ConselhosRapidos

Soluções simples para problemas complexos

É correto falar se lembra?

Em outras palavras: se você lembra, lembra alguma coisa (=objeto direto); se você se lembra, lembra-se de alguma coisa (=objeto indireto). O mesmo caso acontece com o verbo esquecer. Você pode esquecer alguma coisa ou esquecer-se de alguma coisa: “Ele esqueceu os documentos” ou “Ele se esqueceu dos documentos”.

Quando o verbo lembrar e transitivo direto?

O cérebro humano não consegue lembrar algo e fazer contas ao mesmo tempo. Nesse caso, o verbo lembrar é transitivo direto, ou seja, exige complemento sem preposição.

Quando usar o verbo lembrar?

O verbo lembrar pode ser utilizado como verbo transitivo direto e indireto, tendo tanto um objeto direto como um objeto indireto como complementos verbais….Regência do verbo lembrar

  1. Lembro-me de você.
  2. Lembro-me de tudo.
  3. Lembro-me da história.
  4. Lembro-me da confusão.
  5. Lembro-me do teu pai.
  6. Lembro-me dos acontecimentos.

Quem lembra lembra de algo?

Se o verbo não vier acompanhado de um pronome, deve ser usado sem preposição. Ou seja, quem esquece, esquece alguma coisa; quem lembra, lembra alguma coisa.

É Lembresse ou Lembre-se?

Lembrasse vem do verbo lembrar. O mesmo que: evocasse, recordasse, relembrasse, memorizasse, memorasse, ocorresse.

O que é verbo transitivo direto exemplos?

Verbos transitivos diretos (VTD) são os verbos que precisam de um complemento para fazer sentido. Esse complemento, chamado de objeto direto, se liga ao verbo sem preposição obrigatória: Objeto direto: meu bolo predileto) Ganhei flores.

Qual o sujeito do verbo lembrar?

Efectivamente, o verbo lembrar, em princípio, tem características lexicais que pressupõem um sujeito com traço mais humano, muitas vezes pronominalizado (lembrar-se).

Qual é o verbo de lembrar?

lembrar – verbo

Indicativo
Presente Pretérito imperfeito Futuro
lembre lembres lembre lembremos lembreis lembrem lembrasse lembrasses lembrasse lembrássemos lembrásseis lembrassem lembrar lembrares lembrar lembrarmos lembrardes lembrarem

Quando se usa mim e me?

Mim e me são pronomes oblíquos da primeira pessoa do singular, assim como comigo. Esses pronomes exercem na oração a função de objeto ou complemento. O que os diferencia é o uso de preposição: me pode ser objeto direto ou indireto, dependendo da transitividade do verbo. Mim sempre vem regido de preposição.

É errado falar lembra de mim?

No texto formal, “lembra-se de mim” é a forma exigível, correta. * quando acompanhados de pronomes, são TI e constroem-se com DE. Ela se lembrou do namorado distante. Você se esqueceu da caneta no bolso do paletó.

Como que se escreve lembre?

Lembre vem do verbo lembrar. O mesmo que: evoque, recorde, relembre, memorize, memore, ocorra.