ConselhosRapidos

Soluções simples para problemas complexos

O que foi o contrato Vassalico?

Os contratos Feudo-Vassálicos eram definidos a partir de cerimônias de homenagem. Uma vez acordados, eles impunham obrigações e direitos tanto para vassalos, quanto para os suseranos. No caso do vassalo, ele devia ser fiel ao seu senhor, garantindo a ele, inclusive, apoio econômico e militar.

O que era o contrato feudal?

A cerimônia de vassalagem ou contrato de vassalagem era uma cerimônia em que o vassalo (o que faz o juramento) prestava homenagem ao suserano (ou senhor). O senhor feudal também tinha um juramento com seu servo,lhe prometia proteção e claro,lhe concedia a terra. …

Como se deu a relação feudo Vassalico?

A entrega do feudo ao vassalo era feita através do contrato feudo-vassálico, cerimônia em três atos – homenagem, juramento de fidelidade e investidura – que combinava os elementos pessoal (vassalagem) e material (feudo) envolvidos no pacto.

O que eram os vassalos?

Normalmente, os vassalos eram pessoas nobres que firmavam pactos com a realeza, onde esta garantia os recursos para que o vassalo desempenhasse a sua obrigação de ajudar a defender as terras do seu suserano. Os vassalos também podiam se transformar em suseranos, sem que perdessem o título de vassalos.

Qual a origem do contrato de vassalagem?

Sob essa última questão, a vassalagem se constituiu como uma das mais marcantes heranças da tradição germânica na Europa. Do ponto de vista do acordo firmado, a vassalagem era viabilizada quando um senhor de terras manifestava interesse em doar parte de sua propriedade a um nobre que não possuísse terras.

O que foram e qual a importância das relações feudo Vassálicas?

O contrato feudo-vassálico era teatralizado e seu ritual simbólico não se processava em privado. Requeria a presença de testemunhas, cuja função era testemunhar o ato e completar a criação de um espaço social simbólico.

O que é vassalo na Idade Média?

A vassalagem tinha sua importância na garantia mínima de coesão da classe dominadora que asseguravam a reprodução das relações sociais de produção implantadas. Assim, o vassalo ganha a terra à lealdade, subsídio nas batalhas, pagamento de resgate. Os nobres guerreiros eram vassalos do rei, sendo este, o suserano deles.

Como é feito o processo de vassalagem?

Vassalagem e suserania formavam um sistema sócioeconômico da Idade Média entre um vassalo e seu suserano. Nesta relação de reciprocidade, o vassalo recebia terra, objetos materiais ou até mesmo um castelo de seu suserano. Em troca, o vassalo devia oferecer fidelidade absoluta e proteção ao seu suserano.

Por que o feudalismo foi tratado pelos homens do Renascimento?

O feudalismo foi tratado pelos homens do Renascimento Cultural como um período de obscurantismo da história europeia, por ter sido a cultura greco-romana suplantada pela cultura religiosa cristã.

Como funcionava o trabalho na sociedade feudal?

O trabalho na sociedade feudal estava fundamentado na servidão. Os trabalhadores estavam presos a terra e subordinados a uma série de obrigações desde impostos e serviços. Além dos servos, haviam outros trabalhadores como: os vilões, homens livres que moravam na vila, prestavam serviços ao senhor feudal e podiam trocar de propriedade;

Quando se desintegra o feudalismo?

A partir do séc. IX quando o este império se desintegra, o que sobra são várias regiões independentes entre si governadas por um nobre. A sociedade, no feudalismo, era denominada estamental porque era composta por camadas sociais que se diferenciavam pelos privilégios que possuíam.

Qual a função do rei feudal durante o feudalismo?

Durante o feudalismo, o rei tinha funções de natureza militar. Com os poderes a ele atribuídos, o rei feudal mobilizava os exércitos de diferentes feudos, caso fosse necessário lutar contra algum tipo de invasão ou ameaça aos domínios feudais. Durante seu auge, entre os séculos V e XI, o feudalismo foi o mais importante modo de organização