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Como desenvolver o desenho na educação infantil?

O professor deve incentivar as crianças a desenhar, sem direcionar os traços e usando não apenas o lápis de cor, mas também materiais variados como areia colorida, papéis com texturas diferentes, tintas e material para colagem.

Como avaliar o desenho na educação infantil?

Para isso, ele vai estudar:

  1. Cores. As cores mostram mensagens não verbais e sem perceber a criança transpira suas emoções por meio delas.
  2. Dimensões do desenho. Em geral, desenhos grandes indicam que as crianças se sentem seguras e confortáveis.
  3. Pressão na folha.
  4. Traços.
  5. Posicionamento.
  6. Garatuja.
  7. Pré-esquematismo.
  8. Esquematismo.

Como a cultura infantil aparece nas brincadeiras e na produção do desenho?

A imaginação infantil está presente na produção gráfica do sol com olhos e boca. Portanto, percebe-se que realiza a produção do desenho de acordo com o que sabe do objeto. Confirmando, Lowenfeld (1970) diz que a criança desenha o que sabe do objeto e não uma representação visual absoluta.

Como classificar o desenho infantil?

Os 4 estágios de Luquet

  • 1- Realismo fortuito. Começa por volta dos 2 anos e põe fim ao período chamado rabisco.
  • 2- Realismo fracassado.
  • 3- Realismo intelectual.
  • 4- Realismo visual.
  • 1 – Estágio vegetativo motor.
  • 2 – Estágio representativo.
  • 3 – Estágio comunicativo.
  • 1 – Garatuja.

Qual o objetivo de trabalhar o desenho na educação infantil?

Quando a criança desenha, cria pontes entre o mundo real e o imaginário, expressando suas concepções e percepções do mundo no qual está inserida. Além disso, o desenho permite à criança retratar em diferentes dimensões, suas experiências pessoais em busca da sua própria identidade.

O que o desenho desenvolve?

Quando é estimulada a desenhar, desenvolve percepção, emoção e inteligência. O desenho infantil é o resultado de tudo o que a criança aprendeu e da conquista da organização dos gestos e dos materiais utilizados para a confecção de suas produções.

Qual o objetivo do desenho na educação infantil?

Como interpretar o desenho da família?

Como regra geral, a ordem que a criança segue ao desenhar membros de sua família indica a importância que cada pessoa tem para ela. Quase sempre, a figura que ela primeiro pinta é aquela que ela mais se identifica e com quem se sente mais segura e amada.

Qual o objetivo do brincar na educação infantil?

O brincar é uma atividade que auxilia na formação, socialização, desenvolvendo habilidades psicomotoras, sociais, físicas, afetivas, cognitivas e emocionais. Ao brincar as crianças expõem seus sentimentos, aprendem, constroem, exploram, pensam, sentem, reinventam e se movimentam.

Qual a importância do brincar para o desenvolvimento infantil?

É por meio das brincadeiras que a criança emerge no processo de aprendizagem, facilitando a construção da autonomia, reflexão e criatividade. Dessa forma, a criança se desenvolve integralmente, abrangendo os âmbitos sociais, afetivos, culturais, cognitivos, emocionais e físicos.

Qual é a primeira fase do desenho infantil?

O desenho é precedido pela garatuja, fase inicial do grafismo. Semelhantemente ao brincar, se caracteriza inicialmente pelo exercício da ação. O desenho passa a ser conceituado como tal a partir do reconhecimento pela criança de um objeto no traçado que realizou.

Quais as fases do desenho?

O autor aborda as etapas do desenvolvimento do desenho da criança em três fases: garatujas, pré-esquemática e esquemática. O desenho é a primeira escrita da criança. A criança desenha para experimentar, comunicar e poder registrar a sua fala: Para melhor conhecer a criança é preciso aprender a vê-la.