Profissionais autônomos encontram toneladas de conselhos sobre sites, blogs, marketing nas redes sociais e SEO. Tornou-se quase um consenso que algum tipo de presença nas redes sociais é um requisito básico, assim como a criação de um site sobre o serviço prestado.
Empresas grandes hoje investem em sites abrangentes, com várias funções. Seria bom para o profissional liberal ter tempo e recursos para construir e manter um site equivalente ao de uma empresa grande, mas a maioria dos profissionais liberais não conseguirá tornar isso realidade. Para o profissional liberal, a melhor escolha será geralmente entre a criação de um blog ou a criação de uma landing page.
Blog ou Landing page, em qual é melhor investir?
- Um blog fornece conteúdo para outras plataformas de redes sociais
- As pessoas podem gostar de seu blog e compartilhar seu conteúdo indefinidamente
- Criar um blog e publicar posts regularmente, é a melhor forma de ficar bem posicionado nos resultados de busca do Google no médio e longo prazo, porque os mecanismos de busca são conhecidos por priorizar coisas como conteúdo recente e de qualidade
- Posts constantes através do tempo criam autoridade de especialista em seu segmento de atuação
Apesar de todas as vantagens, o blog tem uma grande desvantagem sobre uma landing page. Escrever para um blog leva tempo e consome energia mental. A menos que você esteja preparado para escrever pelo menos um post toda a semana, o blog não é a sua melhor opção. Um blog desatualizado, “parado”, pode trazer desvantagens. Os visitantes de um blog que tem apenas uma ou duas postagens, ou posts que têm anos, podem acreditar que você não está mais prestando serviços ou é relapso e acomodado.
Para muitos profissionais liberais, a criação de uma landing page que descreva aduadamente seu perfil e serviço, facilitando o contato por email, formulário de contato, ou whatsapp será todo o investimento que precisa ser feito. Pode não ser uma ferramenta de marketing tão poderosa como um blog, mas ainda oferece benefícios relevantes.
As landing pages oferecem uma maneira fácil para as pessoas encontrarem e contatá-lo on-line. Links para suas contas de redes sociais (LinkedIn, Twitter, Facebook, Instagram, etc.) podem oferecer um nível interessante de interatividade e dinâmica com o visitante. Se você posta bastante nestas redes, o visitante poderá se tornar cliente, após acessar sua landing page, clicar no link da rede social e se interessar pelos seus posts nela. Para amarrar o processo, você pode nas suas redes sociais informar no perfil o link de sua landing page.
Outro ponto forte da landing page é que ela requer muito pouco trabalho adicional de manutenção, tornando-se o meio menos dispendioso para ter uma presença profissional na internet.
Resumidamente, se você tem tempo, em torno de 2 horas por semana para criar posts realmente interessantes, que interessem seu público alvo, o melhor é criar um blog e postar, e postar. Isso melhorará sua colocação nos resultados de busca do Google, mas sem o compromisso de atualizar frequentemente o blog, ele pode jogar contra você.
Se você não tem tempo para atualizar conteúdo, pode investir em criar uma landing page de qualidade, linkando ela com suas redes sociais, onde através da postagem rápida de fotos, frases, textos curtos e vídeos, você manterá a interatividade com visitantes viva e trabalhando a seu favor.
O bacana é que você pode optar por qualquer um dos caminhos inicialmente, e depois combinar os dois.
O importante é você mostrar para o mundo seu trabalho através da internet.