ConselhosRapidos

Soluções simples para problemas complexos

Quais as hipóteses de solidariedade tributária?

Na solidariedade de fato, duas ou mais pessoas se tornam obrigadas ao cumprimento de uma mesma obrigação tributária, por terem interesse comum na situação. O interesse comum pode se dar, por exemplo, quando uma propriedade pertence a mais de uma pessoa. Nesse caso, a obrigação de pagar IPTU é solidária entre eles.

Quais os tipos de responsabilidade tributária?

Quais são as modalidades de responsabilidade tributária? Essa matéria tem duas modalidades principais, sendo elas: por substituição, dividida entre progressiva e regressiva; ou por transferência, podendo ser dos sucessores, de terceiros ou por infrações.

Qual o critério exigido para exercer solidariedade?

Assim, na forma do direito posto, a há solidariedade quando na mesma obrigação concorre mais um credor, ou mais de um devedor, cada um com direito, ou obrigado à dívida toda.

Quais são as modalidades de fato gerador?

Exemplos de fatos geradores IPTU: tem como fato gerador a posse ou propriedade predial e/ou territorial em área urbana. ITR: tem como fato gerador a propriedade territorial em área rural. ITBI: tem como fato gerador a transmissão de bens imóveis.

São solidariamente obrigadas as pessoas expressamente designadas por lei?

São solidariamente obrigadas as pessoas expressamente designadas por lei e nesse caso, será possível invocar benefício de ordem. Na solidariedade, o pagamento efetuado por um dos obrigados somente a ele aproveita. Em qualquer circunstância a isenção ou remissão de crédito exonera todos os obrigados.

São hipóteses legais de responsabilidade tributária?

Duas são as hipóteses de responsabilidade solidária: Natural – se estabelece entre pessoas que tenham interesse comum na situação que constitua o fato gerador da obrigação principal; Legal – se estabelece entre pessoas expressamente designadas por lei.

Como é a responsabilização nas infrações tributárias?

A responsabilidade tributária por infrações é, em regra, objetiva, tendo em vista que o Código Tributário Nacional dispõe, em seu artigo 136, que: “salvo disposição de lei em contrário, a responsabilidade por infrações da legislação tributária independe da intenção do agente ou do responsável e da efetividade, natureza …

O que é ser solidário exemplos?

Alguns exemplos de atos de solidariedade são: ouvir alguém quando essa pessoa precisar falar, procurar ajudar as pessoas de forma geral e pensar se suas atitudes vão prejudicar alguém de alguma forma. Tudo isso reunido muda a forma como vivemos em sociedade.

O que é interesse comum?

O interesse comum como pressuposto da solidariedade do art. 124, inc. I, do CTN. I, do CTN faz referência a “pessoas que tenham interesse comum na situação que constitua o fato gerador da obrigação principal”.

Qual o fato gerador de cada tributo?

O fato gerador do tributo é a ocorrência, em si, que traz a tona a exigência do respectivo ônus para o contribuinte. A lei descreve situações que, ao ocorrerem na vida real, fazem com que se fixe o momento do nascimento da obrigação tributária.

O que é o fato gerador do tributo?

Pode-se considerar que o fato gerador é aquela situação definida pelo legislador, ao qual praticada por determinada pessoa, impõem a ela a “obrigação” de “doar” ao Estado parcela do seu patrimônio.

Quais são os efeitos da solidariedade tributária passiva?

Neste diapasão, a solidariedade tributária passiva se consubstancia na situação em que duas ou mais pessoas se encontram, simultaneamente, obrigadas perante o fisco. Nesse caso, o fisco poderá eleger qualquer dos sujeitos passivos para proceder à arrecadação do tributo, sem beneficio de ordem.

Quais são os tipos de responsabilidade tributária?

O Código Tributário Nacional (Lei nº 5.172/1966) trata da Responsabilidade Tributária nos artigos 128 a 138, dividindo-a em “responsabilidade dos sucessores”, “responsabilidade de terceiros” e, finalmente, “responsabilidade por infrações”.

Quem tem capacidade tributária?

A Capacidade Tributária Ativa é atribuída ao sujeito ativo do tributo, ou seja, para aquele que possui o direito subjetivo de cobrar o tributo. Logo, é o titular do crédito tributário (credor do tributo).

Quais são os principais efeitos da solidariedade?

SOLIDARIEDADE ATIVA Afinal, todos eles têm o direito de cobrar toda a prestação, logo, tendo algum deles recebido a prestação por inteiro, pode ele não querer ou não poder fazer a divisão entre os demais. Pontos cruciais do tema são: a morte de credor deixando herdeiros e a remissão de dívida por um dos credores.

O que é benefício de ordem no direito tributário?

A solidariedade tributária comporta benefício de ordem. De regra, o pagamento efetuado por um dos obrigados aproveita aos demais. São solidariamente obrigadas as pessoas que tenham interesse comum na situação que constitua o fato gerador da obrigação principal.

Quais são as responsabilidades tributárias?

Em direito tributário, a responsabilidade tributária é daquele que, sem se revestir na qualidade de contribuinte, possui o dever legal de recolher tributos em nome deste. Assim, a obrigação é redirecionada a um terceiro que possua relação indireta com o fato gerador praticado pelo contribuinte.

Quais são os efeitos da Solidariedade?

Vamos ver agora os efeitos que a solidariedade produz, os quais foram previstos no art. 125 do CTN: Art. 125. Salvo disposição de lei em contrário, são os seguintes os efeitos da solidariedade:

Qual a diferença entre solidariedade e direito?

Uma característica comum tanto à solidariedade de fato como a de direito é que não há benefício de ordem (CTN, art. 124, par. único). Isso significa que o fisco pode exigir a dívida integralmente de qualquer um dos devedores solidários, sem seguir qualquer ordem .

Quando a obrigação de pagar IPTU é solidária?

O interesse comum pode se dar, por exemplo, quando uma propriedade pertence a mais de uma pessoa. Nesse caso, a obrigação de pagar IPTU é solidária entre eles. Em relação à solidariedade de direito, como o próprio nome diz, decorre de lei que estabeleça a obrigação solidária.

Quais são os efeitos da Solidariedade passiva?

Os efeitos da solidariedade passiva, salvo disposição contrária de lei, são os seguintes: pessoalmente a um deles, subsistindo, nesse caso, a solidariedade quanto aos demais pelo saldo. 3) A interrupção da prescrição, em favor ou contra um dos obrigados, favorece ou prejudica demais. Vejamos um exemplo prático: à IRPJ.