Índice
Qual o sujeito de Vendem-se casas?
A construção “vende-se casas” deve ser entendida como “alguém vende casas”. O verbo fica no singular porque há um sujeito indefinido. A palavra se atua como pronome indefinido, indeterminador do sujeito. Assim, é uma oração na voz ativa, com um sujeito indefinido que pratica a ação verbal.
Qual é o certo Vende-se casas ou Vendem-se casas?
É por isso que a resposta correta à pergunta do título é “vendem-se casas”. Como não há preposição depois do se e a palavra seguinte está no plural, o verbo também deve ficar no plural.
Qual o sujeito da frase Vende-se livros?
O sujeito está indeterminado pela partícula indeterminante do sujeito – se. Vejamos agora as frases do grupo 2. = Aqui são comprados livros usados, em que o sujeito é livros usados.
Qual é o correto Vende-se ou vendo?
As duas formas estão corretas e podem ser usadas para indicar que algo está à venda. A diferença está no sujeito. Em vendo, o sujeito está determinado: eu vendo. Em vende-se, o sujeito está indeterminado: alguém vende.
Qual o sujeito da frase Vende-se boas casas neste bairro?
c) Sujeito indeterminado.
O que é o sujeito da oração?
O sujeito é o termo da oração que realiza ou sofre alguma ação. Todos os elementos da frase se referem ao sujeito, sendo ele um dos elementos principais de uma frase. Tem também a função de determinar o verbo. Os sujeitos podem ser classificados em determinado (simples, composto e oculto) inexistente ou indeterminado.
Como se chama a palavra se?
A partícula “se” assume várias funções na Língua Portuguesa: 1- Conjunção: a) Conjunção subordinativa integrante: a conjunção introduz orações subordinadas substantivas. b) Partícula apassivadora: quando se liga a verbos transitivos diretos com a intenção de apassivá-los.
Qual é o sujeito da frase Precisa-se de empregados?
Então, o sujeito da oração está indeterminado, logo, quando ocorre esse tipo de indeterminação, o verbo deve permanecer no singular, independentemente se o objeto estiver no plural. Portanto, a construção “precisa-se de empregados” está correta!
Qual o sujeito da frase Queixou-se da prova?
Comentário: Em a temos “os tomates” como sujeito; em b temos o sujeito desinencial (Ele) queixou-se da prova; em c temos uma oração na ordem inversa “O aluno havia saído”, logo, o sujeito é “aluno”; ocorre o mesmo da opção anterior em d “Esta possibilidade não existe”, o sujeito é “Esta possibilidade”.
Por que as casas são vendidas?
Casas são vendidas. Nesse caso, “se” funciona como pronome apassivador. A frase está na voz passiva sintética, que só costuma aparecer junto a verbos que admitem objetos diretos na voz ativa. Repare que o verbo estabelece concordância com o sujeito:
Como vende-se ou vendem-se?
Tire suas dúvidas de português aqui! “Vende-se” ou “vendem-se”? É uma cena bastante comum de se ver. Um proprietário que deseja negociar seus imóveis e, a fim de chamar a atenção de possíveis interessados, elabora placas para dar destaque às ofertas. Mas, e agora? Vende-se ou vendem-se? Qual o correto?
Será que vende-se ou vendem-se?
Vende-se ou vendem-se? Qual o correto? Nesse tipo de frase, ocorre um fato linguístico interessante: temos um verbo na voz passiva (vendem-se) e um sujeito simples e determinado (casas). Observe que, sem prejuízo algum, poderíamos dizer: Casas são vendidas. Nesse caso, “se” funciona como pronome apassivador.