ConselhosRapidos

Soluções simples para problemas complexos

O que é o objeto pleonástico?

Objeto direto pleonástico ocorre quando há uma repetição e intensificação do objeto direto, para que seja mais expressivo, ou seja, quando o objeto direto se encontra no início da oração, sendo repetido depois do verbo através de um pronome oblíquo átono.

O que é objeto indireto pleonástico exemplos?

O pleonasmo é uma figura de linguagem que consiste na repetição com a finalidade de enfatizar o discurso. Assim, quando o objeto indireto é repetido a fim de reforçar a mensagem, é chamado de objeto indireto pleonástico. Exemplos: Aos meus pais, dedico-lhes este livro.

Em qual das alternativas verificamos um caso de objeto direto preposicionado?

Em qual alternativa verificamos um caso de objeto direto preposicionado? Letra E: Falávamos a ti = Falava-te – Objeto direto preposicionado por pronome oblíquo tônico.

Porque eu continuarei a chamar guerra a toda esta época embaralhada?

Questão 1. (PUC) Em: “Porque eu continuarei a chamar guerra a toda esta época embaralhada de inéditos valores…”, as expressões destacadas são, respectivamente: a) objeto direto, objeto indireto. “a toda esta época embaralhada” é objeto indireto pelo fato de estar ligado ao verbo “chamar” através da preposição “a”.

O que significa a palavra Pleonastico?

1. Que envolve pleonasmo, redundante. 2. Supérfluo.

O que é objeto direto e indireto Pleonástico?

O objeto direto e o objeto indireto representam complementos verbais, cujas demarcações se restringem ao uso ou não da preposição. Outro aspecto se torna evidente no título do artigo, retratado pelo vocábulo “pleonásticos”, cuja noção primeira se refere a algo desnecessário, supérfluo.

O que é objeto indireto de exemplo?

O objeto indireto é um tipo de Complemento Verbal. Diferentemente do Objeto Direto, o qual vincula-se ao Verbo diretamente, o Objeto Indireto integra-se aos sentidos dos Verbos Transitivos Indiretos através de uma Preposição. Veja o exemplo: Ricardo gosta de cerveja.

O que é verbo transitivo indireto exemplos?

São verbos que se ligam ao complemento por meio de uma preposição. Por exemplo, o verbo obedecer exige a preposição a, pois “quem obedece, obedece A algo/ A alguém”. Quando, porém, for usado um pronome oblíquo átono como objeto indireto, ela desaparecerá: “Obedeço a eles” = “Obedeço-lhes”.

O que é objeto direto preposicionado exemplos?

O Objeto Direto Preposicionado é um complemento verbal que integra-se ao sentido do verbo transitivo direto por meio de uma preposição ou de outro termo que faça esta integração. Observe alguns exemplos de objetos diretos preposicionados: O aluno a quem examinarei não chegou. Os bombeiros defenderam a todos.

Qual das alternativas traz sublinhado um exemplo de objeto direto preposicionado?

Qual das alternativas traz sublinhado um exemplo de objeto direto preposicionado? Os ministros gostam de sopa. Eles têm medo de você. Os discípulos comeram do pão.

Qual a diferença entre o objeto direto e indireto?

O objeto indireto necessita de uma preposição para concluir o sentido de um verbo transitivo. O objeto direto pode usar preposição para completar o sentido de um verbo transitivo de forma facultativa. Isso acontece para que não tenha ambiguidades ou por questões linguísticas.