controle do nível da água é feito por meio dos vertedouros, que funcionam como o “ladrão” das caixas d´água, deixando escapar o excesso. Essas estruturas permitem o escoamento quando o nível da represa atinge seu limite máximo; eles impedem que a água passe por cima da barragem.