Índice
- 1 Qual é o agente causador da poliomielite?
- 2 Como surgiu o vírus da poliomielite?
- 3 Quais são as complicações da poliomielite?
- 4 Qual o nome da bactéria que causa a hanseníase?
- 5 Por que esse vírus causa paralisia?
- 6 Que danos à paralisia infantil traz para o sistema nervoso?
- 7 Qual a origem da poliomielite?
- 8 Como é feito o diagnóstico da poliomielite?
- 9 Qual o nome científico do vírus da poliomielite?
- 10 Como o vírus da poliomielite age no organismo?
- 11 Como a poliomielite chegou ao Brasil?
- 12 Quando surgiu a vacina de poliomielite?
- 13 Qual a causa da poliomielite?
- 14 Como Prevenir a poliomielite?
Qual é o agente causador da poliomielite?
A Poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus, que pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas doentes e provocar ou não paralisia.
Como surgiu o vírus da poliomielite?
A poliomielite é uma doença infecto-contagiosa viral aguda descrita desde a Antiguidade, porém reconhecida como problema de saúde pública, somente no final do século XIX, quando epidemias começaram a ser registradas em vários países do mundo. Sua etiologia infecciosa foi descoberta somente em 1908.
Porque o vírus da poliomielite pode causar paralisia?
Quando a pessoa contrai o vírus, ele passa pela boca, espalhando-se pela garganta e intestino, local onde fica hospedado. Ao atingir a corrente sanguínea, o vírus pode chegar ao cérebro e, se isso acontecer, a infecção atingirá o sistema nervoso central, levando a paralisia dos membros inferiores.
Qual o período de transmissão da poliomielite?
Embora ocorra com maior frequência em crianças menores de quatro anos, também pode ocorrer em adultos. O período de incubação da doença varia de dois a trinta dias sendo, em geral, de sete a doze dias.
Quais são as complicações da poliomielite?
Assim, as principais sequelas da poliomielite são: Problemas e dores nas articulações. Pé torto, conhecido como pé equino, em que a pessoa não consegue andar porque o calcanhar não encosta no chão. Crescimento diferente das pernas, o que faz com que a pessoa manque e incline-se para um lado, causando escoliose.
Qual o nome da bactéria que causa a hanseníase?
A hanseníase é uma doença infecciosa, contagiosa, de evolução crônica, causada pela bactéria Mycobacterium leprae.
Quando começou a vacina da poliomielite?
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite foi criada em 1980, com o objetivo de imunizar toda a população infantil brasileira, e tem dado certo: o Brasil não registra casos da doença há 22 anos.
Quando surgiu a poliomielite no Brasil?
No Brasil, embora existam referências a casos esporádicos de poliomielite nas últimas décadas do século XIX, a primeira descrição de um surto foi feita pelo pediatra carioca Fernandes Figueira, em 1911. Pouco depois, em 1917, Francisco de Salles Gomes Júnior descreveu outro surto em Vila Americana, estado de São Paulo.
Por que esse vírus causa paralisia?
Que danos à paralisia infantil traz para o sistema nervoso?
Os sintomas mais frequentes são febre, mal-estar, dor de cabeça, de garganta e no corpo, vômitos, diarreia, constipação (prisão de ventre), espasmos, rigidez na nuca e até mesmo meningite. Nas formas mais graves instala-se a flacidez muscular, que afeta, em regra, um dos membros inferiores.
Onde ataca a poliomielite?
A poliomielite também chamada de paralisia infantil, pólio ou ainda doença de Heine-Medin é uma infecção viral aguda causada por um dos três poliovírus existentes. É uma doença contagiosa, que ataca o sistema neurológico afetando o corpo inteiro podendo causar paralisia dos movimentos musculares.
O que pode causar paralisia infantil?
Qual a origem da poliomielite?
1 Poliomielite: Doença viral que afeta as raízes anteriores dos nervos motores, produzindo paralisia especialmente em crianças pequenas e adolescentes. Sua incidência tem diminuído muito graças ao descobrimento de uma vacina altamente eficaz (Sabin), e de seu uso difundido no mundo inteiro. 2 Medula: Tecido mole que preenche as cavidades dos ossos.
Como é feito o diagnóstico da poliomielite?
