ConselhosRapidos

Soluções simples para problemas complexos

Quais são os compostos que não obedecem à regra do octeto?

Berílio e boro são elementos que nunca seguem o octeto, portanto, seus compostos também não obedecerão à regra do octeto. Por ser da família VIA, o fósforo possui cinco elétrons na camada de valência e, ao se ligar com cinco cloros, atinge dez elétrons, ou seja, não obedece ao octeto.

O que é a teoria do octeto?

A teoria do octeto diz que, para um átomo ficar estável, ele deve possuir oito elétrons na camada mais externa ou dois elétrons, se a camada é a K. Valência corresponde ao número de ligações que cada átomo deve fazer para ficar estável.

Quais poderiam ser considerado estável de acordo com a regra do octeto?

Um elemento estável deve apresentar 2 ou 8 elétrons na camada de valência.

Que tipo de ligação química é mais forte?

Os compostos iônicos são formados pelas ligações iônicas, as moléculas são formadas pelas ligações covalentes e os metais são formados pelas ligações metálicas. Elas também diferem quanto à força: a ligação metálica é mais forte, sendo sucedida pela ligação iônica e então a covalente.

Quais são as exceções da teoria do octeto?

A Regra do Octeto ou Teoria do Octeto estabelece que os átomos devem possui oito elétrons em sua camada de valência de modo a adquirir estabilidade química. A única exceção é o elemento Hélio que possui 2 elétrons. Quando o átomo possui oito elétrons na camada de valência, ele alcança a sua estabilidade.

Qual é o objetivo da teoria do octeto?

A teoria do octeto é baseada na tendência dos átomos em realizar combinações para atingir oito elétrons na camada de valência, assumindo uma configuração eletrônica similar aos gases nobres.

O que a teoria do octeto porque ela ocorre?

A Regra do Octeto ou Teoria do Octeto estabelece que os átomos devem possui oito elétrons em sua camada de valência de modo a adquirir estabilidade química. Para que os átomos apresentem a camada de valência completa é preciso realizar ligações químicas com objetivo de doar, receber ou compartilhar elétrons.

O que significa dizer que um átomo é estável?

O átomo encontra-se estável quando acontece o emparelhamento de todos os seus elétrons, isto é, quando estão todas as caixas com dois elétrons cada. Exemplo: Façamos a distribuição eletrônica do oxigênio (O), que possui oito elétrons em seu estado natural.

Quando um átomo é considerado estável?

A denominação “regra do octeto” surgiu em razão da quantidade estabelecida de elétrons para a estabilidade de um elemento, ou seja, o átomo fica estável quando apresentar em sua camada de valência 8 elétrons.

Qual o tipo de ligação mais forte e estável?

Ligações covalentes
Ligações covalentes. Uma outra maneira pela qual os átomos podem tornar-se mais estáveis é por compartilhamento de elétrons (em vez de ganhá-los ou perdê-los totalmente), formando assim ligações covalentes. Ligações covalentes são mais comuns do que ligações iônicas nas moléculas de organismos vivos.

Qual a diferença entre os tipos de ligação química?

As ligações químicas correspondem à união dos átomos para a formação das substâncias químicas. Ligações iônicas: transferência de elétrons; Ligações covalentes: compartilhamento de elétrons; Ligações metálicas: existência de elétrons livres.

Quais são as exceções à regra do octeto?

Com esta lista de exercícios sobre exceções à regra do octeto, você irá descobrir se sabe determinar a quantidade de elétrons que torna um átomo estável. Dadas as moléculas abaixo, indique a única que não segue a teoria do octeto.

Qual das seguintes séries contém os compostos covalentes?

(PUC-SP) Qual das seguintes séries contém todos os compostos covalentes cuja estabilização ocorre sem que atinjam o octeto? (PUC-RJ) Observa-se que, exceto o hidrogênio, os outros elementos dos grupos IA a VIIIA da tabela periódica tendem a formar ligações químicas de modo a preencher oito elétrons na última camada. Essa é a regra do octeto.

Por que os átomos precisam de oito elétrons?

