ConselhosRapidos

Soluções simples para problemas complexos

O que foi a Batalha de Salamina?

A Batalha de Salamina foi o combate entre a frota persa, liderada por Xerxes I, e a grega, comandada por Temístocles. O acontecimento deu-se no estreito que separa Salamina da Ática, possivelmente no dia 29 de setembro de 480 a.C. e terminou com a vitória grega.

Como se explica a vitória de Atenas na Batalha de Salamina?

A frota grega foi forçada a abandonar Atenas e buscar refúgio em Salamina, local onde Temístocles, general ateniense, organizou seu exército e o preparou para um intenso combate contra os persas. A Batalha de Salamina mudou o rumo da Segunda Guerra Médica, forçando os persas a recuar após importantes conquistas.

Qual foi a estratégia grega para vencer os persas na Batalha de Salamina?

Com a ocupação de Atenas, a estratégia que restava era montar resistência na ilha de Salamina. A marinha ateniense seguiu o plano de Temístocles de encurralar as embarcações persas e destruí-las ao longo da costa de Salamina. A batalha durou cerca de 12 horas.

Quem ganhou a batalha de plateia?

Os gregos usavam armas de ferro e os persas não. O resultado da batalha foi altamente favorável para os gregos: segundo Heródoto, somente 43 000 dos 300 000 persas sobreviveram, com apenas 159 mortos entre os gregos (estes dados são contestados por alguns historiadores).

Quando foi a batalha de Salamina?

setembro de 480 a.C.
Battle of Salamis/Start dates

O que foi o Tratado de Susa?

Nesta altura é assinado o Tratado de Susa, também conhecido como Paz de Kallias, em que os persas reconheceram o domínio grego na Ásia Menor e prometem não atacar mais o território grego. Os gregos alcançam, assim, a hegemonia do comércio e o império Persa entra em decadência.

Como funcionava a Liga de Delos?

A Confederação ou Liga de Delos foi uma organização militar formada por Atenas que visava proteger as cidades gregas das tropas do Império Persa, combatendo a presença deles no Mediterrâneo. Inicialmente teve sede em Delos e Esparta fazia parte também da organização.

Quais foram os motivos que levaram os gregos e persas a se enfrentarem em uma grande guerra?

A causa da guerra se deveu ao fato de que os persas estavam expandindo o seu território, a conquistar colônias gregas e dominavam, assim, o comércio do Mar Egeu. Os gregos não aceitavam essa hegemonia e entraram na disputa pelas terras da Ásia Menor.

Quem os gregos venceram na Batalha de Salamina?

Na batalha naval de Salamina, em outubro de 480 a.C., a frota grega venceu a armada persa. Embora superiores, as tropas de invasão persas foram vencidas pela bem preparada infantaria grega, retirando-se em seguida. Avanço persa. Mas os persas não se deram por vencidos e armaram a maior força de combate da Antiguidade.

Qual foi a estratégia adotada por Temístocles para derrotar os persas?

A sua principal medida política foi criar uma frota naval capaz de derrotar uma possível invasão persa. Venceu a frota persa de Xerxes I na Batalha de Salamina. Além de criar tal frota, ele foi o líder ateniense contra as frotas navais persas.

O que foram as Guerras Médicas e suas consequências?

Principais consequências: – Como os atenienses lideraram os gregos contra os persas, após a vitória grega, teve início da hegemonia de Atenas. – Macedônia, Trácia e Iônia conquistaram a independência em relação a Pérsia.

Quem derrotou o Império persa?

Xerxes
Reorganizados os atenienses, derrotaram os Persas na batalha naval de Salamina, forçando Xerxes a retirar-se. Depois de Platéias, os Gregos venceram triunfalmente os Persas em Mycale, perto de Mileto, em 479 a. C., tendo sido o seu herói o pai de Péricles. A Grécia estava salva da ameaça persa.