Índice
- 1 Como calcular a umidade ótima?
- 2 Como calcular a umidade de uma amostra?
- 3 Como calcular a umidade ótima do solo?
- 4 Porque devemos compactar na umidade ótima?
- 5 Como calcular a massa específica?
- 6 Como calcular o volume de vazios?
- 7 Como calcular massa do solo úmido?
- 8 Como calcular massa umida?
- 9 Como se calcula o índice de vazios?
- 10 Como calcular a massa seca?
- 11 Como calcular o teor de umidade de uma amostra?
- 12 Qual é o teor de umidade?
- 13 Qual a influência da energia de compactação para a umidade ótima e a densidade seca máxima?
- 14 Como fazer o cálculo do CBR?
- 15 Como encontrar o grau de compactação?
- 16 Onde é aplicada a compactação do solo?
- 17 Qual a importância da umidade ótima na compactação dos solos?
- 18 Qual é o resultado de compactar os solos com baixo teor de humidade?
- 19 Quando um solo e compactado como varia seu peso específico em função do seu teor de umidade?
- 20 Como ler ensaio CBR?
Como calcular a umidade ótima?
A umidade ótima é obtida em laboratório através do Ensaio de compactação Proctor, que é regido pela norma brasileira ABNT NBR 07182 – Ensaios de Compactação.
Como calcular a umidade de uma amostra?
O cálculo do teor de umidade é efetuado dividindo-se a massa da água contida na amostra de solo pela massa seca das partículas sólidas do solo, sendo expresso em porcentagem.
Como calcular massa específica umida?
A massa específica aparente úmida trata-se da massa específica de um solo considerando seu estado natural encontrado em um determinado local. Deste modo, é calculado dividindo-se a massa pelo volume de solo naturalmente encontrado.
Qual a umidade do solo?
A umidade do solo é definida como a massa da água contida em uma amostra de solo dividido pela massa de solo seco , sendo expressa em quilogramas de água por quilogramas de solo, ou, multiplicando-se por 100, tem-se em percentagem.
Como calcular a umidade ótima do solo?
A massa específica seca máxima é 1,595 g/cm3 (ou peso específico seco máximo de 15,95 kN/m3) e o teor de umidade ótimo é de 21,1%. w = 18,35% e ρd =1,479 g/cm3 Será necessário acrescentar água para atingir o teor de umidade ótimo.
Porque devemos compactar na umidade ótima?
Quando se compacta com baixa umidade, o atrito entre as partículas é maior. Como consequência disso, não ocorre redução significativa no vazio entre os grãos. Em umidades mais elevadas, a água propicia um efeito de lubrificação entre as partículas, que se acomodam em um arranjo mais compacto.
Como calcular o teor de uma amostra?
O Teor de sólidos é expresso em porcentagem e é calculado dividindo a massa de sólidos obtida após secagem / pela massa total da amostra x 100.
Qual a porcentagem de umidade?
O índice de umidade relativa (UR) ideal para todos, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é entre 50%-60%. Acima ou abaixo desse percentual, a umidade pode oferecer riscos à saúde e aos bens materiais.
Como calcular a massa específica?
E = mf g , (1) onde mf é a massa do fluído deslocado pelo corpo, e g é a aceleração da gravidade. Se a massa específica do corpo, ρs , for maior que a massa específica do fluído no qual está submerso, ρf , o corpo permanecerá submerso, pois o seu peso aparente será maior que o empuxo.
Como calcular o volume de vazios?
O volume dos sólidos (Vs) é obtido através do ensaio de Massa Específica Real dos Grãos, o volume total da amostra (V) é calculado, por exemplo, pelo Método da Balança Hidrostática e por consequência, o volume de vazio (Vv) é a diferença entre os dois.
Quais são os métodos que se mede a umidade do solo?
Tensiômetro é um equipamento que mede o potencial mátrico do solo, isto é, mede a tensão com que a água está retida pelas partículas do solo. Com as medidas de tensão pode-se obter o teor de água no solo e por isso esse método determina de forma indireta a umidade do solo.
O que é o teor de umidade?
