Aqui está um guia rápido para cinco dos principais elementos aos quais sites de pequenas e médias empresas devem estar atentos.
Índice
1. SEO e uma página inicial bem pensada
Search Engine Optimization (SEO) é o coração de qualquer estratégia eficaz de marketing digital.
É por isso que o SEO deve andar de mãos dadas com seus objetivos empresariais gerais. Em outras palavras, a otimização do seu site para o Google deve fazer parte de seus futuros planos de negócios.
Certifique-se também de que a página inicial do seu site explique mais de 90% do que sua empresa e forma clara e precisa possível. Oitenta por centos dos acessos de um site geralmente vêm de celulares e tablets, e nestes dispositivos, correr a primeira tela do site e encontrar o que procura é fundamental.
Lembre-se, os visitantes nunca foram tão impacientes como hoje.
2. Responsividade
Um site simples, mas funcional, tende a ser mais bem sucedido que um atraente e difícil de usar. Então, é realmente uma questão de dosar design e funcionalidade, para obter um site visualmente atraente, mas facilmente navegável.
Uma arquitetura de site pragmática, especialmente no que diz respeito ao menu principal e página inicial, é necessária se você reduzir a taxa de rejeição de seu site.
3. Informações de contato fáceis de acessar
Por incrível que pareça, há pesquisas que indicam que de 70% dos sites de negócios hoje dificultam o acesso imediato a dados de contato(telefone, email, whatsapp, ou endereço).
É fundamental exibir seus detalhes de contato em quase todas as principais páginas do seu site, por exemplo, no próprio cabeçalho do site.
Também vale a pena lembrar que o Google valoriza informações de contato detalhadas e precisas, pois isso ajuda a reforçar a reputação e o nível de confiança de um site.
4. Calls-to-Action
Também é um fato comprovado que os sites com caminhos intuitivos de navegação do site e CTAs bacanas desfrutam de taxas de rejeição significativamente menores do que os que não deixam claro o que desejam o que um visitante do site faça depois de visualizar / ler seu conteúdo.
Para o CTA do seu site de negócios fazer sentido, é vital infundir-los com seus objetivos de marketing. Por exemplo, seu objetivo principal é persuadir os visitantes do seu site a comprar, ou você está apenas interessado em suas informações de contato para o futuro lançamento de e-mail? Seja lá o que for, deixe-o refletir através dos CTAs do seu site e antes disso defina o objetivo de seu site, o que você quer que o visitante e potencial cliente faça nele.
5. Chamada para o Whatsapp
Alguns sites que catalogam prestadores de serviço, chegam a exaltar que 70% de seus cadastrados têm obtido a maior parte de seu faturamento com negócios fechados através do Whatsapp.
Não há como ficar de fora desta. Seu site tem que ser uma alavanca para contatos via Whatsapp.