Índice
- 1 Quem tem perda auditiva pode ser demitido?
- 2 O que devemos fazer com um funcionário que teve diagnóstico de PAIR?
- 3 Qual o valor da indenização por perda auditiva?
- 4 Qual o nível de perda auditiva é considerada deficiência auditiva?
- 5 Qual o valor de uma indenização por perda de audição?
- 6 O que é perda auditiva induzida por ruído?
Quem tem perda auditiva pode ser demitido?
Quando a perda auditiva é causada pelas condições do ambiente de trabalho, o trabalhador tem direito a indenização. Entretanto, é necessário um laudo técnico que demonstre a perda da capacidade auditiva e comprove que ela não é de natureza congênita ou degenerativa.
O que devemos fazer com um funcionário que teve diagnóstico de PAIR?
– Sendo confirmado diagnóstico de PAIR Ocupacional, deve ser emitida a Comunicação de Acidente de Trabalho – CAT. – Sendo detectada a PAIR, o trabalhador deve ser necessariamente reavaliado pelo Programa de Conservação Auditiva. Caso este não exista, deve ser implantado.
Quando abrir CAT por perda auditiva?
“Ocorre que a comunicação deve ser feita também nos casos suspeitos, ou seja, sempre que um trabalhador exposto a ruído apresentar a chamada perda auditiva neurossensorial, ou tiver perda agravada de acordo com os critérios da NR-07, a CAT deve ser registrada e a exposição ao ruído no trabalho e fora dele, controlada”.
Quais são os sintomas da perda auditiva induzida por ruído?
Deficiência auditiva induzida por ruído é, comumente, acompanhada por tinnitus, som semelhante ao de campainha,susurro, estrondo, ou som de zumbido. De todos os sons, o de campainha é o mais conhecido.
Qual o valor da indenização por perda auditiva?
Um trabalhador que teve perda auditiva decorrente de acidente de trabalho por equiparação receberá indenização por danos morais no valor de R$ 50 mil mais salários referentes ao período de estabilidade, conforme decisão da Primeira Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (MA).
Qual o nível de perda auditiva é considerada deficiência auditiva?
4º do Decreto Federal 3.298/1999 é que é considerada pessoa portadora de deficiência auditiva, o indivíduo que possua perda auditiva bilateral, parcial ou total, de quarenta e um decibéis (dB) ou mais, aferida por audiograma, na média das freqüências de 500HZ, 1.000HZ, 2.000Hz e 3.000Hz.
O que o ruído provoca e como evitar o ruído?
ruídos — acima de 85 decibéis; vibrações — além do som, a sua vibração também contribui para a perda auditiva; substâncias químicas — solventes orgânicos (tolueno, butanol, xileno e dissulfeto), gases (nitrato de butila e monóxido de carbono), metais (arsênio, manganês e mercúrio).
O que devo levar em conta no momento de realizar uma avaliação para diagnóstico de PAIR?
Essa avaliação deve ser feita sob determinadas condições, estabeleci- das pela Portaria n.º 19, da Norma Regulamentadora n.º 7 (NR-7): Utilização de cabina acústica. Utilização de equipamento calibrado. Repouso acústico de 14 horas.
Qual o valor de uma indenização por perda de audição?
O que é perda auditiva induzida por ruído?
Perda Auditiva Induzida por Ruído (Pair) é a perda provocada pela ex- posição por tempo prolongado ao ruído. Configura-se como uma per- da auditiva do tipo neurossensorial, geralmente bilateral, irreversível e progressiva com o tempo de exposição ao ruído (CID 10 – H 83.3).
Como saber se eu tenho PAIR perda?
Quais são os principais sintomas do problema?
- zumbido;
- dificuldade para compreender o que as pessoas falam;
- dores de cabeça constantes;
- tontura;
- irritabilidade;
- queixas recorrentes sobre sons intensos;
- dificuldade para escutar.