Índice
- 1 Quais são os tempos do indicativo?
- 2 O que é o modo indicativo exemplos?
- 3 Quais são os tempos verbais do modo indicativo?
- 4 O que indica o modo subjuntivo do verbo?
- 5 O que é um verbo flexionado?
- 6 Quantos e quais são os tempos verbais?
- 7 Qual a diferença entre a letra e o verbo?
- 8 Quais os verbos destacados em cada frase?
Quais são os tempos do indicativo?
O modo indicativo apresenta seis tempos verbais simples:
- Presente do indicativo;
- Pretérito imperfeito do indicativo;
- Pretérito perfeito do indicativo;
- Pretérito mais-que-perfeito do indicativo;
- Futuro do presente do indicativo;
- Futuro do pretérito do indicativo.
O que é o modo indicativo exemplos?
O modo indicativo é utilizado para exprimir um fato ou ação habitual em sua certeza quando refere-se ao presente, passado e futuro. Este é o modo da oração principal. Em resumo, é usado: Para exprimir uma ação habitual: Às sextas-feiras vou à novena do meio-dia.
Como se flexiona os tempos do modo indicativo E o que cada um deles indica?
Assim, a flexão de modo está diretamente relacionada à postura do enunciador perante os acontecimentos. O verbo flexionado no modo indicativo, portanto, não expressa incerteza (modo subjuntivo) ou ordem (modo imperativo), pois o enunciador considera que, sem dúvida, o que está expressando é algo real, verdadeiro.
Quantos e quais são os tempos o verbo modo indicativo?
O modo indicativo apresenta seis tempos verbais. Esses tempos verbais se referem a ações que podem ocorrer no momento da fala (presente), antes do momento da fala (pretérito perfeito, imperfeito ou mais-que-perfeito) ou que ainda não ocorreram (futuro do presente e do pretérito). Não pare agora…
Quais são os tempos verbais do modo indicativo?
O pretérito perfeito do indicativo é um tempo verbal utilizado para falar de coisas no passado. Há mais dois tipos de pretéritos: pretérito imperfeito e o pretérito mais-que-perfeito. Note que esse tempo verbal não é empregado no modo subjuntivo, somente em formação composta.
O que indica o modo subjuntivo do verbo?
O modo subjuntivo é utilizado para indicar um fato incerto, exprime condição, incerteza e dúvida. Uma característica particular desse modo verbal é sua dependência em relação a outro verbo. Logo, é muito comum ver o modo subjuntivo em orações subordinadas.
O que é modo subjuntivo exemplos?
O modo subjuntivo é aquele que apresenta o fato, a ação, mas de maneira incerta, imprecisa, duvidosa ou eventual. Este é o modo verbal exigido nas orações que dependem de outros verbos. Exemplos: Talvez ele chegue mais tarde.
O que é modo exemplo?
Os Modos Verbais (indicativo, subjuntivo e imperativo) indicam as maneiras como os verbos se expressam: Indicativo – exprime fatos, certezas. Subjuntivo – exprime desejos, possibilidades, dúvidas. Exemplo: Talvez discurse bem esta noite.
O que é um verbo flexionado?
Os verbos podem ser flexionados nos modos indicativo, subjuntivo e imperativo, dependendo da atitude que se expressa no enunciado. Percebemos que a ação expressa pelo verbo traz a certeza de que o fato ocorreu e, por isso, o verbo está flexionado no modo indicativo.
Quantos e quais são os tempos verbais?
Os tempos verbais (presente, pretérito e futuro) se unem aos modos verbais (indicativo, subjuntivo e imperativo) para indicar a forma como ocorrem as ações, estados ou fenômenos expressados pelo verbo. O modo indicativo expressa certezas. Exemplo: O aluno entendeu. O modo subjuntivo expressa desejos e possibilidades.
Quais são os tempos verbais?
Exercícios de tempos verbais. Atividades de Português. 1 – Indica o tempo e o modo das seguintes formas verbais. a) mentia. b) atracara. c) conseguiste. d) viverão. e) pensava. 2 – Completa as frases com os verbos e os tempos indicados entre parênteses.
Quais são os tempos verbais das orações?
1. Sublinhe os verbos das orações abaixo e classifique-os de acordo com os tempos verbais do modo indicativo: a) Gabriel estudou muito para a prova de amanhã. b) Na próxima semana viajarei com meus primos para o litoral. c) Durante a noite, relampejava como nunca. d) Meus pais são muito compreensíveis comigo.
Qual a diferença entre a letra e o verbo?
Justique. c- Idem à questão referente à letra “a” , estabeleça uma comparação entre as duas estrofes pertencentes à música de Ivete Sangalo e aponte a diferença em relação aos verbos, levando em consideração o tempo por eles representado. (UFF-RJ) Assinale a série em que estão devidamente classificadas as formas verbais em destaque:
Quais os verbos destacados em cada frase?
8) Identifique a pessoa, o número, o tempo e o modo dos verbos destacados em cada frase. Exemplo: Nós jantaremos em sua casa. a) Tu deixaste a escola mais cedo. b) Eu desejo que eles gostem do passeio. c) Ela dançava muito bem. d) Eles dividirão o lanche. 9- As orações abaixo estão no tempo presente e modo indicativo.