ConselhosRapidos

Soluções simples para problemas complexos

O que é prevalência e incidência?

Incidência é uma medida da ocorrência de novos casos durante um período especificado em uma população em risco de ter a doença. Enquanto a prevalência se refere a casos novos e casos existentes da doença, a incidência enfoca apenas os casos novos (Tabela 1).

O que é uma pessoa com morbidade?

Morbidade é uma variável característica das comunidades de seres vivos e refere-se ao conjunto de indivíduos, dentro da mesma população, que adquirem doenças (ou uma doença específica) num dado intervalo de tempo. A morbidade serve para mostrar o comportamento das doenças e dos agravos à saúde na população.

O que são os indicadores de saúde?

Podemos definir Indicadores de Saúde como instrumentos utilizados para medir uma realidade, como parâmetro norteador, instrumento de gerenciamento, avaliação e planejamento das ações na saúde, de modo a permitir mudanças nos processos e resultados.

Quando estamos estudando doenças agudas a melhor medida para análise epidemiológica e a prevalência ou incidência?

Assim, de um modo geral assume-se que a prevalência é maior do que a incidência. Entretanto, no caso de doenças infecciosas agudas os valores de ambas se aproximam e quando lidamos com doenças crônicas a prevalência é, geralmente, bem maior.

O que significa prevalência em epidemiologia?

Usada em estatística e em epidemiologia, a prevalência pode referir-se a: número total de casos existentes numa determinada população e num determinado momento temporal; proporção de casos existentes numa determinada população e num determinado momento temporal.

Quando usar prevalência ou incidência?

Enquanto a prevalência se refere ao número total de casos de uma doença em um período de tempo, a incidência refere-se apenas aos novos casos.

O que é pessoa com comodidade?

Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade: quando a pressão arterial sistólica fica entre 140 e 179mmHg e/ou a diastólica fica entre 90 e 109mmHg, na presença de lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade.

Qual o sinônimo de morbidade?

3 sinônimos de morbidade para 2 sentidos da palavra morbidade: Característica do que é mórbido: 1 morbidez, morbideza. 2 morbilidade.

Quais são os tipos de indicadores de saúde?

As principais modalidades de indicadores de saúde são: Mortalidade / sobrevivência • Morbidade / gravidade / incapacidade • Nutrição / crescimento e desenvolvimento • Aspectos demográficos • Condições socioeconômicas • Saúde ambiental • Serviços de saúde.

Qual é a importância dos indicadores de saúde?

Os indicadores de saúde são usados como ferramenta para identificar, monitorar, avaliar ações e subsidiar as decisões do gestor. Através deles é possível identificar áreas de risco e evidenciar tendências.

O que significa taxa de prevalência?

Mede a proporção da população que já tem a doença. A taxa de incidência é o número de novos casos de uma doença, dividido pelo número de pessoas em risco. A taxa de prevalência é calculada usando o número de indivíduos afetados em determinado momento, dividido pelo número total de pessoas.

O que é coeficiente de prevalência?

Titulo: Coeficiente de prevalência. Definição: Mede a prevalência de uma doença em uma população em um determinado período, independente do fato de serem casos novos ou antigos. Numerador: Número de casos existentes(novos + antigos), na área A, período “T”.

Qual o índice de mortalidade proporcional?

Índices 3. Índice de mortalidade proporcional: Número de óbitos por determinada causa X 100 Número total de óbitos Número de óbitos por determinada faixa etária X 100 Número total de óbitos Índices

Qual o coeficiente de mortalidade por causa?

•Coeficiente de Mortalidade por Causa (CMC):Coeficiente de Mortalidade por Causa (CMC): mede o risco de morte por determinada causa, num dado local e período. No denominador deve constar a populaçªo exposta ao risco de morrer por essa mesma causa.

Quais são os indicadores de mortalidade?

Indicadores como o de mortalidade geral, mortalidade infantil, mortalidade materna e por doenças transmissíveis sªo os mais utilizados para avaliar o nível de saœde de uma populaçªo. 1.1. Indicadores de Mortalidade

Qual a probabilidade de morrer numa determinada populaçao?

Refere- se ao conjunto dos indivíduos que morrem num dado intervalo de tempo. O risco ou probabilidade que qualquer pessoa na populaçªo apresenta de vir a morrer, em decorrŒncia de uma doença, Ø calculado pela taxa ou coeficiente de mortalidade. Ela representa a intensidade com que os óbitos por uma determinada doença ocorrem numa certa populaçªo.

Como calcular a taxa de incidência de uma doença?

Assim, por exemplo, o coeficiente de 0,00035 será multiplicado por 100.000 o que o transforma em 35 por 100.000, ou seja, o evento ocorreu 35 vezes (caso, óbito,etc) por 100.000 habitantes.

