ConselhosRapidos

Soluções simples para problemas complexos

O que é coprocessamento de resíduos sólidos?

O coprocessamento reutiliza os resíduos sólidos industriais para ser fonte de energia de fornos de cimentos, ajudando a reduzir a produção de CO2 e diminuindo a quantidade de rejeitos em aterros sanitários.

Quais os tipos de resíduos estão proibidos para o coprocessamento?

Não sendo permitidos o uso resíduos hospitalares, radioativos, domésticos brutos, materiais corrosivos, explosivos e pesticidas. Hoje, o principal resíduo utilizado no Brasil, para o coprocessamento, são os pneus inservíveis. Este tipo de iniciativa ameniza tanto problemas ambientais como problemas de saúde pública.

Como esses resíduos são processados?

A parte orgânica dos resíduos é destruída termicamente, no processo de combustão. Os fornos, que transformam o calcário e a argila em clínquer (matéria prima do cimento), podem ser alimentados por resíduos da própria empresa ou de empresas parceiras.

Quais resíduos podem ser Co-processados?

Quais resíduos podem ser coprocessados?

  • Substâncias oleosas;
  • Catalisadores usados;
  • Resinas, colas e látex;
  • Tortas de filtro;
  • Pneus e emborrachados;
  • Madeiras contaminadas;
  • Tintas e solventes;
  • Borrachas e plásticos;

O que é incineração e co processamento?

O coprocessamento pode ser definido como um processo de valorização dos resíduos que já não possuem valor comercial. Por outro lado, na incineração é feito um tratamento térmico dos resíduos, em que o calor pode ou não ser aproveitado para a produção de energia elétrica e vapor.

Quais são os resíduos sólidos?

Define-se como resíduo sólido tudo aquilo que normalmente chamamos de lixo. Portanto, ele é qualquer matéria sólida ou semissólida produzida pelo homem e pela natureza. Geralmente classificado como lixo, é necessário ter em mente que há uma diferença entre resíduos sólidos e rejeito.

O que é coprocessamento de resíduos perigosos?

O coprocessamento de resíduos perigosos é uma técnica que consiste em destruir o lixo tóxico por meio de incineração. Comumente, esta queima é feita em fornos fabricantes de cimento.

Qual a diferença entre coprocessamento e incineração?

O que é a blendagem?

Por meio do processo de blendagem fazemos a preparação e a homogeneização de milhares de toneladas de resíduos industriais e comerciais para que sejam utilizados como combustível ou matéria prima pelas fábricas de cimento, o chamado coprocessamento.

O que é a tecnologia do coprocessamento de resíduos?

O coprocessamento é uma técnica sustentável de destinação de resíduos industriais de maneira definitiva e sem geração de passivos ambientais, através do aproveitamento energético ou mineral do material. Essa solução permite que insumos sejam substituídos pelos resíduos, barateando os custos do processo.

Quais as vantagens do coprocessamento?

Vantagens do coprocessamento:

  • menor custo de produção para as empresas que fazem uso do coprocessamento já que utilizam como matéria-prima os resíduos de diversos segmentos industriais;
  • eliminação total ou reaproveitamento de resíduos;
  • destinação segura para os resíduos perigosos;

O que é coprocessamento e quais suas vantagens ambientais?

O coprocessamento é utilizado para reduzir os danos passivos dentro das indústrias e diminuir a quantidade de resíduos que vai para os aterros sanitários. Cuidar do meio ambiente é uma responsabilidade de todos — desde os cidadãos comuns até as grandes empresas, indústrias e marcas.