ConselhosRapidos

Soluções simples para problemas complexos

O que é regionalismo na variação linguística?

Regionalismo é o conjunto das particularidades linguísticas de uma determinada região geográfica, decorrentes da cultura lá existente. Uma de suas principais expressões é o dialeto.

Quais são as variedades linguísticas?

As variações linguísticas diferenciam-se em quatros grupos: sociais (diastráticas), regionais (diatópicas), históricas (diacrônicas) e estilísticas (diafásicas). Para aqueles que se preparam para o Enem, trata-se de um dos assuntos com maior incidência nas provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.

Quais são os tipos de variação linguística exemplos?

Tipos e exemplos de variações linguísticas

  1. Variação geográfica ou diatópica. Está relacionada com o local em que é desenvolvida, tal como as variações entre o português do Brasil e de Portugal, chamadas de regionalismo.
  2. Variação histórica ou diacrônica.
  3. Variação social ou diastrática.

O que é regionalismo na língua portuguesa?

O regionalismo pode ser entendido como formas de apreensão do conjunto de particularidades de determinada região geográfica, decorrentes dacultura existente ali e de fatores históricos que a originaram, sendo o dialeto uma de suas principais formas de expressão.

O que é regionalismo exemplos?

O regionalismo é uma variação linguística ligada ao vocabulário que consiste na criação e no uso de palavras ou expressões típicas de determinada região. Como “macaxeira”, usada no Nordeste, que no Sudeste vira “mandioca” e, no Sul, “aipim”!

O que é variação linguística histórica exemplos?

Variação histórica (diacrônica) Por exemplo, o “vosmecê”, que caiu em desuso, dando lugar ao “você” ou ao “cê”. Esse tipo de variação pode ser percebida na comparação entre textos de diferentes épocas e, em alguns casos, entre a fala de pessoas mais jovens e mais velhas.

O que é variedade linguística e quais são elas?

Variação linguística é o movimento comum e natural de uma língua, que varia principalmente por fatores históricos e culturais. Tais diferenças decorrem do fato de um sistema linguístico não ser unitário, mas comportar vários eixos de diferenciação: estilístico, regional, sociocultural, ocupacional e etário.

O que é uma variedade linguística?

Quando falamos em variação linguística, analisamos os diferentes modos em que é possível expressar-se em uma língua, levando-se em conta a escolha de palavras, a construção do enunciado e até o tom da fala.

O que é variação Diatópica exemplos?

Esse tipo de variação acontece porque cada região tem culturas e tradições próprias, os seus modos de falar, etc., que influenciam diretamente os seus falantes. Como por exemplo, “macaxeira”, “mandioca” e “aipim”, que servem para referir e/ou especificar uma mesma planta em algumas regiões do Brasil.

O que é jargão e exemplos?

Jargão é uma terminologia técnica ou socioleto comum a uma atividade ou grupo específico, comumente usada em grupos profissionais ou socioculturais. Por exemplo, para os advogados peticionar significa o que os leigos conhecem por entrar com a ação ou pedir para o juiz.

O que é gíria e exemplos?

São palavras ou frases não-convencionais segundo a norma culta, as quais são utilizadas em algumas regiões e culturas, por determinados grupos e/ou classes sociais. Por exemplo, no grupo da escola, do trabalho, dentre outros. Por serem criadas por determinado grupo, muitas vezes são incompreendidas por outros.

O que é uma variação histórica?

Variações históricas (diacrônicas) As variações históricas tratam das mudanças ocorridas na língua com o decorrer do tempo. Algumas expressões deixaram de existir, outras novas surgiram e outras se transformaram com a ação do tempo.