Índice
- 1 O que foram as sesmarias e para que foram criadas?
- 2 Como funcionava o sistema de distribuição de terras conhecido como sesmarias?
- 3 Como funcionava a Lei das Sesmarias?
- 4 Quanto é uma sesmaria?
- 5 Qual era o objetivo das capitanias hereditárias?
- 6 Que rei promulgou a Lei das Sesmarias?
- 7 Quando existiam as capitanias hereditárias?
- 8 Como foi o ato de redimensionar as fronteiras das capitanias hereditárias?
O que foram as sesmarias e para que foram criadas?
Com a adoção do sistema de sesmaria, a Coroa Portuguesa pretendia cultivar as terras de sua colônia na América e povoar o novo território recém-conhecido. Sesmaria era um lote de terras distribuído a um beneficiário, em nome do rei de Portugal, com o objetivo de cultivar terras virgens.
O que eram as chamadas sesmarias?
Sesmaria (de sesma, derivada do latim sexĭma, ou seja, “sexta parte”) foi um sistema português, adaptado no Brasil, que normatizava a distribuição de terras destinadas à produção agrícola.
O nome sesmaria deriva de sesmar, dividir. Por esse sistema, as terras cultivadas nas comunidades eram divididas conforme o número de habitantes e, depois, sorteadas. O objetivo era garantir o cultivo das áreas, que eram denominadas sesmo porque correspondiam à sexta parte do valor de cada terreno.
O que são as capitanias hereditárias?
As capitanias hereditárias eram um sistema de Administração Territorial da América Portuguesa. Esse sistema fazia parte do Império Português e foi implantado em 1534. A Coroa Portuguesa no Brasil estava com seus recursos escassos e delegou a tarefa de colonização e exploração de algumas áreas.
A lei das Sesmarias vingou no Brasil no século XVI após a ocupação territorial por meio das Capitanias Hereditárias. Trata-se de um documento no qual determinava quais eram os critérios para a divisão dessas terras e como iriam ser os impostos cobrados a partir dela.
Qual a relação das sesmarias com a concentração de terras hoje?
Ao longo da colonização, os proprietários das sesmarias tornaram-se os grandes proprietários de terra que compunham a elite colonial. Por meio das funções políticas e sociais que tiveram, vemos que as sesmarias explicam a origem do problema de concentração de terras no Brasil.
Quanto é uma sesmaria?
Medições de terra no Brasil
Medida | Tamanho |
---|---|
Hectare | 10.000m² |
Légua de Sesmaria | 43.560.00m² |
Palmo de Sesmaria | 1.452m² |
Quadra de Sesmaria | 871.200m² |
Quais capitanias hereditárias se destacaram no Brasil?
Pernambuco e São Vicente foram as capitanias que mais prosperaram. Nelas haviam ocorrido experiências de ocupação agrícola desde o período da colonização acidental. Apesar de enfrentarem problemas comuns aos das demais capitanias, Duarte Coelho e Martim Afonso de Sousa obtiveram sucesso.
Qual era o objetivo das capitanias hereditárias?
Essa proposta consistia em dividir o Brasil em quinze grandes faixas de terra, que foram entregues à responsabilidade dos donatários. A função deles era desenvolver economicamente a região e promover o desenvolvimento populacional de suas capitanias.
Qual o objetivo da lei sesmarias?
No geral, essa lei foi instituída para determinar a demarcação de terras para que estas fossem ocupadas e produzissem alimentos para o aumento da exportação bem como a defesa do território através de forças militares em função dos colonizadores portugueses.
Que rei promulgou a Lei das Sesmarias?
Quando D. Fernando (1367-1383) promulgou a Lei das Sesmarias, talvez por 1375, a Europa estava em crise, com instabilidade política e da paz, para além das carências alimentares e dos efeitos da peste, mas a atenção prestada à agricultura não chegou para corrigir a debilidade.
Qual a relação entre a colonização e a concentração de terras no Brasil?
Trata-se de um processo histórico que vem se perpetuando nos dias atuais e é frequentemente associado à questão da colonização do Brasil com a divisão da área ocupada pelos portugueses em Capitanias Hereditárias.
Quando existiam as capitanias hereditárias?
As capitanias hereditárias existiram até 1821. À medida que iam fracassando, voltavam às mãos da Coroa Portuguesa e eram redimensionadas, gerando novas estruturas de administração. O ato de redimensionar as fronteiras das capitanias hereditárias moldou alguns estados litorâneos atuais.
Como foram as capitanias hereditárias implantadas em terras brasileiras?
As Capitanias Hereditárias foi o primeiro sistema administrativo implantado por Portugal em terras brasileiras.
Como foi o ato de redimensionar as fronteiras das capitanias hereditárias?
O ato de redimensionar as fronteiras das capitanias hereditárias moldou alguns estados litorâneos atuais. Finalmente, diante dos problemas de administração, a Coroa portuguesa resolve, em 1548, centralizar o poder e nomear um governador geral ( Tomé de Sousa) para o Brasil, iniciando uma nova fase da história colonial brasileira.
Por que as capitanias não tiveram sucesso?
A pessoa que a recebesse deveria, obrigatoriamente, ser cristã, deveria tornar a terra produtiva em até cinco anos e deveria pagar todos os impostos devidos à Coroa. As capitanias não foram um empreendimento de grande sucesso. Das 14 capitanias instaladas, apenas as capitanias de São Vicente e de Pernambuco tiveram relativo grau de sucesso.