ConselhosRapidos

Soluções simples para problemas complexos

Quem foi Jacques Derrida quais suas principais idéias e obras?

Jacques Derrida foi o criador da teoria da desconstrução, divulgada inicialmente nos anos 60, uma metodologia que propõe uma análise particular dos textos. O pensador também é tido como um dos grandes intelectuais do pós-estruturalismo.

Qual é a ideia principal do filósofo Jacques Derrida?

Jacques Derrida
Escola/tradição Fenomenologia, pós-estruturalismo, desconstrução
Principais interesses Filosofia da linguagem, teoria da literatura, ontologia, ética
Movimento estético pós-estruturalismo, desconstrução
Causa da morte cancro do pâncreas

O que Jacques Derrida identifica na história do pensamento ocidental?

Derrida entende que a maneira pela qual a filosofia, em seu conjunto, a partir de Descartes, tratou a questão do animal não humano demonstra um forte logocentrismo. Trata-se de uma tradição não homogênea, mas hegemônica, cujo discurso é o de domínio.

O que Derrida defende?

Com a escrita como sua base, Derrida passou a interromper toda a metafísica baseada nas oposições. Ele elaborou a teoria da desconstrução (do discurso e, portanto, das palavras) que desafia a ideia de uma estrutura concreta e realça a noção de que não há estrutura ou centro.

O que é a desconstrução proposta por derrota Qual é o objetivo dessa desconstrução?

A desconstrução é um conceito elaborado por Jacques Derrida, como uma crítica de pressupostos dos conceitos filosóficos, onde ocorrem muitas dúvidas devido ao grau de dificuldade oferecido pela matéria. A desconstrução não significa destruição completa, mas sim desmontagem, decomposição dos elementos da escrita.

O que é a filosofia para Deleuze?

É a disciplina que consiste em criar conceitos. O filósofo é o artesão a quem compete a criação dos conceitos e a filosofia é a sua profissão, seu métier. Esta é, em suma, a resposta deleuziana: “a questão da filosofia é o ponto singular onde o conceito e a criação se remetem um ao outro”.

O que é a teoria da desconstrução?

A desconstrução é um conceito elaborado por Jacques Derrida, como uma crítica de pressupostos dos conceitos filosóficos, onde ocorrem muitas dúvidas devido ao grau de dificuldade oferecido pela matéria. Falar de desconstrução dentro da teoria do conhecimento é falar de Jacques Derrida.

O que seria Logocentrismo Segundo Jacques Derrida?

Derrida nomeia logocentrismo essa metafísica do ser como presença— presença sob a forma de objeto ou presença a si sob a espécie de consciência— movimento que deixa ao signo o papel de “passagem”, passagem entre uma presença e outra (Derrida,1973:110).

Como Derrida explica a análise do sentido?

Em sua característica busca por clareza, o texto filosófico, quando usa uma metáfora, sempre a explora como ferramenta de esclarecimento do conceito. Mas em Derrida, as metáforas são mantidas precisamente para dar lugar à fala oblíqua, que explora conotações laterais ou sugere conteúdos sem explicitá-los.

Como o filósofo Jacques Derrida define o termo religião?

A essa altura, Derrida chega à questão das origens (sources) ou raízes (souches) da religião, que seriam duas: a “religião de simples culto”, que busca “beneficências” de uma divindade, mas que no fundo e essencialmente, não age e só ensina a oração e o desejo, já que aí o homem não vai se tornar melhor, mesmo expiando …

O que é escritura para Derrida?

1 Na tradução brasileira da obra de Derrida o termo “écriture” foi traduzi- do por “escritura”. Alguns comentadores da obra de Derrida escolheram utilizar o termo “escrita” por sua maior proximidade a ideia de escrito e texto. Para não alterar o corpo de texto das citações, preferimos utilizar os dois termos.

Qual é o objetivo da desconstrução?

A desconstrução não significa destruição completa, mas sim desmontagem, decomposição dos elementos da escrita. A desconstrução serve nomeadamente para descobrir partes do texto que estão dissimuladas e que interditam certas condutas. Esta metodologia de análise centra-se apenas nos textos.