O que aumenta a prevalência de uma doença?

Resposta: A prevalência pode aumentar com o aumento da Incidência ou pela migração de grupos nos quais essa doença seja muito prevalente. Pode aumentar por tratamentos que prolonguem a vida (sem curar) e também por técnicas que levam a identificação da doença (diagnóstico mais fácil ).

Quais fatores influenciam a prevalência?

Fatores que podem aumentar a prevalência

  • Maior duração da doença;
  • Aumento da incidência (I);
  • Aumento da sobrevida, sem cura;
  • Imigração de casos ou emigração de pessoas sadias;
  • Melhoria dos recursos diagnósticos;
  • Melhoria do sistema de informação.

Já a prevalência se refere ao número de casos existentes de uma doença em um dado momento; é uma “fotografia” sobre a sua ocorrência, sendo assim uma medida estática.

Por que chamamos de prevalência e não de incidência?

A diferença crucial entre as medidas está no delineamento do estudo. No caso da incidência, conta-se o número de eventos novos (oriundo, por exemplo, de um estudo de coorte). Já para prevalência, conta-se o número de eventos existentes (em um estudo transversal, por exemplo).

O que é a taxa de incidência?

Incidência A incidência (ou taxa de incidência) expressa o número de casos novos de uma determinada doença durante um período definido, numa população sob o risco de desenvolver a doença.

Como fazer cálculo de incidência Excel?

No Excel, o cálculo da taxa na célula com a fórmula deve ser algo assim: = B2 / C2 * 100.000, sendo B2 o número que você quer calcular e C2, a população do lugar. Para que a taxa seja por 1 milhão de habitantes, por exemplo, seria só acrescentar um zero no denominador da fração.

O que indica a taxa de prevalência?

A prevalência é o número de casos de uma doença em uma população, durante um período específico de tempo. O surgimento da doença. Mede a proporção da população que já tem a doença. A taxa de incidência é o número de novos casos de uma doença, dividido pelo número de pessoas em risco.

Qual o seu entendimento sobre morbidade e prevalência de uma doença?

MORBIDADE é a variável característica das comunidades de seres vivos, refere-se ao conjunto dos indivíduos que adquirem doenças (ou determinadas doenças) num dado intervalo de tempo em uma determinada população. A morbidade mostra o comportamento das doenças e dos agravos à saúde na população.

O que é incidência e prevalência Que fatores influenciam a prevalência?

Tanto a prevalência como a incidência são medidas da ocorrência de uma doença em uma população. Enquanto a prevalência se refere ao número total de casos de uma doença em um período de tempo, a incidência refere-se apenas aos novos casos. Incidência é a taxa de manifestação de uma determinada doença.

O que diminui a prevalência de uma doença?

Quanto maior e mais rápida a cura, ou quanto maior e mais rápida a mortalidade, mais se diminui a prevalência, que é uma medida estática, mas resulta da dinâmica entre adoecimentos, curas e óbitos. melhoria no tratamento, prolongando-se o tempo de sobrevivência porém sem levar à cura (aumento da duração da doença).

Qual a diferença entre incidência e prevalência?

EXERCÍCIOS – INCIDÊNCIA E PREVALÊNCIA EXERCÍCIO–INCIDÊNCIA E PREVALÊNCIA 1) Qual a diferença entre incidência e prevalência? Para que servem essas duas medidas? Resposta: Incidência se refere a CASOS NOVOS (diagnosticados no período) e Prevalência a todos os casos (novos e antigos) 2) Comente alguns fatores que influenciam a prevalência.

Por que a prevalência pode aumentar?

2) Comente alguns fatores que influenciam a prevalência. Resposta:A prevalência pode aumentar com o aumento da Incidência ou pela migração de grupos nos quais essa doença seja muito prevalente. Pode aumentar por tratamentos que prolonguem a vida (sem curar) e também por técnicas que levam a identificação da doença (diagnóstico mais fácil ).

Qual a prevalência entre 2000 e 2005?

Resposta: A Prevalência em 31/12/2000 era 60 ÷ 30.000 = 0,2% A Prevalência em 31/12/2005 foi de 68÷ 34.000= 0,2% Concluimos que não houve aumento da prevalencia entre 2000 e 2005. 7) Na localidade de Dourado, em 31/12/2007, haviam 470 casos de diabetes.

Comente alguns fatores que influenciam a prevalência. Resposta: A prevalência pode aumentar com o aumento da Incidência ou pela migração de grupos nos quais essa doença seja muito prevalente. Pode aumentar por tratamentos que prolonguem a vida (sem curar) e também por técnicas que levam a identificação da doença (diagnóstico mais fácil ).

https://www.youtube.com/watch?v=kk-qzVIpbOE