Índice
Qual a diferença entre massa específica e gravidade específica?
É o peso total de determinada amostra de solo para o volume total dessa própria amostra. Conhecido também como peso específico natural. Sua unidade de medida é kN/m³. Em outras palavra, é a multiplicação da massa específica (densidade absoluta) pela aceleração da gravidade do local de aferição.
Qual é o significado de gravidade específica?
Densidade relativa ou gravidade específica é a razão entre a densidade (massa de uma unidade de volume) de uma substância e a densidade de um dado material de referência. A expressão “gravidade específica” geralmente significa uma densidade relativa com respeito à água.
Qual a diferença entre densidade e gravidade específica peso )?
A gravidade específica é definida como a razão entre a densidade da substância em questão e a densidade de uma substância de referência em uma condição especificada de temperatura e pressão. A gravidade específica de uma substância é a proporção de sua densidade em relação a uma substância de referência especificada.
Qual a diferença entre massa específica e densidade absoluta?
A densidade de um corpo é a razão entre sua massa e o volume ocupado por ele. Dessa maneira, para corpos sólidos e heterogêneos, considera-se todo o volume do corpo. Já densidade absoluta e massa específica são sinônimos. Ou seja, densidade absoluta é a razão entre a massa e o menor volume ocupado por uma substância.
Qual a diferença entre massa específica e volume específico?
Sua unidade no Sistema Internacional é (quilograma por metro cúbico). Se olharmos bem, a massa específica é o inverso do volume específico! Por isso, quanto maior o valor da massa específica, maior a quantidade de substância dentro de um volume. Isso é o contrário do que acontece com o volume específico.
O que é gravidade específica na urina?
A análise da gravidade específica da urina (GEU) é um teste simples que verifica a concentração de partículas na urina sendo utilizado em pesquisas como indicador do estado de hidratação dos indivíduos.
Qual a massa específica do ar?
A densidade do ar, ρ (em grego: rô), mais corretamente denominada massa específica do ar, é a massa por unidade de volume da Atmosfera da Terra. A ISA (Atmosfera Padrão Internacional), considera que ao nível do mar e a 15 °C o ar tem uma densidade de cerca de 1,225 kg/m3 (0,001225 g/cm3, 0,0023769 slugs/ft3).
Qual a diferença de densidade e peso específico?
Peso específico (d) de uma substância é a razão do peso (P) de uma porção dessa substância pelo volume (V) que ela ocupa. Densidade relativa é a razão da massa específica (densidade absoluta) de uma substância pela massa específica de outra substância tomada como referência.
O que é densidade ou massa específica e pressão?
Massa específica e densidade são a razão entre massa e o volume de um corpo. No entanto, a massa específica é sempre constante e a densidade varia conforme o corpo.
O que é a densidade absoluta?
A densidade absoluta dos gases em determinada temperatura e pressão é a relação entre a massa e o volume do gás, nas condições consideradas de temperatura e pressão.
Qual a diferença entre massa específica e densidade relativa?
Como passar de massa específica para peso específico?
Para converter m3/kg em cm3/g, multiplique por 1000; inversamente, multiplique por 0,001. O volume específico é inversamente proporcional à densidade. Se a densidade de uma substância dobra, seu volume específico, expresso nas mesmas unidades básicas, é cortado pela metade.