A partir da experiência vivida ao longo do tempo, e de depoimentos de clientes, elaboramos esta lista de itens que seu site deve ter para que efetivamente ajudem você a fazer negócios.
Índice
- 1 1. Uma descrição clara de quem você é
- 2 2. Um domínio simples
- 3 3. Navegação fácil
- 4 4. Informações de contato fáceis de encontrar
- 5 5. Depoimentos de clientes
- 6 6. Um CTA óbvio
- 7 7. Medidas básicas de SEO implementadas
- 8 8. Conteúdo novo e de qualidade
- 9 9. Uma boa hospedagem
- 10 10. Design e estilo amigáveis para os visitantes
1. Uma descrição clara de quem você é
Alguém que se depara com o seu site não deve ter que se esforçar para descobrir o que exatamente é que você faz. Isso significa expor claramente o seu nome e seus produtos ou serviços diretamente na página inicial.
2. Um domínio simples
Mantenha a simplicidade.
Lembre que os usuários estão condicionados a digitar extensões de domínio “.com” e “.com.br”. Pense em reduzir palavras com acentos que podem causar confusão ao transmitir oralmente o domínio.
Exemplo: “promo” pode muito bem substituir “promoção”; “promocao” pode ficar confuso para alguns interlocutores;
Para organizações sem fins lucrativos, é recomendável usar um domínio .org para fins de branding, mas também recomendar ter um .com ou .com.br do domínio no caso de um usuário acidentalmente digitar o endereço do tipo a que está mais condicionado.
Links claros e fáceis com as páginas mais importantes, são cruciais para guiar os visitantes rapidamente para a informação que estão procurando.
Certifique-se de sua navegação é clara. É recomendado o uso de menus suspensos no menu principal de navegação para que o visitante possa ver o conteúdo interno, ou sub conteúdo de cada menu a partir de praticamente qualquer página.
4. Informações de contato fáceis de encontrar
Você não quer perder um cliente para um concorrente só porque você tornou difícil para ele entrar em contato com você. Nem todos os visitantes tem a paciência de clicar duas vezes para encontrar as informações de contato.
O melhor lugar para as informações de contato é o canto superior esquerdo ou direito superior da home page. Também é uma boa prática incluir informações de contato em no rodapé ou sidebar de seu site, o importante é que apareçam em todas as páginas!
Um dos maiores erros que os empresários fazem é forçar apenas uma maneira de contatá-los. O ponto é fazer com que seja muito fácil para os usuários que se comuniquem com você, da maneira que acharem mais fácil.
5. Depoimentos de clientes
Elas ajudam seus clientes potenciais a confiar em você, especialmente se você é uma novidade para eles, e confirmar se seus produtos ou serviços são capazes de satisfazer as suas necessidades.
6. Um CTA óbvio
CTA, ou call to action é um “termo da moda”, que resumidamente se refere a convidar o visitante a se envolver com sua marca rapidamente, a tomar parte, seja se cadastrando numa newsletter, trocando seu email por algum produto digital ou cupons de desconto, ou mesmo solicitando um orçamento sem compromisso.
7. Medidas básicas de SEO implementadas
8. Conteúdo novo e de qualidade
O visitante está procurando conteúdo original, bem escrito e valioso.
9. Uma boa hospedagem
É imperativo que você escolha uma empresa confiável para hospedar seu site.
Se a hospedagem falhar demais, o risco de perder um cliente por sua página demorar para carregar ou estar fora do ar, pode ser desastroso.
10. Design e estilo amigáveis para os visitantes
Os internautas tendem a ser impacientes e desatentos.
- Quebrar o conteúdo em parágrafos curtos, com cabeçalhos se necessário;
- Usar bullets, listas com “bolinhas” antes de textos, como esta que você está lendo;
- Negrito em palavras ou frases importantes;
Podemos ajudar você a implementar no seu site as medidas acima e muitas outras táticas que podem servir para alavancar novos negócios através de seu site.