Índice
Como é feita cirurgia de apneia?
A técnica cirúrgica consiste na remoção dos tecidos que estão impedindo a passagem do ar. Em geral, são retiradas as amígdalas do paciente e reposicionados os músculos da faringe para melhorar a respiração do paciente, mas também podem ser associadas a correção de desvio do septo nasal ou outras intervenções.
Qual cirurgia é feita para apneia do sono?
1) Amigdalectomia (ou adenoidectomia): essa cirurgia funciona com a retirada das amígdalas e adenoide para aumentar o tamanho e a abertura de passagem de ar para o tratamento da apneia do sono. 2) Uvulopalatofaringoplastia: é realizada para reduzir, remover ou remodelar partes do palato mole e úvula.
O que pode piorar amigdalite?
Alimentos que devem ser evitados e importância de um diagnóstico preciso. “Alimentos demasiadamente quentes ou frios, ácidos, que contenham cafeína e irritantes como temperos e condimentos, são os tipos que devem ser evitados por quem está com a garganta inflamada”, orienta o otorrinolaringologista Henrique Garchet.
Como se livrar da apneia do sono?
Dicas de prevenção da apneia do sono
- Mantenha o peso sob controle;
- Pratique exercícios físicos com regularidade;
- Evite o consumo de álcool à noite;
- Pare de fumar;
- Evite dormir de barriga para cima;
- Se estiver roncando muito, procure um especialista.
Como solicitar o exame de amigdalectomia?
E para garantir maior segurança na hora da amigdalectomia, o otorrino cirurgião solicitará alguns exames enquanto planeja a cirurgia. Exames de sangue contendo hemograma completo e coagulograma são os mais frequentemente solicitados, seja a paciente criança ou adulto.
Por que retirar as amígdalas após a cirurgia?
Uma outra consequência após retirar as amígdalas (e depois do período de cicatrização) é o aumento de apetite, nomeadamente em crianças. Nessas idades, as amígdalas prejudicam a normal alimentação devido ao seu tamanho ou infeções constantes. Após a cirurgia, a garganta acomoda melhor os alimentos e as crianças podem passar a comer mais.
Qual a principal indicação da amigdalectomia?
E somente nos casos de amigdalites de repetição comprovadamente bacterianas é que a amigdalectomia deve ser considerada pelo profissional da saúde. A principal indicação de amigdalectomia, entretanto, não são as amigdalites de repetição e sim quando a hipertrofia das amígdalas gera complicações.
Quais os cuidados pré-operatórios da amigdalectomia?
Quais os cuidados pré-operatórios da amigdalectomia? Todas as cirurgias envolvem riscos, mesmo aquelas consideradas de pequeno porte. E para garantir maior segurança na hora da amigdalectomia, o otorrino cirurgião solicitará alguns exames enquanto planeja a cirurgia.