ConselhosRapidos

Soluções simples para problemas complexos

Como funciona uma torre de fracionamento de petróleo?

Basicamente, essa técnica consiste em colocar o petróleo em um forno ou fornalha para ser aquecido a cerca de 400ºC. Essa fornalha é acoplada a uma torre de destilação a pressão atmosférica (ou torre de fracionamento) que possui vários pratos ou bandejas de destilação (no máximo 50 bandejas).

Quais são os derivados do petróleo cru quando ele vai para a coluna torre de fracionamento?

Tal operação é realizada em colunas de fracionamento, de dimensões variadas, que possuem vários estágios de separação, um para cada fração desejada. Os derivados deste fracionamento são, principalmente, gás, GLP, nafta, gasolina, querosene, óleo diesel e resíduo atmosférico.

Como é feito o fracionamento do petróleo?

Inicialmente, o petróleo bruto sofre dessalinização, removendo os sais minerais. Na sequencia, o petróleo passa para a etapa de fracionamento, na qual ocorre o processo de destilação para separar as frações. Essa separação envolve a vaporização de um líquido por aquecimento, seguida da condensação de seu vapor.

Como funciona uma UPGN?

A UPGN é uma instalação industrial que realiza o refino do gás natural (GN) e do gás natural liquefeito (GNL), tornando-o próprio para o consumo. Na UPGN, o gás natural passa por um processo de separação de impurezas e de outros produtos, como GLP ou os que são utilizados como matéria-prima na indústria petroquímica.

Quantas etapas funciona o fracionamento do petróleo?

As frações do petróleo são obtidas com a utilização de processos físicos e químicos interligados entre si. São eles: destilação fracionada, destilação a vácuo, craqueamento térmico ou catalítico e reforma catalítica.

Como podemos classificar os derivados do petróleo?

Nafta: matéria-prima para a indústria petroquímica e também transformado em gasolina. Gasolina: utilizada como combustível. Querosene: usado como combustível para turbinas a jato. Óleo diesel: usado especialmente em transporte rodoviário, aquaviário e também nas termoelétricas.

O que é uma UTG?

UTG-UNIDADE DE TRATAMENTO DE GÁS.

O que é C5+?

E o C5+ (condensado), é a parte líquida do gás, chamada também de gasolina natural, que pode gerar diesel e gasolina. 3. Com capacidade de processamento de 20 milhões de m3 de gás por dia, hoje a unidade atende a quase 20% de toda a demanda de gás natural do Brasil.

Quais os valores para gás natural?

Valores para Gás Natural referidos nas seguintes condições: Poder Calorífico Superior: 9.400kcal/m³, Temperatura= 293,15ºK (20°C) e Pressão= 101.325Pa (1atm), conforme Resolução ANP n°16; Para acessar a deliberação que aprova a nova tabela tarifária clique aqui.

Como calcular o consumo de gás natural?

Insira abaixo a quantidade média de m³ que você consome por mês e descubra o valor total da sua conta. A calculadora abaixo tem o intuito de simular a tarifa do consumo de gás natural de acordo com a deliberação ARSESP vigente.

Qual o peso do combustível Gn?

Combustível GN (m³) GLP (kg) BPF (kg) LENHA (kg) GN (m³) 1 0,79 0,92 3,55 GLP (kg) 1,26 1 1,17 4,50 BPF (kg) 1,08 0,85 1 3,83 LENHA (kg) 0,28 0,22 0,26 1 Tabela de equivalência de combustíveis baseado no PCI Ex: A lenha necessita de 4,5 kg para se equivaler à 1 kg de GLP Capacidade térmica de um equipamento

Qual a potência de um queimador a gás?

Normalmente, a potência térmica de um queimador a gás está expresso em KW. KW – unidade de potência usada pela norma DIN KW = 860 kcal kcal = 3,968 BTU