ConselhosRapidos

Soluções simples para problemas complexos

Quais foram os soldados da borracha?

“soldados da borracha”, que foram brasileiros que atuaram na Segunda Guerra Mundial. Dentro da atuação brasileira na Segunda Guerra estiveram em cena mais de 70 mil soldados, cerca de 25 mil integrantes da Força Expedicionária Brasileira, e um pouco mais de 55 mil soldados, atuando na extração do látex.

Qual a situação dos soldados da borracha?

A maior parte deles está atualmente no estado Acre (6.895), seguido pelo Amazonas (1.817) e Rondônia (1.637). Os soldados da borracha já são beneficiários regulares da Previdência Social, de acordo com legislação especial.

Quais os principais problemas enfrentados pelos seringueiros conhecidos como soldados da borracha?

A grande maioria dos seringueiros era composta de analfabetos, que mal podiam perceber as trapaças do patrão com a contabilidade, e, aqueles que questionavam as contas do patrão sofriam coação pela violência, sendo muitas vezes queimados vivos com a borracha sobre eles.

Por que os soldados da borracha eram considerados como escravos?

Humildes, eles foram recrutados para trabalhar na extração da seringa com a promessa de que voltariam de lá milionários. Estima-se que mais da metade dos aliciados pelo então Serviço Especial de Mobilização de Trabalhadores para a Amazônia acabou morrendo devido às condições insalubres em que foram submetidos.

Qual era a função dos soldados da borracha nos seringais?

O presidente Getúlio Vargas equiparou o trabalho nos seringais ao serviço militar obrigatório. Esses trabalhadores, ou Soldados da Borracha, tinham como objetivo a extração da matéria-prima necessária ao consumo interno e externo, devido ao acordo firmado com os Estados Unidos.

O que foi a Batalha da borracha?

Em 1942, o presidente Getúlio Vargas recrutou a tropa para uma operação de emergência que coletaria látex para os americanos. Eram 55 mil nordestinos, 30 mil só do Ceará, que fugiam da seca em busca de riqueza e honra naquela que ficou conhecida como a Batalha da Borracha.

Como eram recrutados os soldados da borracha?

A borracha era enviada aos Estados Unidos e usada nos equipamentos dos Aliados para a guerra contra as forças do Eixo. Os trabalhadores foram recrutados pelo Semta (Serviço Especial de Mobilização de Trabalhadores para a Amazônia), com promessas de melhoria de vida.

Quais são os problemas enfrentados pelos seringueiros?

Rasgaram estradas e desocuparam nossas terras para a criação de gado. Trouxeram chacinas, extermínios e massacres às populações de pescadores, seringueiros e indígenas”, lembrou. Entre os métodos utilizados pelos forasteiros recém-chegados, envenenamentos, incêndios criminosos e ataques com pistoleiros.

Quais eram as condições de trabalho dos seringueiros nordestinos?

O trabalho de um seringueiro Mas a vida dos seringueiros não era fácil. Devido ao isolamento no meio da florestas, as famílias compravam as mercadorias de primeira necessidade, como sal, redes, pólvora e fósforos, no barracão do patrão.

Quais a vantagens que o semta divulgava para os soldados da borracha?

Coordenada pelo Serviço Especial de Mobilização de Trabalhadores para a Amazônia (Semta), órgão criado por Vargas, a propaganda prometia toda a pesca e caça obtidas, 60% da produção da borracha e muitas outras vantagens. Além disso, diziam que a borracha dava dinheiro”, conta João de Deus Alencar, hoje com 88 anos.

Quais órgãos foram criados visando dar suporte a batalha da borracha?

Além do SEMTA, foram criados pelo governo nesta época, visando a dar suporte à Batalha da borracha, a Superintendência para o Abastecimento do Vale da Amazônia (Sava), o Serviço Especial de Saúde Pública (Sesp) e o Serviço de Navegação da Amazônia e de Administração do Porto do Pará (Snapp).

Qual a matéria prima extraída na Amazônia pelos soldados da borracha?

Nos postos de alistamento, eram colocados diariamente inúmeros cartazes, onde apareciam soldados em meio a uma vasta floresta de seringueiras, colhendo látex em grandes tambores carregados por caminhões e jeeps, como se fossem seringais da Amazônia.