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Soluções simples para problemas complexos

Como sua árvore de conteúdo pode captar novos negócios

No primeiro post desta série, vimos como iniciar o conteúdo de seu site pode ser simples, compondo a raiz e tronco de um site.

A seguir, vimos a importância de expandir o conteúdo, com páginas internas, como galhos de uma árvore.

Neste post, vamos abordar um dos grandes objetivos do modelo cuja finalidade é expandir a árvore de conteúdo da forma mais simples e ágil possível após a criação de seu site: aumentar o page ranking e captar leads e contatos que gerem possibilidades de negócios.

Seu site precisa de posts, como uma árvore precisa de folhas

Estas são duas das principais funções das folhas em uma árvore: respiração e captar a luz do Sol.

Sem isso, a planta pode não sobreviver, tal qual um site sem posts.

Um site sem posts, sem um blog, em geral não tem uma vida longa e produtiva.

Você já percebeu como as mais diversas empresas investem na criação de blogs?

O mundo empresarial já percebeu que é preciso envolver os visitantes com conteúdo atrativo. São lojas, prestadores de serviços, indústrias, anunciando frenquentemente novos conteúdos em seus blogs. 

Posts captam energia, como folhas de uma árvore

Pense em quantas páginas existem em seu site.

Provavelmente não são dezenas, são algumas, e você quase nunca atualiza elas, correto?

Como uma árvore que pode captar mais luz, energia solar, gás, por ter folhas saudáveis, um blog com posts atrativos, dinamiza a vida de um site.

Toda vez que você escreve uma postagem no blog, é mais uma página “percebida” pelo Google em seu site, uma página a mais indexada, o que significa mais uma oportunidade para você aparecer nos mecanismos de busca e direcionar o tráfego para o seu site na busca orgânica(aquela que não é paga, que digamos assim acontece, “espontâneamente”).

Um novo post também representa para o Google e outros mecanismos de busca que seu site está em plena atividade e eles devem te verificar freqüentemente para indexar o conteúdo novo publicado.

Manter um blog também ajuda você a ser encontrado através das mídias sociais. Toda vez que você escreve uma postagem no blog, você está criando conteúdo que visitantes podem compartilhar em redes sociais – LinkedIn, Facebook, Twitter, Pinterest – o que ajuda a promover seu negócio junto a um novo público que talvez ainda não conheça seu negócio.

Converter tráfego em leads

Assim como cada post do blog que você publica é ​​outra “página” indexada, também é uma nova oportunidade para captar novos leads. A maneira como isso funciona é realmente simples: basta adicionar um “call to action” em cada post no blog. São as folhas da árvore captando energia, que se converte em alimento: leads ou contatos para prospecção de negócios.

  • O visitante acessa seu site
  • O visitante vê a “call to action” para uma oferta de ebook gratuito, orçamento sem compromisso, cadastro em newsletter, promoção, cupom de desconto, etc
  • O Visitante clica na “call to action” e chega a uma página de destino, que contém um formulário para preencher com suas informações
  • O visitante preenche o formulário, envia informações e recebe a oferta gratuita, ou efetiva um contato, ou ainda uma contratação

Se você rolar para baixo nesta postagem, você verá uma “call to action” te oferecendo um orçamento sem compromisso para criação de blog.

É assim que você transforma o tráfego em seu blog em leads e contatos com possibilidade de vendas.

Primavera, verão, outono, inverno e primavera

Entre fases de alta e fases de baixa, seus posts continuam gerando resultados após a criação do blog, através do tempo, tal como acontece com folhas de uma árvore em relação às estações do ano.

Digamos que você publique um post no seu blog e a publicação renda 150 visualizações e 15 leads. Você conquista mais 55 visualizações e 5 leads em alguns dias, graças a pessoas que compartilharam com amigos o post que criou nas redes sociais.

Você já atingiu estas pessoas de saída, mas o ciclo natural do post não termina por aí.

Este post está agora indexado nos mecanismos de busca. Isso significa que ao longo dos dias, semanas, meses e anos por vir, você continua a obter o tráfego e leads em função deste post.

É como se o tempo potencializasse seu esforço e resultado, como se fosse a própria natureza agindo, orgânicamente.

O esforço que você fez pode se transformar em centenas de milhares de visualizações e leads no decorrer do tempo.

Há estimativas de que cerca de 50% do tráfego a cada mês de um blog com um número razoável de posts, em média, vem  de posts que foram publicados pelo menos há 30 dias.

 Acontece o mesmo com os leads gerados em um mês atual – muitos dos leads provêm de posts que foram publicadas em meses anteriores. Às vezes há anos.

Este fato mostra a escalabilidade dos blogs de negócios. Embora você possa não ver resultados imediatamente, através do tempo, você poderá contar com uma quantidade previsível de tráfego e leads para o seu negócio sem nenhum investimento ou esforço adicional.

Existem outros ganhos que a criação de blogs pode trazer

  • Lançamentos de produtos ou informações de eventos. É certamente mais fácil chamar a atenção para mais iniciativas focadas na empresa, se você criou sua própria audiência, ao invés de tentar “vender” a notícia à mídia tradicional.
  • Usar o blog para testar campanhas de preços baixos – antes de investir muito dinheiro e tempo em sua criação, testar ela sem grande divulgação afora o blog;
  • Repositório de conteúdo para sua equipe. Como fazemos tal processo(ex: devolução ou assistência técnica)? Como funciona aquele produto? Pode estar tudo no blog… e você ainda pode dizer para seu cliente, “está tudo no nosso blog” 🙂

Espero que tenham curtido este novo post, e o primeiro e segundo capítulos da série sobre a árvore de conteúdo, algo cujo cultivo é essencial após a criação de seu site.

Posts são como folhas que captam energia, que gera alimento para seu site.

Em breve, neste mesmo Bat Canal, o capítulo final da saga da árvore de conteúdo.

Dica:  você pode acompanhar a série e outros posts assinando a newsletter mensal que está na barra lateral deste post.

Está pensando em investir na criação de blog?

Esta é uma ferramenta que pode tornar seu trabalho mais conhecido e colaborar com o reconhecimento de sua autoridade, bem como ajudar você na comunicação com o cliente, gerando compartilhamento orgânico para seus conteúdos.