ConselhosRapidos

Soluções simples para problemas complexos

Como calcular uma barragem de terra?

Bureau of Reclamation (2002), recomenda que a largura mínima da crista para pequenas barragens seja calculada pela fórmula: L = Z/5 + 3 metros, onde Z é a altura máxima da barragem e L, a largura mínima da crista.

Quais as finalidades que a barragem de terra apresenta?

As barragens de terra apresentam muitas finalidades: – obtenção de energia elétrica; – controle de cheias e regularização de vazões; – navegação; – abastecimento doméstico; – irrigação; – bebedouro para animais; – criação de peixes; – recreação, dentre outras.

Quais critérios devem ser observados na escolha do local da barragem?

A escolha do tipo de material para construção da barragem depende das condições geológicas e geotécnicas do local de implantação, do tipo de material disponível, da disponibilidade de recursos para a obras, entre outros.

Como é feita uma barragem de terra?

A base da barragem é medida, por meio da projeção horizontal de cada talude, a partir da marcação da crista. A conferência dos taludes é realizada com o auxílio de triângulos de madeira, além do nível de pedreiro. Para fazer o maciço de terra, a compactação da pequena barragem é feita com soquetes ou caminhões.

Como é feito uma barragem de terra?

Uma barragem de terra é uma estrutura construída em sentido geralmente transversal ao fluxo de um curso d’água, de tal forma que permita a formação de um reservatório artificial. Este reservatório terá a finalidade de acumular água ou elevar o nível do curso d’água.

Quais são as finalidades de se construir uma barragem numa propriedade rural?

A construção de uma barragem poderá ser feita visando atender a diversas situações, tais como permitir o abastecimento uniforme de água para comunidades; armazenar água para ser utilizada em irrigações; elevar o nível de um curso de água para possibilitar o abastecimento, por gravidade, a sistemas de irrigação.

Quais são as cotas de níveis característicos de um reservatório e suas finalidades?

Um reservatório pode ser descrito, do ponto de vista físico, por seus níveis e volumes característicos. Esta cota que define o limite superior do volume morto e o limite inferior do volume útil do reservatório.

O que é um maciço de terra?

Um maciço de terra encontra-se em equilíbrio plástico quando em qualquer dos seus pontos há um equilíbrio entre as tensões cisalhantes e as tensões resistentes. Podemos ter dois estados de tensão.

O que é rip rap em barragens?

Rip-rap: É uma proteção formada normalmente por duas camadas, onde a camada externa é de pedras maiores que protegem o talude, principalmente da força das ondas. Já a camada interna é formada por pedras menores, com função de evitar que a água que passa pela camada exterior carregue partículas do solo do talude.

Quais os fatores que influenciam na escolha do local para construção de uma barragem?

A escolha do tipo de barragem esta associada a aspectos técnicos diversos, como as condições de acesso, condições de fundação, as condições topográficas, a disponibilidade de matérias de construção no local, dentre outros aspectos que interferem diretamente na escolha do tipo de barragem.

Como escolher o tipo de barragem?

A escolha de cada tipo de barragem está condicionada por questões topográficas, geológicas, climáticas, disponibilidade dos materiais de construção, natureza da fundações, sismicidade do local, entre outros.

Quais as características necessárias em um local onde será construída uma barragem de terra?

⇒ O local deverá possuir uma garganta natural estreita para que o comprimento da barragem seja o menor possível, a fim de se obter uma redução do volume de terra necessário, e, em consequência, uma redução dos custos de construção; Isso permitirá que se consiga obter o volume necessário, com menor altura da barragem.

O que é fetch de uma barragem?

Em estudos envolvendo corpos de água interiores de grande espelho d´água como lagos, reservatórios e estuários, o fetch é obtido pontualmente com base em um a direção pré-definida e no formato das margens. O modelo possibilita a determinação confiável dos maiores valores de fetch e de sua localização geográfica.

Como calcular a altura de acumulação de uma barragem?

b = largura do vertedor (m). Deve ser adotado para p um valor mínimo de 0,5m….

Material do leito do canal Diâmetro (mm) Velocidade (m/s)
Lodo 0,005 a 0,05 0,15 a 0,20
Areia Fina 0,05 a 0,25 0,20 a 0,30
Areia Média 0,25 a 1,00 0,30 a 0,55

Como fazer um Barreiro?

Primeiramente deve-se escolher o local mais apropriado, ou seja, terreno rochoso. Em seguida é cavado o barreiro, que consiste, em essência, em dois ou mais poços com formato de retângulo, separados entre si por paredes divisórias feitas no próprio terreno (Figura 11).

Um reservatório pode ser descrito, do ponto de vista físico, por seus níveis e volumes característicos. O NA mínimo operacional corresponde à cota mínima necessária para a operação adequada do reservatório. Esta cota que define o limite superior do volume morto e o limite inferior do volume útil do reservatório.

CONDIÇÕES QUE INFLUENCIAM NA ESCOLHA DO TIPO DE BARRAGEM – Coggle Diagram

  • Disponibilidade de Material.
  • Condições de Fundação.
  • Forma do Vale.
  • Equipamento disponível.
  • Condições Climaticas.
  • Fatores Hidráulicos.
  • Meios de Transporte.
  • Tamanho e Localização do Vertedouro.