ConselhosRapidos

Soluções simples para problemas complexos

O que é Kelvin na iluminação?

Cientificamente falando, a temperatura de cor (medida em Kelvin) é baseada na relação entre a temperatura de um material conhecido como “corpo negro”, e a distribuição de energia da luz emitida, uma vez que a temperatura desse corpo negro é elevada a partir do zero.

Qual a temperatura de cor da luz do dia?

A luz “quente” de aparência amarelada tem | aproximadamente 3000K, a luz “fria” de aparência azul violeta tem temperatura de cor maior que 6000K, já a luz branca natural, emitida pelo sol em céu aberto ao meio-dia, tem temperatura de cor próxima de 5800K.

O que significa temperatura de cor 6500K?

Temperatura de cor expressa a aparência de cor da luz emitida pela fonte. A sua unidade de medida é o Kelvin (K). Quanto mais alta a temperatura de cor, mais clara é a tonalidade de cor da luz. Ex.: Uma lâmpada de temperatura de cor de 2700K tem tonalidade suave, já uma outra de 6500K tem tonalidade clara.

O que significa temperatura de cor em iluminação?

A temperatura de cor é basicamente uma característica da luz visível, trata-se da “aparência” da cor produzida por uma fonte de iluminação. Por definição, temperatura de cor de uma fonte de luz é a temperatura que um corpo negro irradia conforme é aquecido. Logo, a unidade de medida desta grandeza é Kelvin (K).

O que significa 6.000 K em lâmpadas?

Medida em Kelvin (K), a temperatura de cor tem a ver com a tonalidade da luz emitida, variando entre o quase branco (6.000K) a uma aparência amarelada (2.700K). Salguero explica que quanto mais alta for a temperatura de cor, mais clara será a tonalidade da luz.

Em qual temperatura em Kelvin podemos encontrar luz com temperatura de cor definida como fria?

As fontes de luz frias possuem temperatura de cor de até 5600 K. São os monitores, o Sol, etc. O ideal em uma residência é variar a temperatura da luz entre 2700K e 5000K.

Qual a cor da luz do dia?

cor branca
A cor branca na faixa de temperatura de cor denominada “luz do dia” é a que mais se aproxima da luz do Sol, que ilumina naturalmente os ambientes que frequentamos, sejam internos ou externos, depois de filtrada e afetada pela atmosfera da Terra, por isso ganhou esse nome.

Como saber a temperatura de cor?

A temperatura de cor é medida em Kelvin (K) e varia entre 1.500K e 10.000K. Quanto mais próxima de 1.500K, mais quente ou amarela vai ser a iluminação. Por outro lado, quanto maior a temperatura em Kelvin, mais azulada será a luz.

O que significa dizer que uma lâmpada de 6000K?

Quando falamos em luz quente e luz fria estamos nos referindo à lâmpadas brancas quentes e frias. A lâmpada fria possui a temperatura entre 6000K e 6500K e emite uma nuance mais azulada. Já a lâmpada quente emite um tom mais amarelo de luz e a sua temperatura está entre 3000K e 3500K.

O que significa 6000K na lâmpada LED?

Branco Frio (6000-7000 Kelvin): comparável às lâmpadas fluorescentes e de alta potência (lâmpadas de mercúrio ou vapor metálico) utilizadas em indústrias, comércios e tipicamente nos hospitais e drogarias.

O que é temperatura de cor correlata?

A temperatura de cor correlata é expressa em kelvin (K). O IRC mede quanto a luz artificial se aproxima da natural. Quanto maior o IRC, melhor, sendo este um fator preponderante para comparação de fontes de luz com a mesma TCC, ou para a escolha da lâmpada.

Qual a temperatura de cor ideal para escritório?

A tonalidade de cor branca neutra (acima de 4000K) é indicada para ambientes onde há atividades que exigem luz branca, e aumento da produtividade, necessária em escritórios, fábricas etc. Índice de reprodução de cores: Recomenda-se a utilização de lâmpadas com índice de reprodução de cores acima de 80.