ConselhosRapidos

Soluções simples para problemas complexos

Sou obrigada a declarar filho no Imposto de Renda?

A maioria dos pais declara seus filhos como dependentes para se beneficiar das deduções permitidas por lei, como os gastos com saúde e educação. No entanto, ao declará-los dessa forma, os pais são obrigados a incluir na declaração as eventuais rendas dos filhos.

Como declarar alimentados no Imposto de Renda?

No caso do alimentando, quem paga a pensão alimentícia pode deduzir esse valor da sua declaração. Para isso, selecione a ficha “Pagamentos efetuados”, clique em “Novo” e selecione um dos códigos (30, 31, 33 ou 34) referentes à pensão alimentícia, conforme o caso.

Como declarar alimentados no Imposto de Renda 2021?

Inclua o seu filho ou o beneficiário da pensão na ficha “Alimentandos” e informe o nome dele, CPF e data de nascimento. A inclusão do CPF é obrigatória, independentemente da idade.

Quem são os alimentados na declaração de Imposto de Renda?

O alimentando é o beneficiário da pensão alimentícia judicial ou decidida num acordo feito por escritura pública. Pode ser uma criança ou um adulto: a ex-mulher, o ex-marido, um filho, um parente qualquer.

Quem é dependente no Imposto de Renda e recebeu auxílio emergencial?

Quem foi dependente no Imposto de Renda 2020 não ganha auxílio emergencial. De acordo com o novo texto da Medida Provisória (MP), qualquer um que tenha sido incluído como na dependente na declaração entregue em 2020 não receberá o auxílio emergencial.

O que é total de dedução com dependentes 2021?

Os contribuintes do Imposto de Renda 2021 obrigados a entregar a declaração à Receita Federal têm a opção de declarar seus dependentes, com o objetivo de deduzir despesas e aumentar o valor da restituição ou reduzir o imposto devido ao fisco. O limite de dedução por dependente na declaração deste ano é de R$ 2.275,08.

Como declarar dependentes e alimentandos no Imposto de Renda?

Não, via de regra o filho ou filha devem ser declarados como Dependentes por aquele que tem a guarda judicial. O Alimentando por outro lado deve ser informado na declaração por aquele que efetua o pagamento de Pensão Alimentícia, sendo assim, não há como declarar como Dependente e Alimentando na mesma declaração.

Quem deve declarar o filho como dependente?

“Quem declarar [o filho] como dependente, poderá usar as despesas [para dedução]. Ou seja: só o declarante responsável pela guarda do filho poderá colocá-lo como dependente, de acordo com o que ficou estabelecido judicialmente. Se o filho recebe pensão, todos os rendimentos devem ser registrados na declaração.

O que significa dados do alimentando no Imposto de Renda?

Alimentando: É um beneficiário de uma pensão alimentícia definida por acordo judicial, podendo ser um adulto ou uma criança ( ex- mulher, ex-marido, filho ou filha). Qualquer pessoa que recebe essa pensão pode ser definida como alimentando.

O que significa alimentando não relacionado a despesa dedutível?

“O alimentando é alguém que o contribuinte não tem a guarda, mas paga pensão alimentícia. Já o dependente é alguém que é diretamente ligado ao pai e a mãe pela guarda judicial”, explicou. “Quem paga pensão alimentícia já tem a dedução por este pagamento e não pode declarar o beneficiário como dependente”, explicou.

Qual a diferença entre alimentando é dependente no Imposto de Renda?

O dependente pode ser um companheiro (a), filho, pai, mãe, irmãos, avós e bisavós. Veja mais detalhes ao fim da reportagem. O alimentando é o beneficiário de pagamento de pensão alimentícia com base em uma decisão judicial. Nesse caso, costuma ser ex-mulher, um ex-marido, um filho, um pai, um parente qualquer.

Sou dependente no Imposto de Renda preciso devolver o auxílio emergencial?

Está obrigada a efetuar a devolução do auxílio emergencial, a pessoa física cuja Declaração de Imposto de Renda apresentar rendimentos tributáveis, incluindo os recebidos por dependentes, superiores à R$ 22.847,76.