A venda de produtos em blogs é uma das melhores maneiras de transformar visitantes em clientes.
Na verdade, muitas empresas investem na criação de blogs especificamente com o objetivo de comercializar e vender seus produtos e serviços.
Índice
Audiência e taxa de conversão
Os dois maiores fatores ligados ao sucesso de vendas feitas por blogs são a quantidade de visitantes e o número deles que você pode converter em clientes que de fato pagam por algo(também conhecido como taxa de conversão).
Criar um público de visitantes e aumentá-lo, significa mais clientes potenciais
Construir um público maior é algo em que cada blogueiro deve se concentrar. Claro, a melhor maneira de criar seu público após a criação de seu blog, é através de conteúdo de qualidade que agrega valor real para seus leitores e, claro, tornar este conteúdo facilmente compartilhável entre pessoas para expandir a visibilidade potencial do seu blog.
É por isso que fica mais fácil escrever sobre algo que você domine, um assunto do qual entende e até seja apaixonado. Ser apaixonado por um assunto torna mais provável que seus leitores se interessem pelo com seu conteúdo, e também ajuda a garantir que você se empenhará em atualizar regularmente seu blog.
Quando você aumenta o público de pessoas que regularmente visita seu blog, você também está aumentando sua base de clientes potenciais. Quanto mais seguidores você conseguir após a criação de blog, mais vendas potenciais você poderá dirigir, mas claro, além de aumentar o seu público, você também deve estar atento à porcentagem deles que você está se transformando em clientes.
Aumente suas taxas de conversão, com conteúdo relevante
Aumentar a taxa de seus leitores que você converte em clientes pode parecer complicado, mas uma boa abordagem é apresentar o valor real dos produtos e serviços que você está vendendo. Mesmo que após a criação de seu blog, você crie conteúdo envolvente e facilmente compartilhável, e que seus leitores adorem ele, é preciso focar em apresentar benefícios reais, exemplos de uso e as vantagens do que você está vendendo.
Você deve apresentar seus produtos e serviços em seu blog, de forma natural, como se estivesse mais preocupado em demonstrar suas ventagens a um amigo, ou estivesse orgulho de uma compra vantajosa, ao invés de focar apenas em aspectos como preço e condição de pagamento. Por incrível que pareça, isto torna muito mais provável que seus leitores virem clientes.
É que hoje, com a oferta imensa de produtos e serviços similares que existem no mercado, o que mais pode potencializar o sucesso de uma marca, é o quanto ela é capaz de criar um relacionamento verdadeiro de vantagens mútuas(ganha-ganha) com o cliente.
Transformando leitores em clientes
Muitos blogueiros já possuem um produto que pretendem vender. Pode ser algo simples como um e-book ou serviços de consultoria.
O desafio é não focar demais nas vendas, a ponto de negligenciar as a finalidade primordial da criação do blog que se destina a atrair seus clientes. Nunca se pode perder de vista o que traz leitores fiéis que podem se tornar cliente: conteúdo de qualidade.
A melhor publicidade para qualquer produto ou serviço é mostrar aos seus potenciais clientes o que ele tem para oferecer de bacana e diferente. E não há melhor maneira de fazer isso, do que através dos posts do seu blog, com textos bem feitos, fotos atrativas e vídeos que de fato mostrem as vantagens e benefícios de pagar pelo seu serviço ou produto. Se você esquecer este ponto, e investir demais na venda pela venda, sem relacionamento, você perderá leitores antes mesmo de ter a chance de transformá-los em clientes.
Independentemente do tipo de produto ou serviço que você está oferecendo, você pode alavancar suas vendas seguindo um conselho simples:
Não venda seus produtos apenas, venda-se
Se você está tentando convencer um cliente a pagar por um produto ou serviço, mostrar concretamente como ele vai facilitar a vida ou o trabalho dele, as vantagens e benefícios de pagar por ele, é fundamental.
Todos nós somos bombardeados com dezenas de propagandas todos os dias. Devido a isso, a maioria das pessoas filtra e ignora publicidade repetitiva e apelativa.
A boa notícia é que você pode se destacar da manada, mostrando claramente o motivo pela qual seus leitores devem comprar o que você está oferecendo, evitando “fórmulas de sucesso” e, em vez disso, mostrando da forma mais original, criativa e única possível aos seus leitores as vantagens e benefícios de seu serviço ou produto.
Relacionamento, autoridade e autenticidade
As pessoas são mais propensas a comprar de uma fonte confiável, com a qual tenham um relacionamento positivo, então a autenticidade é vital. Seja verdadeiro e não exagere nem economize ao demonstrar seu produto ou serviço.
A criação de um blog pode ajudar você a mostrar tudo que sabe, e isto poderá tornar você um especialista perante um público que você jamais pensou em alcançar. Lembre-se que quanto mais conteúdo de qualidade você produz, e quanto mais este conteúdo influi positivamente na vida e trabalho das pessoas, mais elas tendem a te ajudar divulgar seu produto ou serviço, e mais leitores tendem a se tornar seus clientes.
É preciso agir com pensamento de médio e longo prazo, e focado na qualidade, para que leitores do seu blog se tornem clientes. É um trabalho árduo, mas com uma ótima relação custo benefício, e cujo resultado tende a ser altamente recompensador e sim, lucrativo.