ConselhosRapidos

Soluções simples para problemas complexos

Como fazer para tirar a segunda via do CPF?

Acesse a página da Receita Federal; Preencha corretamente com os seus dados (número do CPF, nome completo, data de nascimento, nome da sua mãe e número do seu título de eleitor); Na tela seguinte, você irá visualizar o comprovante e então é só fazer a impressão.

Quando a pessoa perde o CPF O que devo fazer?

Atualmente não existe mais um cartão do CPF, como era feito anteriormente. Portanto, caso você tenha perdido esse cartão, o que é possível fazer é a impressão do comprovante de inscrição na Receita Federal, disponível no portal eletrônico da receita federal.

Como tirar outro CPF pela internet?

Basta entrar no site da Receita Federal, informar o número do seu CPF, seu nome, data de nascimento, nome da sua mãe e o número do título de eleitor. Com isso, a Receita vai gerar um protocolo com os seus dados e informar quando e onde você deve retirar a segunda via do documento. É bem simples mesmo.

Tem como cancelar o CPF e fazer outro?

Em caso de roubo, é possível o cancelamento de um Cadastro de Pessoa Física (CPF) e a emissão de novo número. De acordo com decisão da Turma Nacional de Uniformização da Justiça Federal (TNU), na ausência de lei tratando do assunto, não existe proibição à medida.

Como imprimir o CPF feito pelo Correio?

Para imprimir a 2ª via do CPF diretamente no site da Receita Federal, clique aqui. Conforme imagem abaixo, preencha os campos “CPF“, “Nome”, “Data de Nascimento”, “Nome da Mãe” e, caso tenha entre 18 e 70 anos de idade, o “Título de Eleitor”. Clique no botão “Enviar” e digite os caracteres de verificação (CAPTCHA).

Tem problema perder o CPF?

Emita a segunda via do seu documento. Como mencionamos ter seu documento perdido, pode te trazer problemas, por isso é preciso que você emita a segunda via do seu CPF.

Como fazer outro CPF com outro número?

Não. A inscrição só pode ser feita uma vez e não é permitido trocar o número do CPF. A Justiça Federal atenta para o fato de que cabe o cancelamento de Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e o fornecimento de novo número diante de fraude praticada por terceiros com o documento do titular.

Como tirar o CPF de um menor?

A solicitação do CPF para menores de idade pode ser feita online, desde que a pessoa já possua título de eleitor. Além disso, o cadastro de menores de 16 anos, tutelados, curatelados e outras Pessoas Físicas sujeitas à guarda judicial deve ser feito pelos pais, tutores, curadores ou responsáveis pela guarda judicial.

Quando o CPF pode ser cancelado?

TIPOS DE SITUAÇÃO CADASTRAL SUSPENSA: o cadastro está incorreto ou incompleto. CANCELADA: isso acontece no caso de multiplicidade na inscrição ou por decisão administrativa/judicial. TITULAR FALECIDO: foi constatado o falecimento do portador do CPF. NULA: foi identificada fraude na inscrição e o CPF foi anulado.

É possível alterar o número do CPF?

Até pode. Mas não é uma tarefa fácil, porque a Receita Federal considera o número de CPF como uma impressão digital: cada um tem a sua. Mas a Receita é enfática: mesmo que o CPF esteja sendo usado em fraudes, só dá para cancelar e trocar o número do documento com uma decisão judicial.

Como imprimir o CPF apenas pelo nome?

Por que tirar a 2a via do CPF?

Não só pelo motivo da perda, como roubo ou assalto, mas principalmente pela burocracia. Na maioria dos casos, é preciso ficar em filas, pegar senha e esperar. No entanto, para tirar a 2ª via do CPF não precisamos enfrentar esse transtorno. Todo o procedimento pode ser feito pela internet.

Como andar com o CPF e o RG?

Hoje em dia, você não precisa andar com o CPF e o RG na carteira. Quem mora em São Paulo, por exemplo, pode ir até um PoupaTempo e atualizar seu documento de identidade. Assim, no mesmo documento terá o número do seu CPF também. Andar só com RG é bem mais prático.

Como é possível emitir o seu CPF hoje?

Já consultou seu CPF hoje? Se você declara o Imposto de Renda, é possível emitir a segunda via do seu CPF pelo Portal eCAC, centro virtual de atendimento da Receita Federal. Para usar esse recurso, é preciso que você tenha o código de acesso, que é bem rápido de gerar.

Por que ir com o CPF?

Na tela inicial do eCAC, basta clicar em “Cadastros” e em seguida, em “Comprovante de Inscrição no CPF”. Pronto, assim de forma rápida, comprovante do CPF será gerado e você já pode imprimir. Dica: por que andar com o CPF por aí?