ConselhosRapidos

Soluções simples para problemas complexos

O que é Dentinogênese imperfeita?

A dentinogênese imperfeita ou dentina opalescente heredi- tária ou, ainda, odontogênese imperfeita é o tipo de anomalia que ocorre quando os odontoblastos, células responsáveis pela síntese ou produção da dentina1 falham em sua diferenciação, produzindo uma dentina com estrutura anormal, resultando em dentes de cor …

Qual o diagnóstico diferencial de Dentinogênese imperfeita?

Na DD tipo II, os dentes apresentam características clínicas semelhantes à DI tipo II, por isso, o diagnóstico diferencial baseia-se nas características radiográficas, em que as câmaras pulpares mostram aumento significativo e extensão apical1.

O que é displasia dentinária tipo 2?

Displasia dentinária é uma doença genética que afeta dentes, comumente como uma herança autossômica dominante. É caracterizada pela presença de esmalte normal, mas atípica morfologia da dentina pulpar. Existem dois tipos. Tipo I é o tipo radicular, e do tipo II é o tipo coronal.

Como ocorre a Dentinogenese?

Mas, afinal, o que é dentinogênese? Dentinogênese é o processo pelo qual a dentina dental é formada. Ele ocorre em duas etapas principais: primeiro a formação da matriz dentinária ou pré-dentina. Em seguida, essa formação é calcificada, originando a dentina.

O que é transposição dentária?

Segundo vários autores, a transposição dentária, é definida como a mudança de posição de dois dentes permanentes adjacentes no mesmo lado da arcada dentária, em que o desenvolvimento e a erupção do dente ocupam a posição normal do dente adjacente1–3.

O que é Dentiogenese?

A dentinogênese imperfeita é uma anormalidade genética, autossômica dominante, que atinge o crescimento dentário, mais precisamente o desenvolvimento da dentina, afetando ambas as dentições, interferindo no tamanho, na forma e no número dos dentes.

O que é displasia nos dentes?

A displasia dentinária do tipo I (DD1) é um distúrbio hereditário raro caracterizado pela presença de dentes com esmalte normal e uma dentina atípica. Clinicamente, os dentes apresentam características morfológicas normais, ao passo que, radiograficamente, podem ser observadas raízes curtas e mal formadas.

O que é displasia na gengiva?

Também conhecida como disostose cleidocraniana, a displasia representa uma desordem das estruturas esqueléticas que altera não só a produção e remodelação óssea, como também interfere no processo de formação e nascimento dos dentes.

Quais são as fases da odontogênese?

A odontogênese é dividida em fases: lâmina dentária, botão, capuz, campânula, formação da coroa e raiz. Nessas fases ocorrem alterações responsáveis pela proliferação, diferenciação celular, morfogênese, histogênese e maturação dos órgãos dentários.

Como se inicia a odontogênese?

Inicia quando a dentinogênese e a amelogênese alcançam a região da alça cervical., a qual sofre um dobramento (encontra o osso alveolar abaixo) para região central da polpa formando o Diafragma Epitelial e a Bainha Epitelial de Hertwing, que induzirá as células da papila dentária a se diferenciarem em odontoblastos, e …

Porque os dentes saem do lugar?

O fator genético é o principal causador da transposição dentária. Ainda assim, outros fatores também podem ser causadores da troca de lugar entre dois dentes, entre eles alguns traumas severos e a perda precoce ou a retenção prolongada dos dentes de leite.

O que é Concrescência dentária?

Concrescência – é a união de dois dentes adjacentes apenas por cemento sem confluência da dentina subjacente.