Como é feito o diagnóstico da poliomielite? O diagnóstico da poliomielite deve ser suspeitado sempre que houver paralisia flácida de surgimento agudo com diminuição ou abolição de reflexos tendinosos em menores de 15 anos. Os exames de liquor (cultura) e a eletromiografia são recursos diagnósticos importantes.
Quem usa o termo poliomielite para identificar a doença do poliovírus?
O termo “poliomielite” é usado para identificar a doença causada por qualquer um dos três sorotipos do poliovírus.
Quando começou a epidemia de poliomielite?
Por volta de 1910, grande parte do mundo experimentou um aumento dramático dos casos de poliomielite e as epidemias tornaram-se eventos comuns, principalmente nas cidades durante os meses de verão. Essas epidemias — que deixaram milhares de crianças e adultos paralíticos — incentivaram a “Grande Corrida” em busca do desenvolvimento de uma vacina.
Qual o nome científico do vírus da poliomielite?
O poliovírus pertence ao género enterovírus, da família Picornaviridae. É o agente que causa a poliomielite nos humanos….Poliovírus.
Grupo: | Grupo IV ((+)ssRNA) |
---|---|
Ordem: | Picornavirales |
Família: | Picornaviridae |
Género: | Enterovirus |
Espécie: | Enterovirus C |
Como o vírus da poliomielite age no organismo?
A multiplicação inicial do poliovírus ocorre nos locais por onde penetra no organismo (garganta e intestinos). Em seguida dissemina-se pela corrente sangüínea e, então, infecta o sistema nervoso, onde a sua multiplicação pode ocasionar a destruição de células (neurônios motores), o que resulta em paralisia flácida.
Onde surgiu a doença poliomielite?
A primeira grande epidemia de poliomielite nos Estados Unidos ocorreu no estado de Vermont no verão de 1894 e no curso já do século 20 milhares de pessoas eram afetadas a cada ano.
Qual área da medula espinhal o vírus da poliomielite destrói?
Compreendendo cerca de 2% dos casos de pólio paralítica, a pólio bulbar ocorre quando o poliovírus invade e destrói as células nervosas no interior da região bulbar do tronco encefálico. A região bulbar corresponde a uma via de substância branca que conecta o córtex cerebral ao tronco encefálico.
Como a poliomielite chegou ao Brasil?
Quando surgiu a vacina de poliomielite?
Os americanos foram saudados com uma boa notícia em abril de 1955: as autoridades de saúde anunciaram que a primeira vacina contra a poliomielite (também conhecida como pólio ou paralisia infantil) estava pronta para ser utilizada.
Qual a estrutura do vírus da poliomielite?
Morfologia e Estrutura. Os poliovírus são agentes de pequenas dimensões, com cerca de 20-30 nm. Apresentam uma simetria icosaédrica com 60 subunidades e 12 vértices pentaméricos (fig. 1), compostos, cada um deles, por 5 unidades de proteínas protoméricas.
Qual o tamanho do vírus da poliomielite?
Barra de escala, 50 nm. O poliovírus pertence ao género enterovírus, da família Picornaviridae. É o agente que causa a poliomielite nos humanos. É dos vírus mais simples, com apenas um RNA de cadeia simples em sentido positivo, sem envelope, com uma cápside de proteína icosaédrica de 30nm.
Qual a causa da poliomielite?
A poliomielite é uma doença causada pela infecção do poliovírus, que se espalha por contato direto pessoa a pessoa e também por contato com muco, catarro ou fezes infectadas. O vírus entra por meio da boca e do nariz e se multiplica na garganta e no trato intestinal. Dali, alcança a corrente sanguínea e pode atingir o cérebro.
Como Prevenir a poliomielite?
A poliomielite é uma doença que não tem tratamento específico. As medidas de tratamento têm como objetivo apenas evitar complicações e reduzir a mortalidade. A principal forma de prevenção é a vacinação, que está presente no Calendário Nacional de Vacinação e é disponibilizada gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Por que a poliomielite é contagiosa?
Atinge adultos? A Poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus, que pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas doentes e provocar ou não paralisia.
Como fazer o diagnóstico da poliomielite?
O diagnóstico da poliomielite é realizado por meio de avaliação clínica e de exames laboratoriais que realizam o isolamento do vírus em amostras de fezes. Além disso, podem ser realizados exames do liquor, sorológico e a eletroneuromiografia. Prevenção e tratamento da poliomielite
https://www.youtube.com/watch?v=j7bRDg-1F1g