Convencionou-se denominar ”teor de umidade” a relação, expressa em percentagem, entre o peso da água existente numa certa massa de solo e o peso das partículas sólidas: Água livre ou orientada, existente nos vazios do solo.
Como calcular massa do solo úmido?
A massa específica aparente (ρ) de um solo é dado pela relação entre a massa de um solo (M) e seu respectivo volume (V). A massa específica aparente seca de um solo é obtida pela razão entre a massa de um solo seco (Ms) e o respectivo volume total (V). Neste caso o teor de umidade do solo é zero (w=0).
Como calcular massa umida?
Se tivermos um metro cúbico de cavacos com 50% de umidade, o material contido nesse metro cúbico poderia ter uma massa úmida de, por exemplo, 300 kg – logo a massa específica úmida seria 300 kg/m³ de cavacos. Agora, se retirarmos a água desses cavacos (50%) sobrariam 150 kg de massa seca.
O teor de umidade dos grãos representa a quantidade de água por unidade de massa do grão úmido ou seco. Pode ser expresso pela relação entre a quantidade de água e a massa seca (base seca – eq. 2) ou entre a quantidade de água e a massa total (base úmida – eq. 3).
Como calcular a compactação do solo?
O “grau de compactação” do solo, GC, foi calculado pela relação: GC = 100 Ds/ Dref onde Ds é a densidade atual do solo e Dref é a densidade do mesmo solo em um estado de referência obtido em laboratório. O grau de compactação é expresso em porcentagem.
Como calcular o volume total do solo?
Como calcular o volume do solo
- Step 1. Tome as medidas das três dimensões do solo em metros: altura, comprimento e profundidade.
- Step 2. Multiplique estas três medidas para encontrar o volume, em metros cúbicos (m³) do solo.
- Step 3.
- Step 4.
Como se calcula o índice de vazios?
Como calcular a massa seca?
Como utilizamos 100 gramas de amostra inicialmente, o peso final da amostra corresponde à porcentagem da matéria seca do material. Caso não tenha utilizado 100 gramas de amostra, é possível calcular a porcentagem de MS da amostra dividindo o peso inicial da amostra pelo peso final multiplicado por 100.
Para que serve o teor de umidade?
A análise do teor de sólidos/umidade serve para determinar a quantidade de água em uma determinada substância e é de extrema importância em diversos processos industriais, pois pode afetar a vida útil, usabilidade, processabilidade e qualidade de um produto.
O que é teor de água no solo?
A quantidade de água no solo é determinada pelo volume adsorvido, e a retenção da mesma é determinada por características como textura, capilaridade e potencial mátrico, que são específicas de cada tipo de solo.
Como calcular o teor de umidade de uma amostra?
O teor de água variável nesses cálculos específicos denotam, respectivamente, a densidade da água (ou seja, 10.000 N/m³ a 4°C) e a densidade do solo seco (uma ordem de magnitude é de 27.000 N/m³). Como Calcular O Teor De Umidade De Uma Amostra?
Qual é o teor de umidade?
Na física dos meios porosos, o teor de umidade é a quantidade de água líquida contida em uma amostra de material, por exemplo uma amostra de solo, rocha, cerâmica ou madeira, cuja quantidade é avaliada por uma razão de peso ou volumétrica.
Quais são os métodos de determinação do teor de umidade?
Tecnologias de Determinação do Teor de Umidade. Utilizar um analisador de umidade ou um forno de secagem com uma balança são métodos comuns para determinar o teor de umidade através da perda na secagem. A tabela abaixo compara os dois métodos e fornece uma visão geral das características mais importantes. Analisador de Umidade.
Qual a quantidade de umidade na amostra?
Umidade ATRO (AM) é a quantidade de umidade na amostra, dada como uma porcentagem do peso final (seco) da amostra. Diferentes setores industriais usam diferentes unidades; por exemplo, nas indústrias madeireira e de celulose, geralmente é usado ATRO.
2) Determinação da umidade ótima e da densidade aparente seca máxima. A massa específica seca máxima é 1,595 g/cm3 (ou peso específico seco máximo de 15,95 kN/m3) e o teor de umidade ótimo é de 21,1%. w = 18,35% e ρd =1,479 g/cm3 Será necessário acrescentar água para atingir o teor de umidade ótimo.
