Índice
Como o termo têmpera tem sido utilizado ao longo da história?
A têmpera, que vem do latim (temperare) significa misturar ou aglutinar, é a tinta mais antiga que temos. Desde a arte dos gregos, a têmpera foi muito utilizada pelo homem. Na idade média, era muito usada quando se produziam retábulos, pinturas de figuras religiosas, afrescos e na decoração de paredes.
O que são pigmentos aglutinantes e solventes?
Substância que funciona como uma cola, usada na composição das tintas para ligar e fixar as partículas de pigmento à base escolhida para a pintura. Resinas de árvore, gema de ovo e sumo de alho são exemplos de aglutinantes usados na composição de tintas, assim como a cola plástica.
Quais são os aglutinantes?
Os aglutinantes podem ser: o soro de leite (têmpera caseína), gema de ovo sem película (têmpera ovo) e a clara de ovo batida em neve (têmpera albumina). – depois de seca as cores mantêm-se muito próximas às do pigmento original. A água e o pigmento deve ser adicionados aos poucos.
Qual a diferença entre têmpera e óleo?
O próprio guache é um exemplo comum de têmpera, composta por goma arábica e mel ou glicerina (utilizados para aumentar a plasticidade da tinta). A diferença visual entre a têmpera e a pintura a óleo é bastante observável: a têmpera é mais opaca e luminosa e os tons escuros são menos profundos.
Qual a origem da têmpera?
O ouro realçava as cores opacas, que adquiriam algum reflexo quando aplicadas sobre o fundo brilhante. Ainda na Idade Média (por volta do sec XII) os iluminadores de escrituras já aplicavam as técnicas de têmpera utilizando substâncias parecidas com a goma arábica, pois tinham como aglutinante a cola vegetal da cerejeira ou ameixeira [7].
Quais são os veículos da têmpera?
Os veículos da têmpera são emulsões [8] que, quando secas, formam películas transparentes e quando molhadas têm uma aparência leitosa, causada pela refração e dispersão da luz através da água que envolve os glóbulos oleosos e pigmentos.