Anteriormente, já falei sobre conceitos básicos do Marketing de Conteúdo:
“Em essência, o marketing de conteúdo é a criação e compartilhamento de conteúdo útil, a fim de criar um relacionamento com seu público. O “conteúdo” se refere a mensagens nas mídias sociais, blogs, vídeos, etc. A diferença entre o marketing de conteúdo e marketing tradicional é que o marketing de conteúdo é raramente promocional e raramente fala diretamente sobre um produto ou empresa – é mais preocupado com o fornecimento de algo de valor para clientes e prospects. Então resumindo, antes de querer vender, você precisa se preocupar em criar coisas interessantes, que as pessoas curtam e compartilhem.”
É bem importante você sacar principalmente a ideia de criar interesse, empatia e autoridade com conteúdo, antes de pretender vender algo a partir dele.
Indo um pouco mais além no assunto, que tal enumerar em uma lista oito super benefícios do marketing de conteúdo?
Índice
- 1 1. Marketing de conteúdo fornece algo de valor para os clientes enquanto os anúncios tradicionais não.
- 2 2. Marketing de conteúdo “educa” clientes para compra.
- 3 3. Marketing de conteúdo cria um sentimento de reciprocidade com os clientes.
- 4 4. Marketing de conteúdo atrai clientes de forma gratuita.
- 5 5. Marketing de conteúdo cria conteúdo que será compartilhado.
- 6 6. Marketing de conteúdo favorece SEO.
- 7 7. Marketing de conteúdo aumenta o tráfego.
- 8 8. Marketing de conteúdo é altamente segmentado.
1. Marketing de conteúdo fornece algo de valor para os clientes enquanto os anúncios tradicionais não.
Quando se defrontam com um anúncio, os clientes muitas vezes tentam ignorá-los ou fugir deles o mais rápido que puderem. Com conteúdo que é pensado sob medida levando em conta o que os clientes querem ou precisam, eles acabam passando horas com o seu conteúdo, desenvolvendo uma relação com a sua marca e produtos. As pessoas podem “apenas” ler seu blog por meses antes de comprar um produto, mas ficam de certa forma habituadas e “engajadas” com sua marca, tendo sempre o nome de seu negócio em mente e na ponta da língua, para indicar para seu círculo familiar, profissional e de amizades.
2. Marketing de conteúdo “educa” clientes para compra.
Muitas vezes, as pessoas não compram um produto porque eles não percebem o quão importante ele é ou o quanto eles precisam. Os clientes tendem a não comprar o que não entendem como funciona. Mídia de conteúdo, como blogs e vídeos do Youtube podem educar os clientes a tal ponto que eles naturalmente desejem comprar o produto.
3. Marketing de conteúdo cria um sentimento de reciprocidade com os clientes.
Oferecendo mais e mais conteúdo livre, os clientes podem chegar a um ponto onde eles querem retribuir o benefício que receberam. Se a sua empresa ajuda os visitantes do seu site a se tornarem profissionais melhores e ganhar mais dinheiro, eles vão chegar a um ponto onde vão querer comprar algo de você e inconscientemente pagar por todo o conteúdo livre que você forneceu.
4. Marketing de conteúdo atrai clientes de forma gratuita.
Em vez de pagar por clique, ou seja, gerar custos para o seu negócio, você pode atrair 500 clientes com o custo de escrever um post em seu blog. Se você escrever o conteúdo estrategicamente, cada post seu irá gerar um retorno recorrente no longo prazo. Milhares de pessoas podem ler um post escrito em 2 ou 3 horas. Considerando que os anúncios na internet cobram para trazer as pessoas para o seu site uma vez, o conteúdo escrito uma vez, pode direcionar tráfego milhares de vezes para o seu site, por anos. O conteúdo se torna um ativo, enquanto a publicidade, se não obter retorno, se torna algo dúbio, entre o investimento e a despesa.
