Índice
- 1 Para que serve o gás de xisto?
- 2 Como o gás de xisto é extraído?
- 3 Qual a vantagem para os EUA em ter aumentado sua produção de petróleo através das reservas de xisto?
- 4 Quais são as vantagens e as desvantagens do xisto como fonte de energia?
- 5 Onde é usado o gás folhelho?
- 6 Qual a matriz energética dos Estados Unidos?
Para que serve o gás de xisto?
O gás de xisto é usado para produzir gás natural que serve de combustível para indústrias e veículos. Os Estados Unidos são o país com maior experiência na exploração do gás, mas outros países, como a França, proibiram a exploração, por causa dos riscos de contaminação ambiental.
Como o gás de xisto é extraído?
Ele se encontra comprimido em pequenos espaços dentro da rocha, o que requer a criação de fraturas por meio da pressão hidráulica, num processo conhecido como fraturamento, no interior de seu reservatório na rocha, permitindo que o gás flua e seja coletado. …
Qual a relação de produção de gás natural com xisto?
Gás de xisto nos Estados Unidos Atualmente (ano de 2020), cerca de 25% (30 milhões e barris – fonte: UOL) da produção de gás natural dos EUA tem como origem o gás de xisto. Como esta produção está em significativo crescimento, acredita-se que em 2035 ele corresponderá a cerca de 46% da produção de gás natural do país.
O que é gás de folhelho?
O gás de folhelho, encontrado em áreas de permeabilidade relativa e também chamado de “gás de xisto”, é um dos três tipos de gases não-convencionais cuja ocorrência não está associada a bolsões de gás armazenados a partir das camadas de petróleo.
Qual a vantagem para os EUA em ter aumentado sua produção de petróleo através das reservas de xisto?
Muitos ambientalistas argumentam que, ao ampliar a oferta de petróleo e gás natural e reduzir seu preço ao consumidor, a exploração do petróleo de xisto betuminoso está estendendo a vida dos combustíveis fósseis, em detrimento do meio ambiente e do desenvolvimento de fontes mais limpas de energia.
Quais são as vantagens e as desvantagens do xisto como fonte de energia?
Vantagens e desvantagens do uso de combustíveis fósseis
Vantagens | Desvantagens |
---|---|
– Possui melhor custo-benefício do que as fontes de energias alternativas. | – Erros de armazenamento e extração, por exemplo, do gás natural e petróleo podem causar inúmeros e graves problemas tanto ao meio ambiente quanto à saúde. |
Em que Bacias podemos encontrar jazidas de gás de xisto no Brasil?
Uma é a chamada fratura hidráulica (fracking, em inglês) e consiste em fraturar as finas camadas de folhelho com jatos de água sob pressão.
Por que a extração do gás de folhelho pode ser um problema?
A contaminação de águas superficiais e subterrâneas está entre os principais impactos da exploração do gás de folhelho. Para sua extração, é utilizado o fraturamento hidráulico, a injeção de enormes quantidades de água sob pressão (15 milhões de litros por poço), com areia e sustâncias químicas.
Onde é usado o gás folhelho?
A produção de gás a partir do folhelho é crescente hoje também em países como Canadá, México, Argentina (5% do consumo nacional) e África do Sul. As reservas em folhelho representam 10% do total do petróleo e 32% do gás disponíveis no planeta, segundo a Agência de Estudos sobre Energia dos Estados Unidos.
Qual a matriz energética dos Estados Unidos?
O sistema energético da maior potência econômica do mundo, os Estados Unidos, é baseado em combustíveis fósseis — petróleo, em primeiro lugar, seguido de gás e carvão. Em 20 anos, a participação da energia atômica na matriz dos Estados Unidos cresceu 20,71% e a renovável, 4,3%.