Índice
Quem pode aceitar a letra de câmbio?
O aceitante é o devedor principal da letra de câmbio. Vencimento antecipado da letra – a recusa do aceite é comportamento lícito – neste caso, poderá o credor ou o tomador cobrar o título de imediato, pois o vencimento, obrigatoriamente fixado pela cambial, é antecipado com a recusa do aceite.
Para que serve a letra de câmbio?
Basicamente, a letra de câmbio é indicada para qualquer investidor de renda fixa que busca diversificar sua carteira de forma conservadora e rentável. São alternativas diretas aos CDBs, LCIs e LCAs e ao próprio Tesouro Direto.
O que significa saque da letra de câmbio?
A emissão da letra de câmbio é denominada saque; por meio dele, o sacador (quem emite o título), expede uma ordem de pagamento ao sacado (pessoa que deverá paga-la), que fica obrigado, havendo aceite, a pagar ao tomador (um credor específico), o valor determinado no título.
Quais os vencimentos em uma letra de câmbio?
A Lei Uniforme estabelece quatro modalidades de vencimento da letra de câmbio: à vista; -a certo termo de vista; -a certo termo da data; -a dia certo. apresentação para efetuar seu pagamento.
Quem pode ser Endossatário?
Para ser endossante é necessário que a pessoa possa dispor legitimamente do título de crédito e tenha capacidade jurídica para assumir obrigações cambiárias. Tendo o título circulado, o endossante deve ser o seu portador legítimo.
Como analisar uma letra de câmbio?
As Letras de Câmbio são classificadas em três modalidades diferentes, definidas de acordo com a sua rentabilidade:
- Prefixada: possui rentabilidade fixa, definida no momento da aplicação.
- Pós-Fixada: possui rentabilidade variável, atrelada a uma porcentagem do CDI.
Quais são os requisitos essenciais quanto à composição da letra de câmbio?
Requisitos Essenciais da Letra de Câmbio
- A palavra Letra de Câmbio;
- A quantia que deve ser paga;
- O nome do sacado (quem deve pagar);
- O nome do credor;
- A data quando a Letra foi sacada;
- A assinatura do Sacador.