ConselhosRapidos

Soluções simples para problemas complexos

O que é um banco de dados orientado a objetos?

Num banco de dados orientado a objetos puro, os dados são armazenados como objetos onde só podem ser manipulados pelos métodos definidos pela classe de que estes objetos pertencem. Os objetos são organizados numa hierarquia de tipos e subtipos que recebem as características de seus supertipos.

O que são banco de dados relacionais e banco de dados orientados a objetos?

Bancos de Dados Orientados a Objetos (BDOOs) podem ser utilizados como alternativa aos Bancos de Dados Relacionais para armazenar objetos compartilhados entre diferentes aplicações. Uma vez armazenado um objeto em um meio físico, este pode ser recuperado para que as informações de seu estado sejam manipuladas.

Quais as linguagens de consultas mais utilizadas em banco de dados orientados a objetos?

Hoje existem diversas linguagens de programação orientada a objeto: Objective-C, C++, CLOS (Common Lisp Object System), Object Pascal, Eiffel, Java, Python, JavaScript, Ruby, C# entre outras. O encapsulamento tem como principal benefício evitar que interferências externas interfiram na manipulação dos dados.

O que é persistência de objetos?

Armazenamento e Acesso a Objetos Persistentes Tornar um objeto persistente significa que se deve armazenar não apenas os valores de seus atributos como também os seus métodos. Contudo, é muito comum armazenar o código (método) em arquivos fora do banco de dados.

Qual é a diferença de um banco de dados relacional é um banco de dados orientado a documentos?

Bancos de dados orientados a documentos são inerentemente uma subclasse do armazenamento chave-valor, outro conceito de banco de dados NoSQL. Bancos de dados relacionais geralmente armazenam dados em tabelas separadas que são definidas pelo programador, e um único objeto pode estar espalhado através de várias tabelas.

Qual é o sistema de gerenciamento de banco de dados que armazena os dados na forma Document Stores?

MongoDB
O MongoDB é um document store e o atual líder no segmento de banco de dados NoSQL. Como é o requisito para os engines NoSQL, o MongoDB não usa um esquema relacional, em vez disso, usa “documentos” semelhantes ao formato JSON (Java Script Object Notation), para armazenar dados.

O que é esquema e instância em banco de dados?

Um esquema de banco de dados é um esboço de um banco de dados planejado. Na verdade, ele não contém dados. Uma instância de banco de dados, por outro lado, é um retrato de um banco de dados da forma como existia em um determinado momento.

O que é uma classe persistente?

As classes persistentes são classes dentro de um aplicativo que implementa as entidades de problemas de negócios (ex.: Cliente e Pedido em um aplicativo e-commerce). Nem todas as instâncias de uma classe persistente estão em estado persistente, uma instância pode, ao invés disso, ser transiente ou desanexada.

Quais as vantagens em utilizar persistência com com banco de dados ao invés de arquivos?

A persistência dos dados tem o objetivo de garantir que as informações serão armazenadas em um meio em que possam ser recuperadas de forma consistente. Ou seja, são registros permanentes e que não são perdidos quando há o encerramento da sessão.

O que é banco de dados NoSQL?

Os bancos de dados do NoSQL são projetados para vários padrões de acesso aos dados que incluem aplicativos de baixa latência. Os bancos de dados de pesquisa NoSQL são projetados para análise de dados semiestruturados. O modelo relacional normaliza dados em tabelas, compostas por linhas e colunas.

Bancos de dados relacionais usam como base a relação entre informações e diferentes fatores. Um banco de dados orientado a objetos é organizado na forma de diferentes objetos, os quais contém arquivos e informações agrupados, além dos procedimentos para sua leitura e processamento.

Quais são os bancos de dados orientado a objetos mais utilizados na atualidade?

Vários Sistemas Gerenciadores de Bancos de Dados Relacionais (SGBDRs) são representativos deste paradigma: entre eles, produtos pagos já consolidados no mercado como Oracle, SQL Server e Sybase; ou gratuitos, mas igualmente eficientes como MySQL e PostgreSQL.

Qual a diferença entre o modelo orientado a objeto e o de rede *?

A diferença básica é que os modelos de dados expõem os dados (através de valores de coluna), enquanto os modelos de objeto ocultam os dados (encapsulados atrás de suas interfaces públicas). …

Qual a diferença entre o modelo de rede e o modelo hierárquico?

O modelo hierárquico difere do modelo de rede na organização de registros como coleção de árvores em vez de como grafos arbitrários. A principal diferença é que, no primeiro, tipos de registro são organizados na forma de uma árvore enraizada.

O que é uma classe em POO programação orientada a objeto?

A classe é a abstração do objeto. Na realidade ao programarmos um objeto, definindo suas características e funcionalidades, estamos programando uma classe. Dentre alguns recursos aplicados na programação orientada a objeto, temos: encapsulamento, herança e polimorfismo.

Quais são os bancos de dados orientados a objetos?

Muitos bancos de dados orientados a objetos oferecem suporte a versões. Um objeto pode ser visto de todas as várias versões. Ainda, versões de objetos podem ser tratadas como objetos na versão correta. Alguns bancos de dados orientados a objetos ainda proveem um suporte sistemático a triggers e constraints que são as bases dos bancos ativos.

Qual o conceito do gerenciamento de banco de dados orientados a objetos?

Os Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados Orientados a Objetos adicionaram o conceito de persistência à programação orientada a objetos. No início, os produtos comerciais eram integrados com várias linguagens GemStone ( Smalltalk ), Gbase ( Lisp ), e Vbase (COP).

Qual o modelo de gestão de banco de dados?

A maioria dos sistemas de gestão de banco de dados é construída com um modelo de dados particular em mente e exige que seus usuários adotem esse modelo, embora alguns ofereçam suporte a vários modelos. Além disso, diferentes modelos se aplicam a diferentes estágios do processo de criação de banco de dados.

Quais são os modelos de banco de dados individuais?

Modelos de banco de dados individuais são projetados com base nas regras e nos conceitos do modelo de dados mais abrangente que os designers adotam. A maioria dos modelos de dados pode ser representada por um diagrama de banco de dados acompanhante.