ConselhosRapidos

Soluções simples para problemas complexos

Como calcular o produto de solubilidade?

  1. Produto de solubilidade, ou constante do produto de solubilidade, (Kps) é a multiplicação (produto) entre as concentrações molares dos íons (cátions e ânions), produzidos ou liberados por um eletrólito qualquer (por exemplo, base e sal), de baixa solubilidade, quando é adicionado à água.
  2. Kps = [Y+]b.[X-]a

O que é o produto de solubilidade?

Constante do Produto de Solubilidade ou Produto de solubilidade (Kps) é a constante de equilíbrio para a reação na qual um sólido se dissolve, dando origem a seus íons constituintes em solução.

Como calcular a solubilidade a partir do Kps?

Para realizar o cálculo do Kps, devemos realizar os seguintes passos: 1º Passo: Montar a equação de dissociação para o sal. 2º Passo: Determinar as concentrações molares dos íons liberados pelo sal. Para tal, devemos multiplicar a concentração molar do sal pelo coeficiente estequiométrico do íon na equação.

Como calcular a solubilidade molar em uma solução?

Para o cálculo do produto de solubilidade, devemos conhecer a concentração molar (molaridade, mol/L) de cada um dos íons presentes na solução a partir da dissociação: [Y+] = concentração molar do cátion. [X-] = concentração molar do ânion.

Como calcular o qps?

▶ Qps = [Pb2+][I−]2 = 0,1 × 0,12 = 10−3 ▶ como Qps > Kps =⇒ P bI2 precipita nessas condições. Pb(NO3)2(aq) + KI(aq) → P bI2(s) + KNO3(aq) QUÍMICA GERAL Fundamentos Page 21 Equilíbrios de Solubilidade Exemplo Cloreto de prata precipita quando 200 mL de AgNO3(aq) 10−4 mol/L reagem com 900 mL de KCl(aq) 10−6 mol/L?

Como calcular o KS?

O cálculo do Kps é realizado a partir do produto (multiplicação) das molaridades dos cátions e ânions liberados por um eletrólito dissolvido.

Para que serve o Kps?

Kps é a sigla utilizada para representar a constante do produto de solubilidade, que se refere ao produto (multiplicação) das concentrações em quantidade de matéria dos íons presentes em uma solução.

O que é PKPS?

Sal é o produto da reação entre ácidos e bases. o que determina se o sal será solúvel ou não é o seu valor de Kps. Com base no seu conhecimento sobre Pkps, marque o item que apresenta o sal com a maior solubilidade em água.

Como calcular o pH a partir do KPS?

Como os exercícios que utilizam essa equação podem exigir cálculo de pH e Kps, é importante relembrar as fórmulas utilizadas para eles:

  1. a) Para o pH.
  2. pH = -log[H+]
  3. 10-pH = [H+]
  4. b) Para o Kps.
  5. Kps = [Ca+2].[Cl-]2

Qual a fórmula de KPS para PB Oh 2?

Constantes DE SOLUBILIDADE (Kps)

Substância Fórmula Kps
Fluoreto de chumbo (II) PbF2 2.7×10–8
Hidróxido de chumbo (II) Pb(OH)2 1.2×10–15
Iodeto de chumbo (II) PbI2 7.1×10–9
Sulfato de chumbo (II) PbSO4 1.6×10–8

Como calcular a saturação de uma solução?

Para determinar se essa solução é saturada, é importante conhecer o coeficiente de solubilidade desse sal em água. Com 100 g de água, a 20 oC, consegue-se a dissolução máxima, ou seja, torna-se saturada, com 32 g de KNO3. Portanto, a solução preparada com 32 g de KNO3 é saturada.

Como calcular a solubilidade de um sal?

Para determinar a solubilidade do soluto, devemos escolher uma temperatura, tracejar até a curva de saturação (que indica a quantidade máxima de soluto que pode ser dissolvida em uma massa fixa de solvente) e, em seguida, tracejar até o eixo y.

Quais são os cálculos envolvendo a solubilidade?

Os cálculos envolvendo a solubilidade são muito importantes e muito utilizados em diversas atividades, como em práticas médicas, nas indústrias, na produção de medicamentos, etc.

Qual a relação entre solubilidade e produto de solubilidade?

[B m-] n. Importante: Não confunda a solubilidade (S) com o produto de solubilidade (KPS), pois a solubilidade é a quantidade de soluto dissolvida em determinado volume de solução. Já o produto de solubilidade (K PS) é uma constante de equilíbrio que está diretamente relacionada com a solubilidade.

Como determinar o coeficiente de solubilidade?

Para determinar o coeficiente de solubilidade nas temperaturas informadas pelo exercício, devemos, ao tracejar no gráfico, partir da temperatura, ir até a curva de solubilidade e, por fim, deslocar até o eixo Y. A 30 o C, a solução saturada apresenta, aproximadamente, 57 g de soluto dissolvidos em 100 g de H 2 O;