Índice
- 1 Como desenvolver o desenho na educação infantil?
- 2 Como avaliar o desenho na educação infantil?
- 3 Como classificar o desenho infantil?
- 4 Qual o objetivo de trabalhar o desenho na educação infantil?
- 5 Qual o objetivo do desenho na educação infantil?
- 6 Como interpretar o desenho da família?
- 7 Qual a importância do brincar para o desenvolvimento infantil?
- 8 Qual é a primeira fase do desenho infantil?
Como desenvolver o desenho na educação infantil?
O professor deve incentivar as crianças a desenhar, sem direcionar os traços e usando não apenas o lápis de cor, mas também materiais variados como areia colorida, papéis com texturas diferentes, tintas e material para colagem.
Como avaliar o desenho na educação infantil?
Para isso, ele vai estudar:
- Cores. As cores mostram mensagens não verbais e sem perceber a criança transpira suas emoções por meio delas.
- Dimensões do desenho. Em geral, desenhos grandes indicam que as crianças se sentem seguras e confortáveis.
- Pressão na folha.
- Traços.
- Posicionamento.
- Garatuja.
- Pré-esquematismo.
- Esquematismo.
Como a cultura infantil aparece nas brincadeiras e na produção do desenho?
A imaginação infantil está presente na produção gráfica do sol com olhos e boca. Portanto, percebe-se que realiza a produção do desenho de acordo com o que sabe do objeto. Confirmando, Lowenfeld (1970) diz que a criança desenha o que sabe do objeto e não uma representação visual absoluta.
Como classificar o desenho infantil?
Os 4 estágios de Luquet
- 1- Realismo fortuito. Começa por volta dos 2 anos e põe fim ao período chamado rabisco.
- 2- Realismo fracassado.
- 3- Realismo intelectual.
- 4- Realismo visual.
- 1 – Estágio vegetativo motor.
- 2 – Estágio representativo.
- 3 – Estágio comunicativo.
- 1 – Garatuja.
Qual o objetivo de trabalhar o desenho na educação infantil?
Quando a criança desenha, cria pontes entre o mundo real e o imaginário, expressando suas concepções e percepções do mundo no qual está inserida. Além disso, o desenho permite à criança retratar em diferentes dimensões, suas experiências pessoais em busca da sua própria identidade.
O que o desenho desenvolve?
Quando é estimulada a desenhar, desenvolve percepção, emoção e inteligência. O desenho infantil é o resultado de tudo o que a criança aprendeu e da conquista da organização dos gestos e dos materiais utilizados para a confecção de suas produções.
Qual o objetivo do desenho na educação infantil?
Como interpretar o desenho da família?
Como regra geral, a ordem que a criança segue ao desenhar membros de sua família indica a importância que cada pessoa tem para ela. Quase sempre, a figura que ela primeiro pinta é aquela que ela mais se identifica e com quem se sente mais segura e amada.
Qual o objetivo do brincar na educação infantil?
O brincar é uma atividade que auxilia na formação, socialização, desenvolvendo habilidades psicomotoras, sociais, físicas, afetivas, cognitivas e emocionais. Ao brincar as crianças expõem seus sentimentos, aprendem, constroem, exploram, pensam, sentem, reinventam e se movimentam.
Qual a importância do brincar para o desenvolvimento infantil?
É por meio das brincadeiras que a criança emerge no processo de aprendizagem, facilitando a construção da autonomia, reflexão e criatividade. Dessa forma, a criança se desenvolve integralmente, abrangendo os âmbitos sociais, afetivos, culturais, cognitivos, emocionais e físicos.
Qual é a primeira fase do desenho infantil?
O desenho é precedido pela garatuja, fase inicial do grafismo. Semelhantemente ao brincar, se caracteriza inicialmente pelo exercício da ação. O desenho passa a ser conceituado como tal a partir do reconhecimento pela criança de um objeto no traçado que realizou.
Quais as fases do desenho?
O autor aborda as etapas do desenvolvimento do desenho da criança em três fases: garatujas, pré-esquemática e esquemática. O desenho é a primeira escrita da criança. A criança desenha para experimentar, comunicar e poder registrar a sua fala: Para melhor conhecer a criança é preciso aprender a vê-la.