ConselhosRapidos

Soluções simples para problemas complexos

O que é carga nuclear efetiva é blindagem?

A ‘blindagem’ é resultado das repulsões elétron-elétron, e seu resultado é a proteção (blindagem) dos elétrons quanto á carga nuclear total. A carga nuclear efetiva percebida pelos elétrons exteriores é determinada principalmente pela diferença entre as cargas do núcleo e a carga total dos elétrons interiores.

Qual o significado do termo carga nuclear efetiva?

A carga nuclear efetiva é a carga sofrida por um elétron em um átomo polieletrônico. A carga nuclear efetiva não é igual à carga no núcleo devido ao efeito dos elétrons internos.

Quando a carga nuclear efetiva aumenta?

A carga nuclear efetiva que atua sobre o elétron mais externo dos elementos do mesmo período da tabela periódica aumenta com o número atômico (da esquerda para a direita), como pode ser visto na Tabela 2.

Qual a importância da carga nuclear efetiva?

O raio atômico e a carga nuclear efetiva são parâmetros utilizados para entender a variação da energia de ionização e afinidade eletrônica.

Qual será a carga nuclear efetiva de um elétron de valência do cloro?

Já o cloro permanece com o seu orbital de valência (2p), que recebe um elétron a mais e, como conseqüência, sua carga nuclear efetiva (Zef ) passa de 6,10 no Cl para 5,75 no Cl-.

Como determinar a carga nuclear efetiva?

A carga nuclear efetiva pode ser definida como a carga nuclear real (Z) menos o efeito de blindagem causado pelos elétrons que intervêm entre o núcleo e os elétrons de valência. Carga nuclear efetiva, Z * = Z – σ Onde Z = número atômico, σ = constante de blindagem.

Qual a carga nuclear efetiva do sódio?

Por exemplo, considere o átomo de sódio no estado fundamental. Ele possui 11 prótons e 11 elétrons, sendo que esses elétrons estão distribuídos em três camadas eletrônicas da seguinte forma: 2 – 8 – 1. Quanto maior a carga nuclear efetiva, maior será a atração do núcleo sobre os elétrons e menor será o raio.

Como varia a carga nuclear efetiva?

De um modo geral, a carga nuclear efetiva aumenta da esquerda para a direita na tabela periódica, acompanhando o aumento de Z .

Por que ocorre o aumento de carga nuclear efetiva da esquerda para a direita em um período da tabela periódica?

Isto acontece porque, à medida que aumenta o número de prótons (carga nuclear), aumenta também a atração sobre os elétrons. Assim, diminui-se o tamanho dos átomos. Podemos confirmar, então, que o raio atômico cresce da direita para a esquerda na Tabela Periódica.

Quanto maior a carga nuclear efetiva maior a energia de ionização?

Na+(g) → Na2+(g) + e-. Quanto maior a dificuldade para se remover o elétron, maior é a energia de ionização. A energia de ionização diminui à medida que descemos em um grupo. À medida que o átomo aumenta, torna-se mais fácil remover um elétron do orbital mais volumoso.

Como a energia de ionização está relacionada com a carga nuclear efetiva?

Quanto maior a dificuldade para se remover o elétron, maior é a energia de ionização. A energia de ionização diminui à medida que descemos em um grupo. À medida que o átomo aumenta, torna-se mais fácil remover um elétron do orbital mais volumoso.

Que propriedades periódicas podem ser associadas com a carga nuclear efetiva?

Os raios dos átomos ou dos íons se relacionam com a carga nuclear efetiva e com o número quântico principal do orbital mais externo através da equação: na qual ƒ é uma função derivada da função de onda correspondente ao elétron no orbital de maior número quântico (n) do elemento.