Existem, porém, situações em que alguns átomos não necessitam de oito elétrons para se tornarem estáveis, pois essa quantidade pode ser menor ou maior que oito elétrons. Baseando-se nesse fato, qual dos elementos listados é uma exceção à teoria do octeto?

Porque o hidrogenio não segue a regra do octeto?

Alguns compostos não precisam ter oito elétrons na camada de valência para atingir a estabilidade, são por isso considerados exceções à Regra do Octeto. Como o hidrogênio (H) precisa ceder dois elétrons para realizar a ligação (H ― Be ― H), o átomo de Berílio (Be) compartilha seus elétrons e atinge a estabilidade.

Quando um átomo atinge a estabilidade?

“Um grande número de átomos adquire estabilidade quando possui 8 elétrons na camada de valência, ou 2 elétrons quando possui somente a primeira camada.”

Qual átomo dos elementos químicos que formam o Trifluoreto de boro não obedece a regra do octeto *?

Já no segundo caso, no trifluoreto de boro, o boro adquire estabilidade compartilhando seus três elétrons de valência com três átomos de flúor, assim ele fica estável com apenas 6 elétrons na camada de valência. Em ambos os casos os átomos do flúor ficam com o octeto completo, mas o elemento central não.

O que é a regra do dueto?

A regra do dueto afirma que o hidrogênio e o hélio podem ter no máximo dois elétrons em suas conchas de valência. A regra vem da mecânica quântica, que diz que o menor nível de energia (n = 1) de um átomo pode conter apenas dois elétrons.

O que diz a teoria do octeto proposta por Gilbert Lewis é Walther Kossel?

1-A teoria do octeto proposta pelos cientistas Gilbert Lewis e Walter Kossel, em 1916, determina que os átomos dos elementos ligam-se uns aos outros na tentativa de completar a sua camada de valência quantos elétrons. kevencandido está aguardando sua ajuda.

O que diz a regra do octeto é qual é a sua importância para explicar a estabilidade de átomos íons é moléculas?

A justificativa para essa regra é que as moléculas ou íons tendem a ser mais estáveis quando a camada de elétrons externa de cada um dos seus átomos está preenchida com oito elétrons (configuração de um gás nobre). É por isso que os elementos tendem sempre a formar ligações na busca de tal estabilidade.

Para ficarem estáveis, os átomos precisam completar a camada K, que deve ter dois elétrons. Então, eles compartilham seu único elétron, numa ligação covalente. Desse modo, cada átomo H fica com a configuração eletrônica 1s2, igual à de um gás nobre, o hélio (He).

Por que se diz que os gases nobres tem estabilidade?

A estabilidade dos gases nobres deve-se ao fato de que possuem a última camada completa, ou seja, com o número máximo de elétrons que essa camada pode conter, enquanto última.

Como saber se uma molécula segue a regra do octeto?

Como saber se uma molécula segue ou não a regra do octeto? Para solucionar esse problema, basta realizar o cálculo da carga formal dos átomos nas moléculas que estamos com dúvida.

As exceções à regra do octeto abrangem os elementos que não precisam de oito elétrons na camada de valência para serem estáveis. Em alguns casos as ligações se completam com menos de oito elétrons. Isso acontece com o Berílio (Be) e o Boro (Bo), que, em certas moléculas, não completam o octeto:

Será que a molécula do dióxido de carbono segue a regra do octeto?

Podemos concluir também que a molécula do dióxido de carbono segue a regra do octeto, pois todos os seus átomos ficaram estáveis com oito elétrons na camada de valência. Nesse exemplo, os valores das cargas formais de todos os átomos na estrutura 1 deram exatamente iguais a zero. Entretanto, lembre-se de que não será assim em todos os casos.

Qual o arranjo real da molécula do dióxido de carbono?

A opção que retrata o arranjo real da molécula é a 1ª possibilidade. Podemos concluir também que a molécula do dióxido de carbono segue a regra do octeto, pois todos os seus átomos ficaram estáveis com oito elétrons na camada de valência. Nesse exemplo, os valores das cargas formais de todos os átomos na estrutura 1 deram exatamente iguais a zero.