Índice
- 1 Qual a diferença entre o normal e o patológico?
- 2 Qual a visão de Canguilhem 1943 sobre os conceitos de normal e patológico?
- 3 O que caracteriza a normalidade e a saúde mental?
- 4 O que pode ser considerado normal e ou patológico na adolescência?
- 5 O que é considerado normal e patológico para Durkheim?
- 6 O que é o estado patológico?
- 7 O que é um estado patológico?
- 8 Como são vistos os conceitos de saúde e normalidade na psicologia?
Qual a diferença entre o normal e o patológico?
Esta é uma questão com várias respostas. O limite entre o normal e o patológico é impreciso. O normal não é rígido, ele se adapta e se transforma de acordo com as condições individuais. Dois corpos podem estar submetidos as mesmas influências e reagirem a estas de maneira distinta.
Qual a visão de Canguilhem 1943 sobre os conceitos de normal e patológico?
De acordo com a cuidadosa argumentação de Canguilhem (1943), não seria a ausência de normalidade que constituiria o anormal, ou seja, o patológico também seria normal, pois a experiência do ser vivo incluiria a doença. O patológico implicaria uma certa forma de viver, pois não haveria vida sem normas de vida.
O que quer dizer a palavra patológico?
Significado de Patológico adjetivo Que faz referência a patologia. Que está relacionado com quaisquer doenças; doentio ou mórbido: medo patológico de aranhas. Etimologia (origem da palavra patológico). Do grego pathologikós.
O que caracteriza a normalidade e a saúde mental?
A organização Mundial de Saúde (OMS) define a normalidade como um estado de “completo bem-estar físico, mental e social”. Esta definição traz o peso e a importância da instituição que a apresenta. É positivo o fato de superar certa visão simplista de saúde mental como a mera ausência de doença.
O que pode ser considerado normal e ou patológico na adolescência?
Considera-se assim que os distúrbios do equilíbrio mental próprios da adolescência não configuram exatamente uma patologia, mas representam a própria condição de normalidade, uma vez que a sustentação do processo de adolescência é em si anormal.
O quê Durkheim define como normal e patológico?
Para Durkheim, um fato social se torna patológico quando atinge grandes dimensões e ameaçam a sociedade. O crime (que pode ser definido como a transgressão da lei), por exemplo, é considerado um fato social normal já que é um fenômeno social observado em praticamente todas as sociedades.
O que é considerado normal e patológico para Durkheim?
O que é o estado patológico?
O estado patológico expressa a redução das normas de vida toleradas pelo ser vivo, a precariedade do normal estabelecido pela doença.
O que é uma visão patológica?
A miopia patológica está associada a diversas alterações degenerativas na parte posterior do olho que podem prejudicar ainda mais a visão. Entre as alterações estão a neovascularização coroide (crescimento anormal de vasos sanguíneos), o descolamento da retina, a catarata e o glaucoma.
O que é um estado patológico?
Como são vistos os conceitos de saúde e normalidade na psicologia?
Vale citar os critérios mais conhecidos em psicopatologia: Normalidade como Ausência de doença: nesse prisma, a saúde é vista como “ausência de sintomas, sinais ou doenças”. Assim, o indivíduo normal é aquele não portador de transtorno mental definido.
O que é a normalidade?
A normalidade é um estado padrão, normal; é aquilo considerado correto, justo sob algum ponto-de-vista (WIKIPEDIA, 2010a). Sob determinada égide social, cultural é normal tudo que esteja conforme uma regra, mesmo que seu valor seja apenas presumido.