Qual a influência da energia de compactação para a umidade ótima e a densidade seca máxima?
Quando o solo se encontra com umidade abaixo da ótima, a aplicação de maior energia de compactação provoca aumento de densidade seca, mas quando a umidade é maior do que a ótima, maior esforço de compactação pouco ou nada provoca de aumento da densidade, pois não consegue expelir o ar dos vazios.
Como fazer o cálculo do CBR?
Cálculo do CBR: CBR = [(Pressão encontrada)/(Pressão padrão)]. 100. Obs: A pressão a ser utilizada será a carga obtida dividida pela área do pistão. O resultado final para o CBR determinado, será o maior dos dois valores encontrados correspondentes às penetrações de 2,5 e 5,0mm.
Como é realizado o teste prático de teor de umidade?
Utilizar um analisador de umidade ou um forno de secagem com uma balança são métodos comuns para determinar o teor de umidade através da perda na secagem.
Qual a importância de se determinar a umidade dos solos?
O conhecimento da umidade do solo é de fundamental importância, pois indica em que condições hídricas encontra-se o mesmo, podendo auxiliar na redução dos gastos com água e energia elétrica, haja vista que o monitoramento da umidade do solo possibilita aplicações controladas e pontuais de água, respondendo o quanto e …
Como encontrar o grau de compactação?
O grau de compactação do solo (GC) foi calculado pela equação: GC = 100Ds/Dsref, em que: Ds é a densidade do solo e Dsref é a densidade do solo após a aplicação de determinada pressão em laboratório.
Onde é aplicada a compactação do solo?
Na agricultura, a compactação do solo se dá pela influência de máquinas agrícolas, tais como tratores e colhedeiras, como também pelo pisoteio de animais, como o gado.
Qual a influência da energia de compactação?
Os resultados mostram que o aumento da energia de compactação promove arranjos melhores entre partículas, ocorrendo diminuição do VAM e elevação da estabilidade e rigidez das misturas, sem prejuízos à vida de fadiga.
Qual o comportamento O solo apresenta quando tenta se compacta lo como uma umidade mais elevada que a ótima?
Qual a importância da umidade ótima na compactação dos solos?
Qual é o resultado de compactar os solos com baixo teor de humidade?
Quando um solo é compactado com baixo teor de umidade, as forças entre partículas de argila são predominantemente de atração, de tal forma que a estrutura que se forma é denominada floculada.
Qual a umidade ótima de compactação do solo?
Em Mecânica dos Solos a umidade ótima ou humidade óptima é aquela em que o solo atinge a maior massa específica aparente seca máxima, ou seja, se a quantidade de água utilizada na compactação da camada de aterro for maior ou menor que a umidade ótima, o solo não atingirá o seu grau de compactação máxima.
Qual a finalidade do processo de compactação do solo?
O processo de compactação tem como objetivo reduzir os espaços vazios, aumentar a rigidez e a resistência do solo assim como reduzir a permeabilidade. Através da compactação o maciço se torna mais homogêneo e com a redução dos vazios o peso específico aparente do solo aumenta.
Quando um solo e compactado como varia seu peso específico em função do seu teor de umidade?
Através da compactação o maciço se torna mais homogêneo e com a redução dos vazios o peso específico aparente do solo aumenta. Com isso, tem-se uma menor variação nos teores de umidade, da compressibilidade, permeabilidade, assim como resistência ao cisalhamento e a erosão.
Como ler ensaio CBR?
O Ensaio é dividido em 3 fases principais sendo:
- Compactação do corpo de prova: Os corpos de prova, comumente 5, são compactados com energia de compactação normal (12 golpes/camada) ou intermediaria (26 golpes/camada) ou modificada (55 golpes/camada) sendo 5 camadas necessárias.
- Expansão:
- Resistência à penetração:
Como funciona o ensaio de CBR?
Ou seja, um CBR de 15% significa dizer que determinado solo tem 15% da resistência à penetração necessária para penetrar a brita padronizada, por exemplo. Por consequência, quanto maior é o CBR, maior será a resistência do solo.