5. Marketing de conteúdo cria conteúdo que será compartilhado.
Pense sobre o que as pessoas compartilham online. Eles compartilham conteúdo. Se você olhar para qualquer perfil de Facebook, em boa parte deles 90% do que é compartilhado são links para o conteúdo, e não links para websites. Mesmo que os clientes gostem de você o suficiente para clicar em um link de compartilhamento de sua página inicial, eles o farão uma vez, pois se não houver conteúdo interessante e relevante, não há nenhuma razão para compartilhar seu site novamente.
Se sua empresa aposta em postar conteúdo de qualidade, o mesmo cliente pode compartilhar seu conteúdo diversas vezes ao longo do tempo. São múltiplas oportunidades para multiplicar sua audiência. O ponto mais importante é que as pessoas compartilham sites de conteúdo, e não links de páginas iniciais de sites. Criar conteúdo estrategicamente, aumenta a chance de sua marca ou negócio em algum nível, se tornar um “viral”.
6. Marketing de conteúdo favorece SEO.
Para cada post que você publicar, você tem novos conteúdos que podem ser indexados pelo Google. Se seu site não tem blog, pode ter mais comumente, digamos, de 5 a 10 páginas que podem ser indexadas(Quem Somos, Serviços, Política de Privacidade, etc). Depois de escrever um post por semana durante um ano, seu site vai ter mais de 50 páginas!
Mesmo que as postagens não sejam escritas estrategicamente, você terá dezenas de páginas que podem ser encontradas no Google por algum termo de busca. Isso é muito melhor do que 5 a 10, e muito mais probabilidade de melhorar seu page rank.
7. Marketing de conteúdo aumenta o tráfego.
Imagine uma empresa que não tem blog. Ela começa a postar e em poucos meses já vê os contatos a partir de seu site e redes sociais prosperarem, as visitas de seu site aumentarem.
Logo ela abre um canal no Youtube com vídeos de seus produtos e potencializa ainda mais o efeito da onda de posts, pois lá no Youtube conta o link para o blog, que também postou o vídeo.
Com podcasts por exemplo, o upload de conteúdo no iTunes criará uma outra fonte potencial de tráfego sem gerar despesas, e uma oportunidade para passar a sua mensagem para mais uma platéia, que também conhecerá o link de seu blog.
Como cada podcast, cada vídeo, e cada texto do blog está sendo postado no Facebook, Twitter, g+ e outros, você está criando diferentes frentes de oportunidade para aumentar o tráfego para seu site, e portanto o interesse em seu negócio, o reconhecimento de sua autoridade, que mais cedo ou mais tarde podem ser capitalizados em novos negócios.
8. Marketing de conteúdo é altamente segmentado.
Um dos objetivos com qualquer campanha de marketing, é fazer com que sua mensagem exposta a um grande público, atinja o segmento correto e seja apreciada por ele. Um grande público significa que mais pessoas sabem sobre você, e um público mais segmentado significa que um percentual maior do público pode potencialmente se converter em fãs, defensores e compradores.
Com o marketing de conteúdo, você desenvolve conteúdo produzido especificamente para seus clientes. Este é o tipo de conteúdo que pode trazer compradores para seu site.Você pode por exemplo fornecer um manual ou guia de graça para o seu público, sobre o assunto do qual sua empresa realmente entende. Isto, por sua vez atrai um público alvo de profissionais da sua área interessados em adquirir ou potencializar conhecimento. Cada leitor não se torna necessariamente um comprador, mas o público é altamente segmentado, e alguns dos membros da audiência acabarão por se tornar compradores, defensores e fãs da sua marca, compartilhando o fato de como você entende de um assunto, e como foi bacana distribuindo algo útil, o que mais cedo ou mais tarde acaba gerando novas vendas.
Podemos ajudar você a criar uma estratégia de marketing de conteúdo, melhorar seu site para que funcione bem nos dispositivos móveis, ou mesmo reformá-lo.